You are currently viewing Ciências da Natureza – As transformações estão em toda parte

Ciências da Natureza – As transformações estão em toda parte

Você já observou as transformações que acontecem no seu dia a dia? Como o clima e as plantas nas diferentes estações do ano? Como os animais e o nosso corpo nas diferentes fases da vida? Entre tantas outras transformações…. Você sabia que esse pode ser um ótimo passatempo e uma boa forma de aprender?

Na trilha de hoje, vamos conversar sobre as transformações.

Você sabe o significado da palavra transformação? Você conhecerá dois tipos de transformação: uma ligada à natureza e outra ligada à sociedade.

Atividade 1

Para realizar esta atividade, você pode convidar alguém que está aí com você. Observem e conversem sobre a imagem abaixo.

Borboleta monarca mimetismo batesiano Metamorfose Pesquisa, lagarta, animais, escova Borboleta com pés, simetria.
Site: PNGWing
Fonte: https://www.pngwing.com/pt/free-png-nomov

Atividade 2

Com base no que você observou na imagem anote em seu caderno ou no bloco de notas o que vocês observaram e o que aconteceu com a lagarta.

Você já passou por alguma transformação neste período de quarentena?

Se sim, grave um áudio contando sobre essa transformação e envie para um amigo ou amiga. Você pode pedir para ele/ela também gravar um áudio te contando se passou por alguma transformação. Assim vocês aproveitam para matar a saudade.

Atividade 3

Para realizar esta atividade você seguirá as instruções abaixo:

• Acesse o link abaixo e conheça um outro tipo de transformação.

As Transformações Reversíveis e Irreversíveis.
Canal: Editora Sei
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=2awHqCR-X8o

• Anote em seu caderno o que são transformações reversíveis e irreversíveis.
  • Da próxima vez que alguém for para cozinha cozinhar, observe as transformações que acontecem durante o preparo dos alimentos e registre os tipos de transformações que você viu acontecer.

Atividade 4

E já que estamos falando de transformações, que tal conhecer uma transformação muito importante, que aconteceu há muitos anos e que mudou a vida dos brasileiros? A Charlotte Lunette irá te mostrar uma grande transformação social que aconteceu no Brasil. Para saber, acesse o link.

O que é República ? | Canal da Charlotte
Canal: Canal da Charlotte
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=hKqjwVTTh8o

Atividade 5

Você aprendeu que todos nós somos iguais, temos os mesmos direitos e que nosso país é uma República em que todos nós precisamos participar das tomadas de decisões e cuidar das pessoas que moram nele.

O que você tem feito para cuidar e ajudar as pessoas próximas a você, nesse tempo de pandemia?

Por falar em República, além do presidente, o governador, os deputados, os prefeitos e os vereadores também conduzem o nosso país. Eles são nossos representantes.

Você sabe o nome do prefeito de sua cidade?

Se não sabe, peça ajuda para alguém que esteja com você, afinal é importante conhecer quem administra sua cidade.

Atividade 6

Que tal um desafio para encerrar a nossa trilha de hoje?

Escolha alguém que tem convivido com você diariamente, faça um elogio a ela.

Registre aí no seu caderno esse desafio e desenhe a carinha que representa o que você sentiu ao fazer o elogio.

ComponentesHabilidades
Língua Portuguesa(EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.
Geografia(EF04GE03-C) Conhecer os canais de participação social na gestão do Município, como Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, e sua função democrática.
Ciências(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.