You are currently viewing Geografia – Biodiversidade e Queimadas no Brasil

Geografia – Biodiversidade e Queimadas no Brasil

Você já ouviu falar em biodiversidade? Sabe o que é?

Vou explicar: BIODIVERSIDADE é a quantidade de animais e vegetais que existente no planeta e que organiza a biosfera, que é conjunto de todas as partes do planeta Terra onde existe vida.
E infelizmente, temos vários problemas ambientais que colocam em risco essa biodiversidade, e um deles é a QUEIMADA!
O meio ambiente é constituído pelos seres vivos e por tudo mais que interage com eles: o sol, o solo, o ar, a água e, inclusive, o ser humano. E as queimadas podem destruir boa parte do meio ambiente. E a capacidade de recuperação aos incêndios florestais depende da intensidade e da duração do fogo. Alguns jamais voltarão ao auge anterior.

Imagem de leonardobcorrea por Pixabay

Você sabe quais as principais causas das queimadas, ou incêndios florestais?
Aqui no Brasil grande parte das queimadas é causada pela ação do Homem, por motivos muito variados, tais como:
– Limpeza e renovação de pastagens,
– Queima de restos culturais para preparação de plantios,
– Eliminação de material lenhoso resultante de desmatamentos,
– Protestos sociais,
– Vandalismo,
– Balões de São João,
– E outros.

INCÊNDIO FLORESTAL é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem que algumas vezes é intencional ou por descuido, como por causa natural, causado por raios, por exemplo.
Diga não às queimadas! Assista aos vídeos a seguir:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZT3Xw8KDX5o&feature=youtu.be
“Diga não às queimadas” – Canal: PACQTO
Realização: SECOM – Governo do Tocantins

Link: https://www.youtube.com/watch?v=HJz1GwYGo3Q
“Como salvar minha cidade das queimadas” – Canal: PACQTO –
Realização: SECOM – Governo do Tocantins

ATIVIDADE 1 –
Agora que você assistiu aos vídeos, escreva em seu caderno as principais causas das queimadas e o que você acredita que o ser humano pode fazer para evitar incêndios florestais.

Por hoje é só, não deixe de olhar as outras atividades que estamos fazendo com muito carinho!

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância

ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
  GeografiaConservação e degradação da natureza: Preservação e conservação ambientalReconhecer a ação humana no processo de conservação ou de degradação dessas paisagens, aumentando a sua consciência ambiental e a noção de interdependência entre os elementos naturais e a vida humana.
GeografiaEducação AmbientalConhecer noções básicas de educação ambiental.
Componentes / Objetos de Conhecimento / Habilidades – DC GO