You are currently viewing ARTE – Teatro – Harmonia dos elementos de uma peça teatral.

ARTE – Teatro – Harmonia dos elementos de uma peça teatral.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 20/08/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Cenografia, figurino, maquiagem, sonoplastia, iluminação e objeto cênico, são os elementos cênicos presentes no teatro, de fundamental importância para a realização do espetáculo.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/don-quixote-dulcinea-bal%C3%A9-1180887/ Acesso em 05 de junho de 2021.

Assista a videoaula abaixo com o tema: Teatro – Harmonia dos elementos que de uma peça teatral

Arte | Turma E | 5 Ano | Ciclo da Infância

Olá pessoal, Como é que vocês estão? Beleza? Hoje vamos conhecer os elementos cênicos e os profissionais responsáveis por cada um deles, que estão presentes no teatro e que são de fundamental importância para que o espetáculo se realize. Dentre eles, podemos destacar: cenografia, figurino, maquiagem, sonoplastia, iluminação e objeto cênico, que caracterizam a peça e as personagens. Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize. Vejamos os elementos cênicos e as pessoas responsáveis por cada função.

  • Cenografia – Cenógrafo
  • Figurino – Figurinista
  • Maquiagem – Maquiador
  • Sonoplastia – Sonoplasta
  • Iluminação – Iluminador
  • Objeto Cênico – Contra regra.

CENOGRAFIA

Fonte: Cortina- disponível em:https://pixabay.com/pt/illustrations/fantasia-varanda-cortina-lua-mar-4339663/ Acesso em 06 de junho de 2021.

A cenografia é parte importante do espetáculo, é o elemento do teatro que organiza o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico. O Cenógrafo, projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, idealiza e supervisiona a montagem de todos os ambientes da produção.

FIGURINO

Vestuário – disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/traje-barroco-vestu%C3%A1rio-lady-2713387/ Acesso em 06 de junho de 2021.

É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela. O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral, ele é quem escolhe o que os personagens vão vestir.

MAQUIAGEM

Arquivo pessoal Profa. Jussara Hosana.

A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltam aspectos importantes para a compreensão do personagem. O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes. Este profissional é quem prepara as pessoas por meio da aplicação de produtos de beleza, para caracterizar os personagens.

SONOPLASTIA

Fonte: Sonoplasta – disponivel em: https://pixabay.com/pt/photos/som-concerto-prepara%C3%A7%C3%A3o-hall-4087874/ Acesso em 06 de junho de 2021.

A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo. O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral e para a execução, temos os músicos. Ele realiza efeitos especiais e fundos sonoros, edita áudio de trilhas sonoras, música, vinhetas,  dentre outros.

ILUMINAÇÃO

Luz de palco- Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/holofote-luz-de-palco-de-3363160/

A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo. O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral. Ele “faz a luz” Ele cria efeitos de luz, próprios e necessários à atmosfera do espetáculo, determina as cores, intensidades, afinação e sequência de acendimento dos refletores, além de geralmente programar a mesa de controle

OBJETOS CÊNICOS

Musical- Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/bela-fera-personagens-963893/ Acesso em 07 de junho de 2021.

Objeto cênico é qualquer objeto que faça parte de uma cena, isto é, não é qualquer coisa que só faça poluir o palco, mas que tenha significado pra cena. Em espetáculos e na indústria audiovisual, referem-se a todo objeto (objeto de cena) aqueles objetos necessários ao uso do atuante (ator, bailarino, etc.). Por exemplo: Um jornal, uma cadeira, uma mesa ou a réplica de uma máquina, uma escada, bonecos podem ser objetos de cena. O contra-regra,  é o profissional de teatro que tem a função de marcar a entrada e saída dos atores em cena, acompanhar o espetáculo responsabilizando-se pela mudança dos cenários e figurinos, colocar e tirar os móveis nos seus devidos lugares em cena e indicar o início do espetáculo. Ele é o responsável pelos objetos em cena.

ADEREÇOS – MÁSCARAS

Máscaras. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/teatro-m%C3%A1scaras-rostos-deco-faces-659027/ Acesso em 07 de junho de 2021.

Adereços são conhecidos como todo objeto usado para enfeite, como anéis, pulseiras, brincos, colares, cintos, chapéus, máscaras ou adornos. Vamos falar agora de um adereço cênico presente no figurino que é a máscara teatral. Na antiguidade, as tragédias eram apresentadas com magnificência e força; os atores atuavam em estase e portavam máscaras trágicas; desta forma a realidade idealizada que criavam se afastava muito da realidade comum. A comédia geralmente apresentada em seguida às trilogias trágicas, transpunha com suas paródias e efeitos cômicos essa realidade para a situação da vida cotidiana, quanto mais fantástica era a máscara, mais os outros atore ou quem estivesse assistindo ao ritual, sentiam que havia uma identificação entre o mascarado e o poder a que ele se referia. Não há dúvidas de que a máscara teve papel importante em toda a história do homem, particularmente no teatro.

ATIVIDADE:

Vocês perceberam que as máscaras fizeram e ainda fazem parte de muitos rituais e peças de teatro, agora é a vez de colocarmos a mão na massa e confeccionar nossas próprias máscaras. Pois essa será a nossa atividade. Para isso eu peço a vocês que assistam um vídeo com o passo a passo para a confecção de uma máscara, preparado pelo Prof. Eurim Pablo. Antes eu quero que você pense em que personagem irá criar. Qual será a expressão do rosto de sua personagem? Escreva no seu caderno um breve histórico da sua personagem, contendo principalmente: Nome da personagem, idade, onde nasceu e onde viveu, fale sobre a personalidade, qualidades, defeitos, manias, forma de andar dentre outras características. Bom trabalho e espero ver muitas expressões nestas máscaras. Depois, guarde suas máscaras para futuras ações e eventos ok? Acesse o link abaixo.

Confecção de máscara de teatro.

Relembrando a aula:

Hoje abordamos os elementos cênicos e as pessoas responsáveis por cada função, que são: Cenografia – Cenógrafo; Figurino – Figurinista; Maquiagem – Maquiador; Sonoplastia – Sonoplasta; Iluminação – Iluminador; Objeto Cênico – Contra regra. Cada profissional tem sua função e importância.


Habilidade estruturante:
Habilidade Complementar
:
(GO-EF05AR20-B) Refletir coletivamente sobre os processos criativos implicados no fazer teatral, considerando a diversidade de elementos do espetáculo, como cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação, sonoplastia, utilizando o vocabulário teatral.(GO-EF05AR38-A) Reconhecer a diversidade de gênero, racial, étnica, política, social e cultural, refletindo e dialogando sobre si mesmo e sobre o outro, a partir das experiências teatrais, e fazer sínteses e registros verbais e/ou não verbais, por meio de oralidade, escrita, desenho, expressão corporal, audiovisual, valorizando as diferentes identidades.(GO-EF05AR26-A) Pesquisar, adaptar, construir e explorar figurinos, cenários, objetos cênicos, adereços, maquiagem e outros elementos concretos do fazer teatral.
Referências:Ventrella, Roseli e Arruda, Jacqueline. Projeto Educação para o Século XXI – Série Link da Arte 6ª e 7ª séries. Escala Educacional.COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo: Perspectiva. 1980.