You are currently viewing Arte/Teatro – Teatro de Marionetes

Arte/Teatro – Teatro de Marionetes

Esta proposta de atividade de ARTE/TEATRO é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/teia2007/1971086024/ Acesso em 18, jan. 2023.

O teatro de marionetes, também conhecido como teatro de bonecos, é uma forma artística milenar que encanta públicos de todas as idades ao redor do mundo. Sua origem remonta a civilizações antigas, sendo impossível atribuir a invenção das marionetes a uma única cultura. Contudo, registros históricos sugerem que as primeiras formas de teatro de marionetes podem ser rastreadas até o antigo Egito, Grécia e China.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1183431 Acesso em 18, jan. 2023.

A utilização de marionetes era uma maneira eficaz de contar histórias, mitos e lendas em sociedades onde as apresentações teatrais eram valorizadas, mas os recursos humanos eram limitados. As marionetes permitiam aos artistas representarem personagens de forma expressiva e criativa.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/52864613659 Acesso em 18, jan. 2023.

Existem vários tipos de marionetes, cada uma com suas características, técnicas de manipulação e estilos de apresentação. Entre os tipos mais comuns estão:

Marionetes de Fios

Essas marionetes são suspensas por fios que são manipulados pelos marionetistas. Cada fio está conectado a uma parte específica do corpo da marionete, permitindo movimentos articulados e graciosos.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/562044 Acesso em 18, jan. 2023.

Marionetes de Vara

Nesse tipo, as marionetes são controladas por meio de varas que são acopladas aos braços e pernas dos bonecos. Os movimentos são realizados através do movimento das varas pelo manipulador.

Disponível em https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=15779&picture=marionetes Acesso em 18, jan. 2023.

Marionetes de Mesa

Também conhecidas como marionetes de luva, são controladas por meio de uma abertura na parte inferior, onde o manipulador insere a mão. Esse tipo é popular em teatros de rua e espetáculos mais informais.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/627253 Acesso em 18, jan. 2023.

Marionetes de Sombra

Esta forma de teatro utiliza figuras recortadas que são colocadas entre uma fonte de luz e uma tela, criando sombras projetadas. Originárias da Ásia, especialmente da Indonésia, as marionetes de sombra oferecem um espetáculo visualmente envolvente.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/lais-castro/4215844627/ Acesso em 18, jan. 2023.

O teatro de marionetes não apenas preserva tradições culturais antigas, mas também continua a evoluir, adaptando-se aos gostos contemporâneos e inovações tecnológicas, seja nas ruas movimentadas de uma cidade moderna ou nos palcos tradicionais de teatros.

QUESTÃO 1

O teatro de marionetes não apenas preserva tradições culturais antigas, mas também continua a evoluir, adaptando-se aos gostos contemporâneos e inovações tecnológicas. Onde o teatro de marionetes pode ser apreciado?

(A) Apenas em teatros tradicionais.

(B) Apenas nas ruas movimentadas de uma cidade moderna.

(C) Tanto nas ruas movimentadas de uma cidade moderna quanto nos palcos tradicionais de teatros.

(D) Apenas em apresentações visuais modernas.

QUESTÃO 2

A marionete de sombras é uma forma de teatro que utiliza figuras recortadas que são colocadas entre uma fonte de luz e uma tela, criando sombras projetadas. Qual é a origem geográfica das marionetes de sombra?

(A) Egito.

(B) Grécia.

(C) China.

(D) Ásia.

QUESTÃO 3

O que o teatro de marionetes preserva além das tradições culturais antigas?

QUESTÃO 4

Como as marionetes de mesa também são conhecidas?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArte
Componente CurricularArte/Teatro
Habilidade(GO-EF07AR25-C) Reconhecer, apreciar, explorar e comparar diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro musical, teatro do oprimido, teatro de formas animadas – bonecos, sombras, objetos, lambe-lambe e máscaras, por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos, na diversidade de espaços cênicos, rua, palco, teatro, escola e feiras, circo, refletindo sobre a formação de público.
ReferênciasAMARAL, Ana Maria. O Ator e Seus Duplos. São Paulo: Editora Senac, 2002.
______. Teatro de Animação. São Caetano do Sul: FAPESP (Ateliê Editorial), 1997.
______. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
COSTA, Felisberto Sabino da. A poética do ser e não ser: Procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016. p. 97.