You are currently viewing História – As mudanças

História – As mudanças

Olá turminha. Espero que todos estejam bem ! Na aula de hoje vamos estudar sobre “as mudanças dos grupos humanos”. Vocês sabem o que essas mudanças fizeram pela humanidade. Então, vamos falar um pouquinho sobre essas mudanças.


ATIVIDADE 1

O termo “mudança” significa “Transformações” refere-se as mudanças que a humanidade passou. Sabendo disso, vamos ler dois textos que nos explicam um pouco melhor sobre essas mudanças.

TEXTO 1

Quando estudamos o período da Pré-História temos o hábito de observar as transformações sofridas pelos primeiros homens que habitaram a terra. Ao mesmo tempo, vemos que o estudo desse período sucede o estudo das teorias evolucionistas, onde observamos o homem passando por uma série de mudanças de ordem física e biológica para, assim, obter sua atual fisionomia.

O que geralmente nota-se é que essa ideia de evolução, trazida das teorias darwinistas, acabam influenciando o modo como tratamos as formas de organização e hábitos de sobrevivência das primeiras comunidades primitivas. É dessa forma que nossa visão sobre a prática do nomadismo acaba sendo, de certa forma, depreciativa.

O nomadismo consiste em uma prática onde um homem ou grupos humanos vagueiam por diferentes territórios. Nesse processo de locomoção pelo espaço, essas comunidades utilizam-se dos recursos oferecidos pela natureza até esses se esgotarem. Com o fim desses recursos, esses grupos se deslocam até encontrarem outra região que ofereça as condições necessárias para a sobrevivência.

Durante o Paleolítico e parte do Neolítico, o nomadismo foi uma prática comum entre os primeiros grupos humanos. Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento de comunidades sedentárias originárias das primeiras civilizações da Antiguidade. É nesse momento de mudança que julgamos que as comunidades sedentárias são “mais evoluídas” e, portanto, melhores que os nômades.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/nomadismo.htm

TEXTO 2

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços.

Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm

PENA, Rodolfo F. Alves. “Evolução da agricultura e suas técnicas”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em 31 de julho de 2020.

ATIVIDADE 2:

Após a reflexão propiciada pela leitura dos textos, assista o vídeo: “Do nomadismo a sedentarização” e, em seu caderno, escreva o nome do primeiro cereal descoberto e cultivado pelo ser humano para alimentação. Faça uma produção textual do que você entendeu do vídeo. Para assistir o vídeo basta clicar no link a seguir: 

“Do nomadismo à sedentarização Prof Heber” Canal:
História Examinada – https://www.youtube.com/watch?v=WrdS-JXToQI

ATIVIDADE 3:

Cole em seu caderno imagens de trigo. (se não tiver imagens pode desenhar)

Saiba Mais / Referências:


Objeto de ConhecimentoA ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegação, industrias, entre outras…
Componente
Curricular
História
Habilidades(EF04HI03) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Proponentes/ Professores:Gecilda Naves
Instituição Educacional:Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – D – 4º ano – Ética e Cidadania