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Ciências da Natureza – Biodiversidade brasileira

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 13/10, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Na proposta dessa atividade você estudará um pouco mais sobre a biodiversidade do Brasil. Analisaremos algumas características dos domínios morfoclimáticos.

Natureza. Fonte: Pixabay

A Biodiversidade 

De acordo com a Professora Vanessa Santos do Site Brasil Escola, o termo biodiversidade foi utilizado pela primeira vez na década de 1980 como sinônimo da expressão “diversidade biológica“. Falar em biodiversidade é falar da riqueza de espécies de uma determinada região. Todas as áreas do planeta apresentam biodiversidade. Cada espécie tem seu papel na natureza e é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.
De acordo com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Ainda de acordo com o ICMBio, são mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência, e essa variedade de seres vivos e ecossistemas deve-se a fatores como clima e extensão territorial do nosso país. No Brasil, as regiões da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica destacam-se nesse sentido.


“Ecossistemas Brasileiros: Mata atlântica, Amazônia e Mata dos Cocais – Ciências – 7º ano – E.F.” no Canal Futura, no site YouTube.

Atividade

Questão 1
Explique as características da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica. 

Questão 2
A partir do que você aprendeu hoje e do seu conhecimento, explique qual a importância de preservar a biodiversidade brasileira:


Domínios Morfoclimáticos 

De acordo com o Professor Regis Rodrigues do site Brasil Escola, os Domínios Morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer essa classificação:

Clique aqui e leia o texto sobre os Domínios Morfoclimáticos.

Assista a videoaula sobre os Domínios Morfoclimáticos com os Professores Rocha e Lobão do Canal Mais Geo:

“Mais Geo: Domínios Morfoclimáticos” – Canal Mais Geo

Atividade

Questão 3
Aponte as características do Domínio Morfoclimático predominante na região Centro-Oeste.

Questão 4
O que são “faixas de transição” entre os Domínios Morfoclimáticos?


Em breve: Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Biodiversidade brasileira – Bloco 2


Referências:SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Biodiversidade”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biodiversidade.htm. Acesso em 08 de outubro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
ALMEIDA, Regis Rodrigues de. “Domínios Morfoclimáticos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/dominios-morfoclimaticos.htm. Acesso em 08 de outubro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Habilidades(EF07GE11-A) Relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
Objetos do ConhecimentoBiodiversidade brasileira
Componente Curricular:Ciências 
Proponentes:Fundação Lemann