You are currently viewing Biodiversidade

Biodiversidade

Hoje, nós iremos aprender sobre a importância da preservação da biodiversidade para a manutenção da diversidade de espécies.


ATIVIDADE 1

Vamos ler o texto o fragmento do texto sobre a definição de biodiversidade.

[…] O que é biodiversidade?

Como o próprio nome indica, biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos existentes, como também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.

De acordo com o Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica, a biodiversidade pode ser definida como:“a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.” Disponível em: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “O que é biodiversidade?”; Brasil Escola.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-biodiversidade.htm.

ATIVIDADE 2

Após a leitura da reflexão apresentada acima, assista ao vídeo do site do Brasil Escola do professor Fred de Biologia. O vídeo apresenta uma reflexão sobre o conceito de biodiversidade e as consequências das alterações realizadas pelos seres humanos nos ecossistemas.

Biodiversidade – Brasil Escola – Canal Brasil Escola – YouTube

Assista também o vídeo Zoo Escola:

Zoo Escola – Biodiversidade – Canal Zoológico de São Paulo – YouTube

Este vídeo mostra a importância da biodiversidade e destaca o Brasil, como país que mais possuem diversidade de espécies.

Agora vamos sintetizar nossos conhecimentos adquiridos.

a) Porque o termo biodiversidade não se refere somente a diversidade de espécies de uma área?

b) Cite o papel do ser humano na redução da biodiversidade.

Saiba Mais | Referências:

Por que a Biodiversidade é importante para nós?

Assista o vídeo:

Porque a Biodiversidade é importante para nós? – Canal Bioconservation – YouTube

Clima e biodiversidade

Como as mudanças climáticas interferem no ambiente natural, nas relações humanas, nas dinâmicas das cidades, no nível dos oceanos ou nos modelos de produção de alimentos e de energia? A série CLIMA aborda as pesquisas de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas que investigam estratégias para lidar com a as profundas transformações provocadas pelo clima na vida dos brasileiros.

Assista o vídeo:

O Clima e a Biodiversidade – Canal Agência Sapiens – YouTube
Objeto de ConhecimentoBiodiversidade e ciclo hidrológico
Habilidades(EF06GE11-A) Analisar as diversas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local, nacional e mundial, com ênfase nas relações capitalistas.
Proponentes/ Professores:
Carla Rodrigues da Silva e Wellington Pires Calaça
Instituição Educacional:Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral
CRE:Jarbas Jaime

Ciclo da Adolescência – Turma H (6º ano) – Ed. Ambiental e Saúde