You are currently viewing Arte – Você sabe o valor que a capoeira tem?

Arte – Você sabe o valor que a capoeira tem?

Olá, estudante! Esta videoaula de Arte, foi veiculada na TV no dia 16/04/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A capoeira desenvolve o corpo como um todo. Ela estabelece relações infinitas em todos os sistemas além de propiciar melhoria na postura corporal e comportamental.

Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana – Projetos – Capoeira Integrativa e Iniciar Capoeira – EM. Mônica de Castro Carneiro/Goiânia-GO.

Assista a videoaula com a temática: Gesto e movimento, alinhamentos posturais, apoios, tempos, eixos, transferências de peso, planos e direções.

Arte | 5º ano – Turma E

E aí pessoal, como é que vocês estão? Beleza? Nesta aula de Arte, iremos falar sobre a capoeira, uma arte genuinamente brasileira, que ganhou o mundo e traz inúmeros benefícios para os praticantes. Ela pode e deve ser praticada por homens, mulheres, crianças e até idosos. Assim como as danças circulares, a capoeira tem por finalidade  a integração das pessoas na roda através do canto, do ritmo dos instrumentos, do compasso das palmas, das mensagens dos cantos e da plasticidade dos movimentos executados sempre num jogo de perguntas e respostas em cada movimentação, independente do estilo apresentado. Independente de tamanho, idade, sexo, crença religiosa ou acessibilidade, a capoeira proporciona bem estar para seus praticantes.

Foguete – Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana

A capoeira nasceu no Brasil, nas senzalas dos grandes engenhos na época da escravidão. Nela é possível identificarmos movimentos de danças africanas, de rituais indígenas e até de animais selvagens. O fato dos escravos precisarem se defender e não poderem contar com armas, fez com que fizessem de seus corpos verdadeiras armas, pois, apesar dos movimentos plásticos e belos, aplicando-lhes uma maior intensidade de velocidade e força, podem ser fatais. As palmas dão compasso ao ritmo dos instrumentos que proporcionam graça e charme ao canto melódico de corridos, chulas, quadras e o lamento das ladainhas.

Roda – Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana

Vejamos um pouco dos Instrumentos musicais da capoeira, já que é algo que nos apaixona é o ritmo, o compasso, o movimento dos corpos. Na capoeira, um dos grandes destaques é a musicalidade, produzida através dos instrumentos musicais. O principal e mais conhecido deles, é o berimbau. Ele é o único instrumento que pode ser tocado sozinho em uma roda de capoeira. Ele é um instrumento de corda, feito com uma madeira especial (beriba ou guatambu). Na sua confecção ainda vai um pedaço de arame, e uma cabaça. Existem três tipos de berimbau, o gunga, o médio e o viola. A diferença entre eles é o som produzido, que varia do grave até o agudo. Este som vai depender muito do tamanho da cabaça. O gunga é o instrumento que manda na roda de capoeira, quando tem 3 berimbaus. Junto ao berimbau, o tocador vai segurar também o caxixi. Ele é parecido com um chocalho. Outro instrumento é o pandeiro, que é um instrumento feito geralmente por um aro de madeira e um pedaço de couro. O atabaque é feito também por armação de madeira, couro e corda ou tarraxa. Ele é de origem árabe e, assim como o pandeiro, é um instrumento de percussão. Em algumas rodas, você irá ver o agogô e o reco-reco.  É bom lembrar que o atabaque, o agogô e o reco-reco são usados apenas pela capoeira Angola e Contemporânea. Todos instrumentos que compõem a bateria, junto aos cantos e palmas, quando é o caso, fazem da roda de capoeira uma bela apresentação artístico-cultural.

Oficinas – Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana

Existem três estilos de capoeira: Angola, Regional e Contemporânea. Vejamos agora as características de cada estilo e quando eles surgiram. Capoeira Angola: Ela foi por muito tempo chamada apenas de capoeira. Esse é considerado o estilo mais antigo, tendo sido criado em meados do século 16, período em que nosso país recebeu milhares de escravos. Além disso, é considerado o estilo tradicional e mais próximo ao que era praticado pelos escravos. As principais características dele são o ritmo mais lento e o fato de que os movimentos são mais rasteiros. Ou seja, são executados mais próximos ao chão. No jogo de angola, se usa de brincadeiras, teatro, de chamadas para vencer o oponente no jogo. Um dos principais nomes da capoeira angola é Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, que inaugurou em fevereiro de 1941 o Centro Esportivo de capoeira Angola. Aqui, na capoeira angola, a bateria dita o ritmo do jogo seguindo o som de três berimbaus (gunga, médio e viola), dois pandeiros, um agogô, um reco-reco e um atabaque. Aqui em Goiás um dos precursores deste estilo é o Mestre Vermelho, um dos líderes e fundadores do Grupo Só Angola e do Angoleiros do Samba Chula. 

