You are currently viewing Autorretrato

Autorretrato

Você gosta de Arte?? Então assista ao vídeo, aprecie as pinturas e observe a obra mais famosa de Tarsila do Amaral, ABAPORU, dedicada ao seu marido, Oswald de Andrade:

“A trajetória de Tarsila do Amaral – Canal Metrópolis” – Link: https://www.youtube.com/watch?v=0vWwEQeKTEw

Agora que você observou a imagem da obra ABAPORU no vídeo, pense:

•                    Por que Tarsila pintou assim?

•                    O que queria dizer?

•                    Seria um autorretrato?

Segundo algumas análises na história da arte, ABAPORU pode ser um autorretrato. E, partindo dessa ideia, agora você vai experimentar desenhar a si mesmo. Mas, antes, vai fazer um exercício olhando-se no espelho. Observe-se bastante, veja o formato do seu rosto, do seu cabelo, do seu nariz, da sua boca, dos seus olhos. Depois, observe-se de corpo inteiro e veja como são seus braços, suas pernas e seus pés.

Depois de fazer esse exercício com o espelho e se observar, desenhe num papel a imagem de você mesmo, o seu autorretrato. Acrescente ao seu autorretrato, detalhes que mostre onde você gostaria de estar (paisagem, sala, quarto, parque de diversões, escola etc).

Você poderá ainda colorir seu desenho com qualquer material disponível e, depois, coloque em um lugar de destaque na sua casa.

Bom trabalho!

SAIBA MAIS:

“Arte na Tela – IZA COSTA – Parte 1 de 2” – Canal: TV Assembleia – Link: https://www.youtube.com/watch?v=TWz_fqmqj5I

“Artista goiano abre exposição Casa Colagem pela primeira vez em Goiânia” – Canal: 2008CarlosPena – Link: https://www.youtube.com/watch?v=xEsQ2dtE6aQ

“Gilvan Cabral” – Canal Gabriel Sosnoski – Link: https://www.youtube.com/watch?v=G9Legts_NW0

“16 Lá vem história Di Cavalcanti” – Canal Renata RamiroLink: https://www.youtube.com/watch?v=Q9hAZZYAhZc

Corpo, Expressão e Movimento⎹  F – 6º ANO

OBJETO DE CONHECIMENTO:
Contextos e Práticas:Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais


HABILIDADES:
(GO-EF06AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o olhar sensível, o imaginário, o pensamento crítico e investigativo, a capacidade de simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético pessoal e do cotidiano.