You are currently viewing Geografia – As queimadas na Amazônia

Geografia – As queimadas na Amazônia

As queimadas e os incêndios florestais que estão colocando em risco nossa biodiversidade!


Olá, nossa atividade hoje será baseada em um assunto que está preocupando grande parte da população brasileira e mundial: As queimadas e os incêndios florestais que estão colocando em risco nossa biodiversidade!
O assunto abrange diversos temas, para a atividade de hoje vamos falar sobre  as brigadas de incêndio!

Brigadas de incêndio são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas para realizar atendimento em situações de emergência, em ações de prevenção e combate aos incêndios.

Prevenção é o conjunto de tarefas a serem executadas dentro das unidades de conservação que minimizam os riscos de ocorrências de incêndios, por exemplo: o trabalho permanente de educação ambiental da população.Atividades de combate são ações técnicas e táticas que resultam na extinção dos incêndios que ocorram, apesar das ações de prevenção.


A estratégia e a eficiência do combate dependem do tipo, da quantidade e da qualidade das ferramentas e dos equipamentos utilizados, assim como do condicionamento físico, da habilidade e do uso adequado desses materiais.
As ferramentas e os equipamentos destinados ao combate a incêndio florestal , segundo o Manual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, devem ter as seguintes características:
• Versatilidade – A ferramenta que deve ser funcional e atender a mais de uma finalidade.
• Portáteis – De fácil transporte, pequeno volume e pouco peso.
• Resistentes – Devem ser confeccionadas com material de boa qualidade.
• Simples – De fácil utilização, manutenção e reparo.
• Padronização – O mesmo tipo de material utilizado em todas as unidades de conservação.


Quando os brigadistas estão em ação, a proteção deles está em primeiro lugar. Para evitar acidentes, o combatente deve estar protegido contra altas temperaturas e gases, utilizando vestimenta e máscara apropriadas.
Os materiais devem ser de uso exclusivo para o combate ao fogo. É preciso manter uma distância de, pelo menos, dois metros entre cada brigadista durante a ação. Para ter uma ideia da dimensão que são incêndios florestais, ou queimadas, vamos assistir ao vídeo e em seguida realize a atividade 1 para conferir o que você aprendeu hoje.


https://www.youtube.com/watch?v=fmK4raw1pO8&feature=youtu.be
A busca pelos animais feridos em meio ao fogo no Pantanal
Canal: The Intercept Brasil / Projeto Solos

Atividade 1 –
O vídeo que você assistiu não é dessas últimas queimadas. Procure saber sobre as queimadas que estão acontecendo esses últimos dias e faça uma pequena narrativa sobre o fato, ou os fatos que você encontrou.


Ensino Fundamental
Vamos torcer para que esses incêndios acabem o mais rápido possível!
As vidas e o Planeta agradecem!


ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
  GeografiaPráticas humanas na dinâmica climática – Impactos socioambientaisAnalisar e problematizar as causas e as consequências das práticas humanas na dinâmica climática.
GeografiaUnidades de conservação e de preservaçãoIdentificar e compreender a importância das unidades de conservação e dos corredores do seu município, de Goiás e do Brasil.
GeografiaAs paisagens e a formação territorial do BrasilIdentificar o imaginário/conhecimento que os estudantes possuem acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
Componentes / Objetos de Conhecimento / Habilidades – DC GO