You are currently viewing Arte/Teatro – Teatro de Bonecos

Arte/Teatro – Teatro de Bonecos

Esta proposta de atividade de ARTE/TEATRO é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível emhttps://pixabay.com/pt/photos/fantoches-show-de-fantoches-franceses-6729642/ Acesso em 24, jan. 2024.

Teatro de bonecos

O teatro de bonecos, é uma forma de expressão artística versátil, capaz de encantar e envolver espectadores de todas as idades. Essa manifestação cultural, que remonta a séculos atrás em diversas culturas ao redor do mundo, tem evoluído e se adaptado, mantendo-se relevante nos dias de hoje.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Menus_larcins_%28D%C3%A9lit_de_fa%C3%A7ade%29_FIT-BH_2010.jpg Acesso em 24, jan. 2024.

Uma das características notáveis do teatro de bonecos é a sua capacidade de transcender as barreiras linguísticas e culturais. Ao utilizar personagens animados, muitas vezes caricaturados, o teatro de bonecos consegue comunicar de forma universal, sendo acessível a diversos públicos.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/m%C3%A9dico-fantoche-jogos-brinquedo-1029151/ Acesso em 24, jan. 2024.

Essa qualidade faz com que essa forma de expressão artística seja uma ferramenta poderosa para a promoção da inclusão e compreensão entre diferentes comunidades.

Além disso, o teatro de bonecos oferece uma ampla gama de possibilidades estéticas e técnicas. Os bonequeiros, artistas responsáveis por manipular os bonecos, empregam diversas técnicas que vão desde marionetes e fantoches até bonecos de vara, com a possibilidade de criar mundos fantásticos e personagens memoráveis.

Disponível em https://grupogirino.com/2019/03/01/grupo-girino-circulacao-goias/ Acesso em 24, jan. 2024.

Outro aspecto a se destacar é a capacidade do teatro de bonecos em transmitir mensagens e contar histórias de maneira lúdica. Por meio da manipulação cuidadosa dos bonecos e do uso de cenários criativos, os artistas conseguem criar narrativas que exploram temas complexos de uma forma acessível e atrativa.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/augsburg-bonecos-teatro-de-fantoches-584038/ Acesso em 24, jan. 2023.

Dessa forma, o teatro de bonecos se revela uma ferramenta educativa valiosa, especialmente no contexto da educação infantil.

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/harry-potter-fantoche-3345685/ Acesso em 24, jan. 2024.

QUESTÃO 1

O teatro de bonecos consegue comunicar de forma universal, sendo acessível a diversos públicos. Por que é considerado uma ferramenta poderosa para a promoção da inclusão e compreensão entre diferentes comunidades?

(A) Por sua complexidade técnica.

(B) Pela sua capacidade de comunicar de forma universal.

(C) Devido à sua exclusividade cultural.

(D) Por não ter relevância nos dias de hoje.

QUESTÃO 2

O teatro de bonecos, é uma forma de expressão artística versátil, capaz de encantar e envolver espectadores de todas as idades. Ao utilizar personagens animados, muitas vezes caricaturados, o teatro de bonecos consegue comunicar de forma universal transmitindo mensagens e contando histórias de maneira lúdica.  De que forma o teatro de bonecos se revela uma ferramenta educativa valiosa?

(A) Pela sua falta de relevância na educação infantil.

(B) Através da manipulação cuidadosa dos bonecos.

(C) Limitando-se a abordar temas simples.

(D) Excluindo-se do contexto da educação infantil.

QUESTÃO 3

Quais as principais características do teatro de bonecos?

QUESTÃO 4

O que os bonequeiros fazem no teatro de bonecos?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArte
Componente CurricularArte/Teatro
Habilidade(GO-EF09AR25-C) Pesquisar, apreciar, experimentar e analisar diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro musical, teatro do oprimido, teatro de formas animadas – bonecos, sombras, objetos, lambe-lambe e máscaras, por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos, contextualizando-as no tempo e no espaço, desenvolvendo o conhecimento analítico e a sensibilidade estético- -teatral, ampliando o repertório artístico-cultural.
ReferênciasAMARAL, Ana Maria. O Ator e Seus Duplos. São Paulo: Editora Senac, 2002.
______. Teatro de Animação. São Caetano do Sul: FAPESP (Ateliê Editorial), 1997.
______. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
COSTA, Felisberto Sabino da. A poética do ser e não ser: Procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016. p. 97.