You are currently viewing Educação Física – Boliche divertido

Educação Física – Boliche divertido

Olá Pessoal!! Espero que estejam todos bem! Hoje vamos aprender um pouquinho sobre o jogo de BOLICHE! Vocês conhecem essa brincadeira? Sabem jogar?  O jogo de boliche é um grande exercício e exige muitas habilidades tanto de pensamento quanto corporais de qualquer indivíduo que esteja disposto a jogar. Além disso, é um divertimento, cuja atividade envolve atenção, equilíbrio, conceitos. Nesta atividade construiremos o nosso boliche utilizando recursos materiais que a maioria pode ter em casa. 

Vamos aprender como faz?


ATIVIDADE 1

BOLICHE COM GARRAFAS PET

→ Vamos construir nosso jogo!? Chame um adulto para te auxiliar e brincar com você!

 – Você vai precisar de: 5 garrafas pet e 01 bola (pode ser de meia).

→ Acesse o vídeo de como fazer as garrafas para o boliche:

“Como fazer jogo de boliche com garrafa PET” Canal: GRAZIELLY QUEIROZ – https://www.youtube.com/watch?v=y-UzGDBFQo4

 – Regras Básicas: o objetivo do boliche é arremessar uma bola pesada, a fim de derrubar dez peças de madeira (aqui serão as garrafas pet), chamadas de pinos. quanto mais pinos forem derrubados, mais pontos o jogador acumula, ganha quem tiver acumulado o maior número de pontos em uma partida. 

→ Acesse o vídeo para compreender as regras do Boliche:

“Boliche com garrafas pet” Canal: Rodrigo teixeira da fonseca – https://www.youtube.com/watch?v=vJMJNQtmOwA

Variação da Atividade: pode-se usar latas empilhadas e tentar derrubá-las com uma bola. (pode ser uma bola de material reciclável). 

→ Se você quiser também pode tirar fotos ou gravar vídeos com a ajuda e autorização do papai ou mamãe e enviar no grupo de whatsapp da escola.

ATIVIDADE 2 –

Agora que você já brincou bastante, faça um registro em seu caderno de Educação Física descrevendo se conseguiu realizar a brincadeira, como se sentiu, quem te ajudou, se foi difícil, etc.

ATIVIDADE 3 –

Vamos deixar o jogo de Boliche mais difícil? 

1 – Colocar obstáculos antes de arremessar a bola nas garrafas → coloque cadeiras ou outros objetos durante o trajeto e contorne-os antes de arremessar a bola nas garrafas.

2 – Boliche Matemático = quando as garrafas caírem no chão, você deverá somar os números de cada uma ou multiplicar os números das garrafas. 

– Quer deixar ainda mais difícil? Utilize as operações de subtração e divisão quando derrubar as garrafas.

– Registre as contas em seu caderno de Matemática.

→ Acesse o vídeo: https://youtu.be/2LojWfScclU 

ATIVIDADE 4 –

Vamos organizar um torneio de Boliche? Chame sua família para brincar! Lembre-se de combinar com os demais participantes quais serão as regras do Boliche Matemático – Adição ou Multiplicação.

1-Copie em seu caderno de Matemática esta tabela abaixo e depois preencha, conforme os resultados do jogo de boliche:

Agora responda:

a) Qual o jogador  fez mais pontos  e ficou em primeiro lugar? ________________

b) Quantos pontos o jogador vencedor fez a mais do que ficou em 2º lugar? __________

c) Quantos pontos o jogador que ficou em terceiro lugar fez a menos do que ficou em 2º lugar? _______________


Saiba Mais | Referências:

“Aula 01 Projeto de Esportes EAD – “Boliche com materiais alternativos” (Prof.° Pedro)” Canal: Pedro Citadin – https://www.youtube.com/watch?v=sjePrMzJIoQ

Objeto de ConhecimentoEducação Física: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.Matemática: Números
HabilidadesEducação Física: (EF35EF04-A) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para os jogos e brincadeiras, comparando estas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados. (EF35EF04) Recriar individual e coletivamente e experimentar na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos e disponíveis. Matemática:(EF05MA07-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. 

Proponentes/ Professores:Ludmila Siqueira Mota Viana 
Instituição Educacional:E.M. Geralda de Aquino
CRE:Brasil de Ramos

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Agrupamento D – 4° ano – Corpo, Expressão e Movimento