You are currently viewing ARTE – TEATRO – Senhoras e Senhores – respeitável público – o show já vai começar.

ARTE – TEATRO – Senhoras e Senhores – respeitável público – o show já vai começar.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 11/06/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

As apresentações artístico-culturais levam alegria, tiram sorrisos e aplausos de todos através dos tempos. Tudo é muito calculado, planejado e organizado até que se chegue no produto final:  o espetáculo.

Arquivo pessoal da Professora Jussara Hosana

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA: TEATRO

Arte | Turma E | 5 Ano | Ciclo da Infância

Senhoras e Senhores, respeitável público, o show já vai começar.

Olá pessoal, como vocês estão? Na aula de Arte, hoje, vamos falar sobre o teatro, a arte de representar, e encenar, ao vivo. Vamos conhecer um pouco do berço do teatro que é o circo e algumas curiosidades sobre tudo isso. Um mundo mágico, de sorrisos fartos da plateia e de histórias hereditárias, afinal, quem nasce artista, artista se faz e assim será para sempre. As peças teatrais são representadas nos palcos e picadeiros, muitas utilizam música, marionetes, números do próprio circo, de ópera, de ballet e outras variedades de dança. Então, respeitável público, para alegria de todos vocês vamos viajar pelo maravilhoso mundo artístico, falar de espetáculos de rara beleza, coragem, audácia e sangue frio…venha comigo!

Imagem: Circo de Soleil

Britannica escola -Membros do Cirque du Soleil se apresentam no espetáculo “Amaluna”, em 2016. https://escola.britannica.com.br/artigo/circo/480985/recursos/229465 Acesso em 19 de abril de 2021

Atualmente, a tecnologia ajuda com iluminação especial, sonorização, efeitos especiais, mas nem sempre foi assim nos espetáculos. Os panos de roda, lonas, folhas de zinco, arames, arquibancadas de madeira, estruturas conhecidas como pauleiras, deram lugar a acentos confortáveis, local com boa acústica, cobertura, espaços suntuosos e organizados.

IMAGEM: Plateia na arquibancada

Arquivo pessoal da Professora Jussara Hosana

Mas o sabor da pipoca, picolé, algodão doce, pirulito de melado, amendoim doce, batata frita… nossa, continuam a me reportar para uma infância muito gostosa. Sim, eu falo hoje com vocês de um lugar que conheço bem e de onde trago muito aprendizado que é a estrada, o mundo do que hoje conhecemos como show business. Sou nascida e criada nos bastidores, picadeiros, palcos de circos, anfiteatros, público e artistas dos mais variados segmentos e, só pra você saber, tenho o maior orgulho de tudo isso.  Assim como os circos, os teatros também evoluíram muito, na Europa, na por volta de 500-1500 d.C., as peças frequentemente eram ligadas à religião e inicialmente, eram encenadas em igrejas. Mais tarde, passaram a ser apresentadas ao ar livre, em cima de plataformas decoradas ou, às vezes, sobre carroças e caminhões e o povo assistia a grupos de atores ambulantes que apresentavam espetáculos de entretenimento cômico ao ar livre. No decorrer do tempo, os grandes teatros erguidos na antiguidade acabaram por criar o modelo seguido pelos teatros de hoje. Na época de Shakespeare, mulheres não atuavam no teatro. Os personagens femininos eram representados por homens ou meninos que se vestiam de mulher, como no teatro nô japonês.

IMAGEM: Teatros

Britannica escola – O teatro de Epidauro, construído no século IV a.C., é o teatro antigo mais bem conservado da Grécia.https://escola.britannica.com.br/artigo/teatro/482667/recursos/229328  Interior do Teatro Amazonas, em Manaus. Além de óperas e peças de teatro, seu palco já recebeu vários outros espetáculos, como musicais, orquestras e shows de cantores. https://escola.britannica.com.br/artigo/teatro/482667/recursos/229326 Acessos em 19 de abril de 2021.

A parte mais importante de um teatro, como casa de espetáculos, é o palco. A encenação acontece na parte da frente do palco, conhecida como proscênio. O palco costuma ser retangular, com um lado aberto, de frente para o público. A plateia assiste à produção que se desenvolve no palco como se estivesse enxergando através da parede de uma sala. Alguns teatros têm um palco que avança parcialmente sobre a plateia. O público ocupa três lados da seção projetada desse palco. Já no chamado teatro de arena, também conhecido como anfiteatro, o público se dispõe em torno do palco, pois ele fica no centro. Outras partes importantes do teatro são os bastidores e os camarins. Há também uma cabine na qual técnicos controlam a iluminação e o sistema de som. Mas será que os artistas, atores, atrizes, bailarinos, cantores antigamente contavam com este suporte de hoje? 

