Esta proposta de atividade de ARTE/TEATRO é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
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Jogos Teatrais
Jogos teatrais são uma abordagem dinâmica e interativa para a prática do teatro e da atuação, que se concentram na exploração criativa, no desenvolvimento de habilidades de improvisação e na construção de uma conexão mais profunda entre os participantes. Esses jogos são utilizados como ferramentas pedagógicas e artísticas em diversos contextos, como aulas de teatro, workshops, treinamento de atores e até mesmo em atividades de construção de equipe em ambientes corporativos.
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Disponível em Flickr.com Acesso em 11. ago, 2022.
Os jogos teatrais se originaram das ideias de figuras como Viola Spolin e Keith Johnstone, que receberam a importância de estimular a espontaneidade, a expressão emocional e a criatividade na atuação. Ao invés de depender de roteiros pré-estabelecidos, os jogos teatrais permitem que os participantes explorem cenas, personagens e situações de forma improvisada, muitas vezes com base em sugestões do público ou direcionamentos específicos.
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Disponível em Unsplash.com Acesso em 11, ago, 2022.
Esses jogos variam amplamente em termos de formato e objetivo. Alguns se concentram na construção de habilidades de comunicação não verbal, como expressão facial e corporal. Outros enfatizam a construção de personagens, a exploração de diferentes emoções ou a resolução criativa de conflitos.
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Disponível em Flickr.com Acesso em 11. ago, 2022.
Independentemente do foco, os jogos teatrais buscam cultivar um ambiente de aprendizado lúdico, onde os participantes se sentem à vontade para se arriscar, experimentar e aprender com os erros.
ESTRUTURA DRAMÁTICA
A estrutura dramática dos jogos teatrais é fundamentada em três elementos essenciais: Onde, Quem e O Quê. Esses elementos fornecem o alicerce para a improvisação e a narrativa durante os jogos, permitindo que os participantes construam cenas e confortáveis de forma criativa e envolvente.
Onde: O elemento “Onde” se refere ao cenário ou ambiente em que ocorre a cena do jogo. Esse ambiente pode ser real ou imaginário, abstrato ou concreto. Durante os jogos teatrais, os participantes são frequentemente desafiados a estabelecer o cenário por meio de suas ações e diálogos. A definição do “Onde” pode variar de um jogo para outro, e pode ser sugerida pelo facilitador, pelo público ou pelos próprios participantes.
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Disponível em https://www.flickr.com/photos/99514535@N06/27940090935 Acesso em 14, ago. 2023.
Quem: O elemento “Quem” envolve os personagens que estão presentes na cena do jogo. Cada jogador assume um papel, criando um personagem que interage com os outros personagens e com o ambiente ao seu redor. A definição dos personagens pode ser ampla ou específica, dependendo do jogo.
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Disponível em https://www.flickr.com/photos/culturacdmx/12999438634 Acesso em 14, ago. 2023.
O Quê: O elemento “O Quê” se relaciona com a ação ou o objetivo da cena do jogo. É a inspiração, o conflito ou a tarefa que impulsiona a interação entre os personagens. O “O Quê” pode variar desde situações simples, como iniciar uma conversa ou encontrar um objeto, até objetivos mais complexos, como resolver um conflito ou atingir um resultado específico.
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Disponível em https://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/48351670091/in/photostream/ Acesso em 14, ago. 2023.
Esses três elementos – Onde, Quem e O Quê – formam a base para a construção das cenas e narrativas durante os jogos teatrais. Eles fornecem um ponto de partida para a improvisação, permitindo que os participantes colaborem e desenvolvam histórias de forma espontânea e criativa.
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Disponível em pexels.com Acesso em 11, ago, 2022.
A combinação desses elementos cria um ambiente de exploração, descoberta e diversão, onde os jogadores podem experimentar diferentes perspectivas, expressar emoções e desenvolver suas habilidades de atuação de maneira dinâmica e envolvente.
QUESTÃO 1
Jogos teatrais são uma abordagem dinâmica e interativa para a prática do teatro e da atuação e são utilizados como ferramentas pedagógicas e artísticas em diversos contextos. Um dos principais objetivos dos jogos teatrais é
(A) Treinar atores para seguir roteiros pré-estabelecidos.
(B) Explorar cenas e situações de forma improvisada.
(C) Competir com outros participantes para criar as melhores histórias.
(D) Criar cenários complexos para desafiar os jogadores.
QUESTÃO 2
Os Jogos Teatrais têm como base ideias de roteiros, cenas, personagens e situações improvisadas que receberam a importância de estimular a espontaneidade, a expressão emocional e a criatividade na atuação, fundamentados em
(A) Livros acadêmicos sobre teoria teatral.
(B) Figuras influentes como Viola Spolin e Keith Johnstone.
(C) Diretores famosos de cinema e teatro.
(D) Jogos de tabuleiro populares.
QUESTÃO 3
Quais são os três elementos fundamentais da estrutura dramática dos jogos teatrais? Defina cada um deles.
QUESTÃO 4
Explique porque os jogos teatrais enfatizam a improvisação.
SAIBA MAIS – ARTE/TEATRO – JOGOS TEATRAIS
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T3QfQho3keo Acesso em 22, ago. 2022.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ty5V80OdvgY&t=108s> acesso em 22, ago. 2022.
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Arte |
Componente Curricular: | Arte/Teatro |
Habilidade: | (GO-EF08AR29) Experimentar a gestualidade, as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, desconstruindo estereótipos, clichês e arquétipos. |
Referências: | RAMALDES, Karine. A Estrutura dos Jogos Teatrais de Viola Spolin. Teatro na Escola. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Dropbox/My%20PC%20(DESKTOP-1M19O4E)/Downloads/582b0c5115f6f-ArtigoZCompl.ZAZEstruturaZdosZJogosZTeatraisZdeZViolaZSpolin.pdf. Acesso em 11, ago. 22. SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005. ___________. Jogos Teatrais na sala de aula. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010a. ____________ . O Jogo Teatral no Livro do Diretor. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo Amos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010b. ___________. Jogos Teatrais – o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012. |