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Arte – Visita ao museu virtual

Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental.

Ao visitar museus desenvolvemos vários aspectos da nossa vida como o conhecimento e a beleza que são exibidos nas exposições. Podemos, admirar pinturas famosas, esculturas antigas, artefatos históricos e aprender sobre diferentes civilizações. Além disso, os museus oferecem uma oportunidade de compreender a evolução da humanidade, desde a pré-história até os tempos modernos, e como diferentes culturas se desenvolveram ao longo dos séculos. 

Os museus são uma fonte de inspiração para artistas, escritores, estudantes e qualquer pessoa que se interesse pela cultura e criatividade. Ao olhar para uma obra ou aprender sobre eventos históricos, somos capazes de expandir nossa perspectiva e encontrar novas formas de expressão artística.

No entanto, nem sempre é possível visitar fisicamente todos os museus que você deseja, devido a distâncias, compromissos ou até mesmo limitações físicas. É nesse sentido que os museus virtuais desempenham um papel crucial. Com avanços tecnológicos, agora temos a capacidade de explorar museus de todo o mundo, sem sair de casa. Essa acessibilidade nos permite mergulhar em diferentes culturas, estilos artísticos e épocas históricas com apenas alguns cliques.

Os museus virtuais oferecem uma ampla gama de recursos interativos, como visitas virtuais, visitas online, passeios em 3D e informações apresentadas sobre cada artefato ou obra de arte.

Outra vantagem dos museus virtuais é que eles são uma opção acessível para muitas pessoas que têm dificuldades financeiras ou restrições de mobilidade. Todos podem ter a oportunidade de explorar diferentes países e culturas sem se preocupar com custos de viagem ou obstáculos físicos.

Em resumo, visitar museus e explorar museus virtuais são atividades extremamente importantes. Portanto, a visita a museus físicos e a exploração de museus virtuais são experiências que todos devemos buscar para ampliar nossos horizontes e compreender melhor a nossa própria existência.

Questão 1

Quais são os benefícios em se visitar museus virtuais?
a) Interagir com obras de arte e objetos históricos.
b) Aumentar o conhecimento sobre diferentes culturas e períodos históricos.
c) Economizar tempo e dinheiro.
d) Todas as alternativas acima.

Questão 2

Qual é a importância de visitar museus?
a) Promover o turismo cultural e contribuir para a economia local.
b) Preservar a memória e a história de uma sociedade.
c) Estimular o pensamento crítico e a criatividade.
d) Todas as alternativas acima.

Questão 3

Os museus virtuais podem substituir completamente a experiência de visitar museus físicos?
a) Sim, pois combina a mesma interação e interação cultural.
b) Não, porque a presença física e a atmosfera dos museus são fundamentais para a experiência.
c) Depende do perfil do visitante e do museu em questão.
d) Nenhuma das alternativas acima.

Questão 4

Vamos visitar um museu virtual?

Dicas para passeios virtuais no Museu Nacional de História Natural do Smithsonian

Ao entrar no museu, você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o museu e escolher a opção: Traduzir para o Português.
A ida ao museu virtual ou não é sempre mais divertida quando estamos com outras pessoas, então convide amigos para ir com você.
Para navegar entre salas adjacentes nos tours, clique nos links de seta azul no chão ou use o mapa de navegação no canto superior direito da tela de apresentação.
Procure o ícone da câmera que oferece uma visão aproximada de um determinado objeto ou painel de exposição.
Tente aumentar o zoom, pois algumas das imagens são unidas a partir de imagens individuais para criar imagens gigapixels de alta resolução.


Observação: este tour e essas apresentações foram testados e devem funcionar em todos os dispositivos, navegadores e sistemas operacionais comuns (usando um computador desktop com Windows, Mac, Linux ou um dispositivo móvel como iPhone, iPad ou Android).

Questão 5

Qual das exposições lhe interessa?

Acesse o link abaixo para explorar passeios como:
Salão dos Fósseis
Borboletas
Cultura Africana
Dinossauros
Pintura rupestre

Link: naturalhistory.si.edu/visit/virtual-tour

Questão 6

Vamos dialogar sobre a exposição?

Questões norteadoras:
O que gostaram?
O que não gostaram?
O ficaram com dúvida?
O que aprenderam?
Quais curiosidades ficaram após a visita?

Para saber mais

O Google Arts & Culture possui mais de 3.000 coleções virtuais para explorar.
Onde você quer ir hoje?
Link: artsandculture.google.com/partner


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE
Habilidades:
Materialidades e Imaterialidades: Patrimônio cultural material e imaterial

Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais Artistas, artesãos e curadores locais;
(GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais e sociais.

(GO-EF04AR07-A) Reconhecer, explorar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos, bem como aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais ampliar o seu repertório imagético, estético e o pensamento crítico e sensível.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em: 23/06/2023.