Mestre Vermelho – Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana

A Capoeira Regional foi criada durante a década de 1920, quando a prática dela ainda era considerada crime. A criação é atribuída a Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Ele dizia que a capoeira estava perdendo as suas características principais de luta. Por isso, criou movimentos mais rápidos, sem as brincadeiras e a teatralidade. Os movimentos no estilo regional são focados principalmente no ataque e no contra-ataque, com bastante precisão. Aqui, a bateria conta apenas com um berimbau médio e dois pandeiros.

Mestre Luizinho filho de Mestre Bimba – Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana

A Capoeira Contemporânea surgiu durante a década de 1970, com uma mistura dos dois estilos anteriores. Aqui podem ser vistos elementos característicos da capoeira angola como as acrobacias, saltos e a teatralidade, as brincadeiras, em conjunto com os elementos da regional, com uma maior agilidade e precisão nos movimentos. Contudo, a capoeira contemporânea não é considerada um terceiro estilo por algumas pessoas, mas sim, uma evolução natural da capoeira, e, outras pessoas ainda dizem que é uma afronta às tradições. O que sabemos é que a capoeira é uma arte genuinamente brasileira, um jogo de perguntas e respostas que busca a interação e o convívio coletivo para bem ajudar o outro em suas limitações.

Capoeira Contemporânea – Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana

Você se recorda que a capoeira traz muitos benefícios para a saúde de quem a pratica? Vejamos alguns:

1 – Alívio do Stress: Assim como toda prática de atividade física, a liberação da serotonina, hormônio do bem-estar, também acontece durante a capoeira. Assim, ela se torna uma atividade lúdica para abstrair as atividades do cotidiano, melhorar a qualidade de vida e ainda controlar os níveis de estresse muito comuns no dia a dia.

2 – Melhora a flexibilidade: A capoeira é uma atividade que coloca todos os músculos (inferiores e superiores) para funcionar, melhorando assim o alcance dos braços e pernas e melhorando a flexibilidade de todo o corpo.

2 – Melhora a flexibilidade: A capoeira é uma atividade que coloca todos os músculos (inferiores e superiores) para funcionar, melhorando assim o alcance dos braços e pernas e melhorando a flexibilidade de todo o corpo.

3 – Fortalece os músculos: A prática é conhecida pelas acrobacias de todo o corpo. Assim, com essas execuções, os músculos e ossos são fortalecidos, ajudando até a defini-los. Outro destaque para a atividade é que a capoeira pode ajudar a melhorar e corrigir erros de postura.

4 – Favorece a perda de peso: Para quem deseja perder uns quilinhos, a atividade também pode ajudar. O esporte é intenso, requer atenção e muita disposição, por isso, em uma roda de capoeira é possível perder até 600 calorias em apenas uma hora de prática. 

5 – Promove a inclusão social: Uma roda de capoeira é cercada de amigos, mestres, alunos e professores que juntos, formam uma família, da qual é impossível não se sentir parte. Por isso, ao escolher praticar capoeira, além dos benefícios físicos, você também vai ingressar em uma nova família.

 6 – Estimula o respeito ao próximo: Para as crianças, principalmente, a capoeira é uma ótima forma de promover o respeito e a tolerância, já que a prática não visa agredir o próximo. Inclusive, vale ressaltar que a capoeira estimula a defesa e não o ataque, ensinando que a violência não leva a nada.

 7 – Melhora a velocidade das ações: A capoeira requer mais do que atenção, requer agilidade e precisão nos golpes, melhorando a ação e reação do corpo no decorrer da prática e aprimoramento dos movimentos. Além disso, o esporte exige equilíbrio dos praticantes.

ATIVIDADE:

Faça um desenho bem caprichado sobre a capoeira.

Relembrando!!!

Hoje falamos um pouquinho da Capoeira, sua origem, seus instrumentos e benefícios para a saúde dos seus praticantes.

Habilidade estruturante:
Habilidade complementar:
(GO-EF05AR44) Expressar por meio de gesto e movimento em dança, ideias, sentimentos, emoções e pensamentos de forma autônoma e singular.
(GO-EF05AR09-A) Estabelecer relações entre partes e todo corporal na construção do movimento dançado, a partir de orientações anatômicas, alinhamentos posturais, apoios, eixos, transferências de peso, tempos, planos, direções.