Olá Pessoal!! Espero que estejam todos bem! Hoje vamos aprender um pouquinho sobre o jogo de BOLICHE! Vocês conhecem essa brincadeira? Sabem jogar? O jogo de boliche é um grande exercício e exige muitas habilidades tanto de pensamento quanto corporais de qualquer indivíduo que esteja disposto a jogar. Além disso, é um divertimento, cuja atividade envolve atenção, equilíbrio, conceitos. Nesta atividade construiremos o nosso boliche utilizando recursos materiais que a maioria pode ter em casa.
Vamos aprender como faz?
ATIVIDADE 1 –
BOLICHE COM GARRAFAS PET
→ Vamos construir nosso jogo!? Chame um adulto para te auxiliar e brincar com você!
– Você vai precisar de: 5 garrafas pet e 01 bola (pode ser de meia).
→ Acesse o vídeo de como fazer as garrafas para o boliche:
– Regras Básicas: o objetivo do boliche é arremessar uma bola pesada, a fim de derrubar dez peças de madeira (aqui serão as garrafas pet), chamadas de pinos. quanto mais pinos forem derrubados, mais pontos o jogador acumula, ganha quem tiver acumulado o maior número de pontos em uma partida.
→ Acesse o vídeo para compreender as regras do Boliche:
Variação da Atividade: pode-se usar latas empilhadas e tentar derrubá-las com uma bola. (pode ser uma bola de material reciclável).
→ Se você quiser também pode tirar fotos ou gravar vídeos com a ajuda e autorização do papai ou mamãe e enviar no grupo de whatsapp da escola.
ATIVIDADE 2 –
Agora que você já brincou bastante, faça um registro em seu caderno de Educação Física descrevendo se conseguiu realizar a brincadeira, como se sentiu, quem te ajudou, se foi difícil, etc.
ATIVIDADE 3 –
Vamos deixar o jogo de Boliche mais difícil?
1 – Colocar obstáculos antes de arremessar a bola nas garrafas → coloque cadeiras ou outros objetos durante o trajeto e contorne-os antes de arremessar a bola nas garrafas.
2 – Boliche Matemático = quando as garrafas caírem no chão, você deverá somar os números de cada uma ou multiplicar os números das garrafas.
– Quer deixar ainda mais difícil? Utilize as operações de subtração e divisão quando derrubar as garrafas.
– Registre as contas em seu caderno de Matemática.
→ Acesse o vídeo: https://youtu.be/2LojWfScclU
ATIVIDADE 4 –
Vamos organizar um torneio de Boliche? Chame sua família para brincar! Lembre-se de combinar com os demais participantes quais serão as regras do Boliche Matemático – Adição ou Multiplicação.
1-Copie em seu caderno de Matemática esta tabela abaixo e depois preencha, conforme os resultados do jogo de boliche:
Agora responda:
a) Qual o jogador fez mais pontos e ficou em primeiro lugar? ________________
b) Quantos pontos o jogador vencedor fez a mais do que ficou em 2º lugar? __________
c) Quantos pontos o jogador que ficou em terceiro lugar fez a menos do que ficou em 2º lugar? _______________
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Educação Física: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.Matemática: Números |
Habilidades | Educação Física: (EF35EF04-A) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para os jogos e brincadeiras, comparando estas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados. (EF35EF04) Recriar individual e coletivamente e experimentar na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos e disponíveis. Matemática:(EF05MA07-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. |
Proponentes/ Professores: | Ludmila Siqueira Mota Viana |
Instituição Educacional: | E.M. Geralda de Aquino |
CRE: | Brasil de Ramos |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Agrupamento D – 4° ano – Corpo, Expressão e Movimento