Olá! Convido você a embarcar em uma aventura pelo espaço para aprender sobre o Universo, a Terra e seus movimentos, os períodos (dia e noite), os planetas do sistema solar e as constelações.
Atividade 1
Vamos ler com atenção o texto “Bola Bailarina” de Thelma Chan:
A Terra é uma bola grande, muito grande
Onde as mais incríveis histórias acontecem…
Terra redonda, Terra bailarina
Que gira em torno do sol e de si mesma
E enquanto ela gira
É noite
É dia
É noite
É dia
É noite
É dia
Bola bailarina
Terra azul!
Disponível em: https://images.app.goo.gl/n7pSCKss25wxD4TV7
Reflita e registre no caderno as questões abaixo:
– Na poesia a autora Thelma Chan faz referência a uma bola bailarina, a quem ela está se referindo?
– Qual é a forma da Terra?
– Quais os movimentos que a Terra realiza?
– Quando a terra gira o que acontece?
Atividade 2
Agora que você conhece um pouco sobre a Terra e seus movimentos, vamos observar e registrar no caderno algumas características do dia e da noite.
– O que é possível observar no céu durante o dia? E a noite?
– Você nota diferenças entre o dia e a noite? Quais?
– Você sabe por que acontece o dia e a noite?
Kika quer saber de onde vem o dia e a noite, se você também está curioso (a) para descobrir isso, assista ao vídeo “De onde vem o dia e a noite?” com bastante atenção para compreender os períodos do dia e/ou noite
Atividade 3
Agora que você já observou o céu e aprendeu que o dia e a noite acontece devido ao movimento que a Terra faz ao redor do sol, imagine que você é um astronauta e vai fazer uma viagem pelo espaço sideral para conhecer o sistema solar.
Embarque nessa viagem com a Luna, o Júpiter assistindo o vídeo “O show da Luna!” Uma viagem pelo espaço – vídeo 360°
Responda no caderno:
– Quantos planetas do nosso sistema solar foram mostrados no vídeo?
– Qual foi o planeta que mais chamou sua atenção?
– Em qual planeta do sistema solar nós vivemos? O que diferencia esse planeta dos outros?
Atividade 4
Vamos nos divertir um pouco, cantando, dançando e aprendendo com o Quelônio que canta o repente “Sistema Solar”– Quintal da Cultura
Atividade 5
Ao observar o céu à noite você já viu algum desenho/ imagem, você sabe o que é uma constelação? Assista ao vídeo “O que são as constelações? Como são?” e veja como é interessante sua história.
Responda no caderno:
– Você já viu alguma dessas constelações no céu? Qual?
– Observe o céu a noite e procure identificar alguma das constelações mostradas no vídeo.
PARA SABER MAIS:
Objeto de Conhecimento | Observação do céu:- Corpos celestes- Principais constelações |
Habilidades | (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, lua e planetas estão visíveis no céu. |
Proponentes/ Professores: | Professora Cláudia Pereira dos Santos SenaProfessora Elizonete Herinque dos SantosProfessora Flaviane Rodrigues SilvaProfessor Vinicius Pina Souza |
Proponentes/ Professores: | Professora Cláudia Pereira dos Santos SenaProfessora Elizonete Herinque dos SantosProfessora Flaviane Rodrigues SilvaProfessor Vinicius Pina Souza |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito |
Ensino Fundamental – Agrupamento: Ciclo da Infância – Turma C – 3 º ano – Experiência e curiosidade