IMAGEM: Show

Arquivo pessoal da Professora Jussara Hosana. – Silveira, Silveirinha, Luiz Conceição, Ceary, Siomara e Jussara – Circo de Touros Belo México- 1973

Arquivo pessoal da Professora Jussara Hosana. – Ceary, Siomara e Romaninho – Circo do Jaburu – 1974

Observe na primeira foto, a estrutura do circo, como estava colocado o microfone, a fiação, e que o picadeiro para os artistas cantarem, era a própria arena onde acontecem as touradas e essa gatinha no braço da cantora sou eu viu pessoal, no colo da minha amada mãe Siomara que cantava junto do meu saudoso pai Ceary. Na segunda foto, veja que a trupe circense junto aos artistas Ceary, Siomara e Romaninho, a simplicidade do camarim, a estrutura mas vejam a alegria nos rostos de cada um por mais uma noite de trabalho que agradou e encantou a cidade.

IMAGEM: Os profissionais do teatro

Cena do espetáculo musical norte-americano Hamilton. No teatro musical, é necessário o trabalho de compositores, para criar a música, e de profissionais da dança, para montar as coreografias.https://escola.britannica.com.br/artigo/teatro/482667/recursos/229327 Acesso em 19 de abril de 2021.

Montar uma peça de teatro é um trabalho de equipe. Muitas pessoas trabalham juntas, e cada uma tem sua função. Em uma peça, os papéis mais visíveis são os dos atores. As pessoas principais que trabalham nos bastidores são o produtor e o diretor. O produtor é o principal responsável pelo financiamento da peça. É ele quem busca patrocínios e administra o dinheiro para a montagem. O diretor é quem decide como a peça será encenada, e isso envolve dirigir o trabalho dos atores e da equipe técnica que trabalha nos bastidores. O diretor também comanda os ensaios. Um dramaturgo escreve o roteiro ou o texto da peça, que contém a história e as falas dos atores. O diretor de cena cuida de toda a atividade dos bastidores durante a produção. O cenógrafo cria os cenários e a mobília. O aderecista cuida dos objetos pequenos, ou adereços, usados no palco. Os técnicos de luz iluminam o palco, enfatizando determinadas ações e diálogos ou criando um clima específico. O maquiador e o figurinista ajudam os atores a ter a aparência adequada para seus papéis. O divulgador faz a divulgação do espetáculo, para atrair o público. Outros tipos de produções teatrais podem envolver outras pessoas com funções ou talentos especiais. Em um teatro de marionetes, por exemplo, várias pessoas desenham, fabricam e operam as marionetes ou fantoches Em produções que envolvem dança, o coreógrafo cria os passos e movimentos de dança. Músicos e compositores podem fazer parte da equipe criando trilhas sonoras especiais para o espetáculo. Aqui em Goiás destacamos, entre muitos, o trabalho do renomado e conceituado Produtor cultural Hélio Martins, que atua atualmente na Cia Flor do Cerrado.

IMAGEM: Hélio

Arquivo pessoal da Professora Jussara Hosana

E, diga-se de passagem, ele é o nosso produtor aqui do Conexão escola também. Já que estamos falando de referência goiana, vamos falar um pouco sobre o teatro brasileiro que teve um momento marcante na década de 1940 com a fundação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo. Em 1944, Abdias do Nascimento fundou o Teatro Experimental do Negro no Rio de Janeiro, com o objetivo de valorizar a história e a cultura negras. Em meados da década de 1950, apareceram formas alternativas de teatro, como o Arena de São Paulo, com o qual estavam associados os dramaturgos Vianna Filho, Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. Na década de 1970, Boal criou a técnica teatral conhecida como Teatro do Oprimido, baseada nos ensinamentos do educador Paulo Freire e sua Pedagogia do Oprimido , que buscava democratizar a produção teatral, ou seja, torná-la acessível para todas as pessoas, independentemente de sua classe social. Outro teatro fundado na década de 1950 e comprometido com as questões políticas e sociais foi o Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa. O Oficina surgiu em 1958, em São Paulo, no tradicional bairro do Bixiga, onde funciona até hoje. O Teatro Popular do Nordeste existiu entre 1960 e 1975. O grupo foi fundado em  Recife por vários profissionais das artes cênicas, dentre eles Ariano Suassuna. Seu objetivo era valorizar o saber dos artistas populares e buscar uma maneira nordestina de fazer teatro.

