You are currently viewing Geografia – Brasil em partes

Geografia – Brasil em partes

Olá! Hoje você vai entender como que se divide nosso país para melhor compreendê-lo. Já que está se falando de partes, #partiuestudarcomigo?
O Brasil é um país gigante e para melhor compreendê-lo precisamos agrupar os seus lugares, ou seja, dividir todo o território em regiões e estudar cada uma delas, as suas características, compará-las ou mesmo identificar fenômenos. Siga, na ordem, a descrição abaixo e entenderá o que são as regiões e como podemos classificá-las.

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo abaixo: Essa é uma explicação geral sobre regionalização do Brasil.

Vídeo: Regionalização do Brasil – Brasil Escola, Canal: Brasil Escola, disponível no Youtube

ATIVIDADE 2

Leia, com atenção, o texto que está no link seguir, clicando aqui. (Texto:  Regiões Brasileiras, disponível no site Toda Matéria.)

ATIVIDADE 3

Elabore no seu caderno de geografia um mapa do Brasil identificando as cinco regiões administrativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) * lembrando, são as regiões: norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul. Consulte as imagens que estão no texto da atividade 2.

ATIVIDADE 4

Escolha 1(um) estado de cada uma das cinco regiões brasileiras do IBGE e pesquise as características naturais, sociais e econômicas principais. Para essa pesquisa basta você voltar na atividade 2, clicar no link do texto novamente e depois clicar em uma das regiões e depois no estado que você deseja pesquisar. Fez sobre um estado escolhido daquela região, clique em voltar, para clicar na próxima região. Ao final serão 5(cinco) estados pesquisados.

Saiba Mais / Referências:

Assista ao vídeo: Turma da Mônica em “O povo brasileiro”:

Curiosidades das regiões brasileiras – Texto no site “Brasil Escola” – clique aqui

– Assista ao vídeo: o prato típico de cada estado brasileiro

Objeto de ConhecimentoDivisão regional do Brasil Regionalização do Brasil Divisão regional IBGE Regiões geoeconômicas do Brasil Divisão regional do estado de Goiás
Habilidades(GOEF07GE13) Compreender a importância e os diferentes critérios de regionalizar o Brasil e o estado de Goiás, considerando os aspectos políticos, sociais, culturais e físico-naturais. (GOEF07GE14) Comparar e analisar as diferentes propostas de divisão regional do Brasil, elaboradas tanto por órgãos do poder público federal quanto por pesquisadores/estudiosos da ciência geográfica.
Professora:Jocelane Batista Rabelo
Instituição Educacional:Escola Municipal Madre Francisca
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ética e Cidadania