Olá! Hoje vamos aprender um pouco mais sobre as operações matemáticas de adição e subtração com sua vida cotidiana. E, vamos aprender como funciona, vamos lá?
Ah! , Chame a família para participar e assistam ao vídeo.
Atividade 01-
De acordo com o vídeo do Dino, como chama o sinal que aparece nas árvores?
Atividade 02 –
Você sabe qual operação matemática presente, na primeira parte do vídeo do Dinossauro?
Atividade 03 –
Você se recorda da ideia principal da operação matemática presente no vídeo do Dinossauro?
Atividade 04 –
Se você compreendeu, vamos praticar um pouco mais?
- 2+1=
- 2+3=
- 5+3=
- 3+3=
- 4+5=
- 5+5=
Atividade 05 –
Fui ao Mcdonalds e pedi dois sanduíches, e logo, em seguida minha mãe pediu mais seis para levar aos meus irmãos e primos. Quantos sanduiches foram comprados?
Agora, vamos aprender um pouco mais com o Dino, na segunda parte (Subtração).
Atividade 06-
De acordo com o vídeo do Dino, como chama o sinal que aparece nas árvores?
Atividade 07–
Você sabe qual operação matemática presente, na segunda parte do vídeo do Dinossauro?
Atividade 08 –
Você se recorda da ideia principal da operação matemática
presente na segunda parte do vídeo do Dinossauro?
Atividade 04 – Se você compreendeu, vamos praticar um pouco mais?
a) 3 – 1=
b) 5 – 3=
c) 7 – 4=
d) 5 – 5=
e) 6 – 4=
f) 9 – 5=
Atividade 05 –
Dino foi na sorveteria e comprou nove sorvetes, e logo, em
seguida o Dino comeu três sorvetes. Quantos sorvetes sobraram?
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Levantar os conhecimentos anteriores dos educandos sobre o tema proposto (adição e subtração). |
Habilidades | (EF03MA11-A) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 2 + 3 = 5 e 5 = 2 + 3, equivalência na igualdade, ou 20 – 10 = 30 – 20 são subtrações diferentes com resultados iguais.(EF03MA11-B) Utilizar a relação de igualdade no desenvolvimento de estratégias pessoais para o cálculo de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesmo soma ou diferença. Exemplo: 18 – 9 = 19 – 10 = 9. |
Proponentes/ Professores: | Cleidson Bandeira de SouzaKarine Pereira de SouzaMairane Borges de Campos Mendonça |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Alto do Vale |
CRE: | Maria Helena Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º Ano Educação Financeira e Empreededorismo