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Arte/Teatro – Jogos Teatrais

Esta proposta de atividade de ARTE/TEATRO é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Jogos Teatrais

Jogos teatrais são uma abordagem dinâmica e interativa para a prática do teatro e da atuação, que se concentram na exploração criativa, no desenvolvimento de habilidades de improvisação e na construção de uma conexão mais profunda entre os participantes. Esses jogos são utilizados como ferramentas pedagógicas e artísticas em diversos contextos, como aulas de teatro, workshops, treinamento de atores e até mesmo em atividades de construção de equipe em ambientes corporativos.

Disponível em Flickr.com Acesso em 11. ago, 2022.

Os jogos teatrais se originaram das ideias de figuras como Viola Spolin e Keith Johnstone, que receberam a importância de estimular a espontaneidade, a expressão emocional e a criatividade na atuação. Ao invés de depender de roteiros pré-estabelecidos, os jogos teatrais permitem que os participantes explorem cenas, personagens e situações de forma improvisada, muitas vezes com base em sugestões do público ou direcionamentos específicos.

Disponível em Unsplash.com Acesso em 11, ago, 2022. 

Esses jogos variam amplamente em termos de formato e objetivo. Alguns se concentram na construção de habilidades de comunicação não verbal, como expressão facial e corporal. Outros enfatizam a construção de personagens, a exploração de diferentes emoções ou a resolução criativa de conflitos.

Disponível em Flickr.com Acesso em 11. ago, 2022.

Independentemente do foco, os jogos teatrais buscam cultivar um ambiente de aprendizado lúdico, onde os participantes se sentem à vontade para se arriscar, experimentar e aprender com os erros.

ESTRUTURA DRAMÁTICA

A estrutura dramática dos jogos teatrais é fundamentada em três elementos essenciais: Onde, Quem e O Quê. Esses elementos fornecem o alicerce para a improvisação e a narrativa durante os jogos, permitindo que os participantes construam cenas e confortáveis ​​de forma criativa e envolvente.

Onde: O elemento “Onde” se refere ao cenário ou ambiente em que ocorre a cena do jogo. Esse ambiente pode ser real ou imaginário, abstrato ou concreto. Durante os jogos teatrais, os participantes são frequentemente desafiados a estabelecer o cenário por meio de suas ações e diálogos. A definição do “Onde” pode variar de um jogo para outro, e pode ser sugerida pelo facilitador, pelo público ou pelos próprios participantes.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/99514535@N06/27940090935 Acesso em 14, ago. 2023.

Quem: O elemento “Quem” envolve os personagens que estão presentes na cena do jogo. Cada jogador assume um papel, criando um personagem que interage com os outros personagens e com o ambiente ao seu redor. A definição dos personagens pode ser ampla ou específica, dependendo do jogo.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/culturacdmx/12999438634 Acesso em 14, ago. 2023.

O Quê: O elemento “O Quê” se relaciona com a ação ou o objetivo da cena do jogo. É a inspiração, o conflito ou a tarefa que impulsiona a interação entre os personagens. O “O Quê” pode variar desde situações simples, como iniciar uma conversa ou encontrar um objeto, até objetivos mais complexos, como resolver um conflito ou atingir um resultado específico.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/48351670091/in/photostream/ Acesso em 14, ago. 2023.

Esses três elementos – Onde, Quem e O Quê – formam a base para a construção das cenas e narrativas durante os jogos teatrais. Eles fornecem um ponto de partida para a improvisação, permitindo que os participantes colaborem e desenvolvam histórias de forma espontânea e criativa.

Disponível em pexels.com Acesso em 11, ago, 2022.

A combinação desses elementos cria um ambiente de exploração, descoberta e diversão, onde os jogadores podem experimentar diferentes perspectivas, expressar emoções e desenvolver suas habilidades de atuação de maneira dinâmica e envolvente.

QUESTÃO 1

Jogos teatrais são uma abordagem dinâmica e interativa para a prática do teatro e da atuação e são utilizados como ferramentas pedagógicas e artísticas em diversos contextos. Um dos principais objetivos dos jogos teatrais é

(A) Treinar atores para seguir roteiros pré-estabelecidos.

(B) Explorar cenas e situações de forma improvisada.

(C) Competir com outros participantes para criar as melhores histórias.

(D) Criar cenários complexos para desafiar os jogadores.

QUESTÃO 2

Os Jogos Teatrais têm como base ideias de roteiros, cenas, personagens e situações improvisadas que receberam a importância de estimular a espontaneidade, a expressão emocional e a criatividade na atuação, fundamentados em

(A) Livros acadêmicos sobre teoria teatral.

(B) Figuras influentes como Viola Spolin e Keith Johnstone.

(C) Diretores famosos de cinema e teatro.

(D) Jogos de tabuleiro populares.

QUESTÃO 3

Quais são os três elementos fundamentais da estrutura dramática dos jogos teatrais? Defina cada um deles.

QUESTÃO 4

Explique porque os jogos teatrais enfatizam a improvisação.

SAIBA MAIS – ARTE/TEATRO – JOGOS TEATRAIS

Canal Albergue 72. “O que é Jogo teatral? Quais são as características e qual é o objetivo dos jogos teatrais?”
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T3QfQho3keo Acesso em 22, ago. 2022.

Canal Viver de Teatro. “Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Improvisação com a última palavra”.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ty5V80OdvgY&t=108s> acesso em 22, ago. 2022.
AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArte
Componente Curricular:Arte/Teatro
Habilidade:
(GO-EF08AR29) Experimentar a gestualidade, as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, desconstruindo estereótipos, clichês e arquétipos.
Referências:RAMALDES, Karine. A Estrutura dos Jogos Teatrais de Viola Spolin. Teatro na Escola. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Dropbox/My%20PC%20(DESKTOP-1M19O4E)/Downloads/582b0c5115f6f-ArtigoZCompl.ZAZEstruturaZdosZJogosZTeatraisZdeZViolaZSpolin.pdf. Acesso em 11, ago. 22. 
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005. 
___________. Jogos Teatrais na sala de aula. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010a. 
____________ . O Jogo Teatral no Livro do Diretor. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo Amos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010b. 
___________. Jogos Teatrais – o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.