You are currently viewing Ciências da Natureza – Aventura no espaço

Ciências da Natureza – Aventura no espaço

Olá! Convido você a embarcar em uma aventura pelo espaço para aprender sobre o Universo, a Terra e seus movimentos, os períodos (dia e noite), os planetas do sistema solar e as constelações.


Atividade 1

Vamos ler com atenção o texto “Bola Bailarina” de Thelma Chan:

A Terra é uma bola grande, muito grande

Onde as mais incríveis histórias acontecem…

Terra redonda, Terra bailarina

Que gira em torno do sol e de si mesma

E enquanto ela gira

É noite

É dia

É noite

É dia

É noite

É dia

Bola bailarina

Terra azul! 

Disponível em: https://images.app.goo.gl/n7pSCKss25wxD4TV7

Reflita e registre no caderno as questões abaixo:

– Na poesia a autora Thelma Chan faz referência a uma bola bailarina, a quem ela está se referindo? 

– Qual é a forma da Terra?

– Quais os movimentos que a Terra realiza?

– Quando a terra gira o que acontece? 

  Atividade 2

Agora que você conhece um pouco sobre a Terra e seus movimentos, vamos observar e registrar no caderno algumas características do dia e da noite.

– O que é possível observar no céu durante o dia? E a noite?

– Você nota diferenças entre o dia e a noite? Quais?

– Você sabe por que acontece o dia e a noite?

 Kika quer saber de onde vem o dia e a noite, se você também está curioso (a) para descobrir isso, assista ao vídeo “De onde vem o dia e a noite?” com bastante atenção para compreender os períodos do dia e/ou noite

“De Onde Vem o Dia e a Noite? #Episódio 8″ Canal: De Onde Vem?https://youtu.be/Nux_3PVdo9U

Atividade 3

Agora que você já observou o céu e aprendeu que o dia e a noite acontece devido ao movimento que a Terra faz ao redor do sol, imagine que você é um astronauta e vai fazer uma viagem pelo espaço sideral para conhecer o sistema solar. 

Embarque nessa viagem com a Luna, o Júpiter assistindo o vídeo “O show da Luna!” Uma viagem pelo espaço – vídeo 360°

“O Show da Luna! Uma viagem pelo espaço – Vídeo 360º [Cardboard] VR” Canal:O Show da Luna – https://www.youtube.com/watch?v=P5Er2Sd9A5o&feature=youtu.be

Responda no caderno:

– Quantos planetas do nosso sistema solar foram mostrados no vídeo?

– Qual foi o planeta que mais chamou sua atenção?

– Em qual planeta do sistema solar nós vivemos? O que diferencia esse planeta dos outros?

Atividade 4

Vamos nos divertir um pouco, cantando, dançando e aprendendo com o Quelônio que canta o repente “Sistema Solar”– Quintal da Cultura

“Repente: Sistema Solar” Canal: Quintal da Cultura -https://www.youtube.com/watch?v=kABqQx0iyrk

Atividade 5

Ao observar o céu à noite você já viu algum desenho/ imagem, você sabe o que é uma constelação? Assista ao vídeo “O que são as constelações? Como são? e veja como é interessante sua história.


O QUE SÃO CONSTELAÇÕES? COMO SÃO?” Canal: Mundo das Curiosidades – https://youtu.be/5_RjuGA2s9o

Responda no caderno:

– Você já viu alguma dessas constelações no céu? Qual?

– Observe o céu a noite e procure identificar alguma das constelações mostradas no vídeo.


PARA SABER MAIS:

“SISTEMA SOLAR – CRIANÇAS INTELIGENTES – JOVEM PAN KIDS” Canal: JP Kids – https://www.youtube.com/watch?v=fYQoK0Qc3kc


“Canção do planeta | Aprender planetas | A Canção do Sistema Solar | Jelly Bears | Planet Song” Canal:Jelly Bears Português – https://www.youtube.com/watch?v=fqdm9vFilug


Objeto de ConhecimentoObservação do céu:- Corpos celestes- Principais constelações
Habilidades(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, lua e planetas estão visíveis no céu.
Proponentes/ Professores:Professora Cláudia Pereira dos Santos SenaProfessora Elizonete Herinque dos SantosProfessora Flaviane Rodrigues SilvaProfessor Vinicius Pina Souza

Proponentes/ Professores:Professora Cláudia Pereira dos Santos SenaProfessora Elizonete Herinque dos SantosProfessora Flaviane Rodrigues SilvaProfessor Vinicius Pina Souza
Instituição Educacional:Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito

Ensino Fundamental – Agrupamento: Ciclo da Infância – Turma C – 3 º ano – Experiência e curiosidade