IMAGEM: Suassuna

Ariano Suassuna foi um dramaturgo e romancista brasileiro. https://escola.britannica.com.br/artigo/Ariano-Suassuna/574518/recursos/184177 Acesso em 19 de abril de 2021.

O povo amazonense construiu, de 1884 a 1896, uma grande casa de espetáculos, o Teatro Amazonas em Manaus que era, na ocasião, uma das cidades mais prósperas do mundo, devido às riquezas geradas pelo Ciclo da Borracha. Assim, no século XXI, praticamente toda cidade de médio ou grande porte, tem pelo menos um teatro para a realização de espetáculos. É grande também o número de grupos teatrais, formados por atores e outras pessoas dedicadas à arte da representação. Neste mundo de cores, sorrisos, aplausos e encantamento, os artistas fascinam o público, sejam equilibristas, trapezistas, malabaristas, contorcionistas, palhaços, bailarinos, acrobatas, atores, atrizes, cantores, músicos, toureiros, peões, locutores, narradores levam crianças e idosos ao mais largo sorriso. Como é bom aplaudir um show, um espetáculo de rara beleza de uma trupe.  

ATIVIDADE:

Vou deixar um desafio para você: Pare tudo o que está fazendo, feche seus olhinhos e procure se lembrar se você já assistiu uma apresentação teatral ou circense. Lembre-se de tudo o que você viu e faça um texto bem bonito no seu caderno. OK?

Se liga aí:

Hoje nós falamos sobre o encantamento, a historicidade das apresentações artísticas, falamos de circos e teatros e até um pouco da vida da Profª Jussarinha.


Ciclo da infância: Habilidade estruturante Habilidades complementares (GO-EF05AR26-B) Compreender o que é dramaturgia e conhecer cada uma das partes da estrutura do texto dramático, introdução, conflito, clímax e desfecho e os elementos constitutivos, enredo, diálogos, descrição e caracterização de personagens, fatos, espaços, saídas e entradas dos personagens, cenário, rubricas, ampliando o vocabulário teatral.(GO-EF05AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir, criar e contar histórias dramatizadas e outras narrativas, exercitando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional, refletindo sobre a construção dos enredos, reconhecendo os elementos teatrais envolvidos. (GO-EF05AR27-A) Criar cenas e esquetes teatrais, partindo de processos criativos individuais e coletivos, utilizando figurinos, maquiagens, adereços e objetos cênicos diversos, e socializar as criações, por meio de processos interativos e dramatizações, exercitando a capacidade autoral. (GO-EF05AR18) Conhecer, apreciar e comparar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes tempos, contextos e culturas por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e fruição de espetáculos, observando e refletindo sobre as características dessas manifestações.
Referências:Britannica escola- O Anfiteatro Real de Astley era famoso pelos espetáculos de circo e teatro. O local funcionou de aproximadamente 1773 até 1895. https://escola.britannica.com.br/artigo/circo/480985/recursos/181635 Acesso em 19 de abril de 2021.Britannica escola -Membros do Cirque du Soleil se apresentam no espetáculo “Amaluna”, em 2016. https://escola.britannica.com.br/artigo/circo/480985/recursos/229465 Acesso em 19 de abril de 2021Britannica escola – O teatro de Epidauro, construído no século IV a.C., é o teatro antigo mais bem conservado da Grécia.https://escola.britannica.com.br/artigo/teatro/482667/recursos/229328  Interior do Teatro Amazonas, em Manaus. Além de óperas e peças de teatro, seu palco já recebeu vários outros espetáculos, como musicais, orquestras e shows de cantores. https://escola.britannica.com.br/artigo/teatro/482667/recursos/229326 Acessos em 19 de abril de 2021.Britannica escola – Cena do espetáculo musical norte-americano Hamilton. No teatro musical, é necessário o trabalho de compositores, para criar a música,bril de 2021.Arquivo pessoal Profª Jussara Hosana  e de profissionais da dança, para montar as coreografias.https://escola.britannica.com.br/artigo/teatro/482667/recursos/229327 Acesso em 19 de abril de 2021