You are currently viewing Arte – Teatro: Expressões faciais

Arte – Teatro: Expressões faciais

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.

Você já foi ao teatro?

Sabe de onde ele surgiu?

Foto di OpenClipart-Vectors da Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/it/vectors/commedia-faccia-teatro-tragedia-157719

O teatro, tem suas raízes na Grécia antiga, é mais do que um simples palco; é um local onde a arte ganha vida. A palavra “teatro” não representa só um espaço físico, mas também a arte que nele se desenrola. Essa forma de expressão artística compreende um conjunto de peças teatrais destinadas à apresentação a um público, onde atores, por meio de suas habilidades, dão vida a personagens e histórias que despertam diversos sentimentos na plateia.

No teatro, as expressões faciais e corporais são ferramentas fundamentais para o sucesso de uma peça. É através dessas expressões que os atores conseguem transmitir emoções, conectar-se com o público e contar uma história de forma convincente. As expressões faciais, por exemplo, são capazes de revelar alegria, tristeza, surpresa, medo e uma variedade de outros sentimentos.

É incrível como a mímica é usada no teatro, uma forma de expressão que utiliza gestos e movimentos corporais para comunicar ideias e sentimentos sem o uso de palavras. As mímicas são um exemplo importante de como a linguagem corporal é poderosa, criando uma comunicação rica e cativante.

Questão 1

O que o texto destaca como uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma peça de teatro?

A) Uso intensivo de efeitos especiais.

B) A escolha do local de apresentação.

C) Expressões faciais e corporais dos atores.

D) Número de atores envolvidos na peça.

Questão 2

Qual é o objetivo das expressões faciais e corporais no teatro, de acordo com o texto?

A) Apenas decorar o roteiro da peça.

B) Transmitir emoções, conectar-se com o público e tornar a história convincente.

C) Agradar apenas os jornalistas e críticos de teatro.

D) Apenas reduzir a quantidade de conversas na peça.

Questão 3

No Teatro as expressões faciais e corporais são fundamentais para que a peça seja um sucesso. 

Por isso, vamos aprender um pouco sobre as expressões faciais e os sentimentos representados por elas. 

Atividade construída no Canva Educacional

Obs.: Se possível imprima a folha abaixo, se não for possível identifique e registre no caderno.

Questão 4

Agora use seu desenho para dar vida às expressões das crianças. 

Obs.: Se não for possível imprimir desenhe no caderno.

Questão 5

Vamos brincar?

Antes de iniciarmos a brincadeira é importante relembrar que esta é uma atividade importante referente a uma Arte milenar. 

Faça em dupla ou em pequeno grupo a representação dos sentimentos/ação a seguir.

Cada criança deverá escolher um sentimento para representar por vez. Todos devem participar.

Questão 6

Por fim, dialogue sobre a atividade já pensando em como seria contar uma história usando essas expressões faciais e qual história gostaria de encenar.


Saber Mais

Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/mimica/>

Canal Viver de Teatro “Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg>. Acesso em: 23 Mai 2022.

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Contextos e Práticas: Histórias dramatizadas e outras narrativas – repertório real e ficcional

Processos de Criação: Trabalho colaborativo, coletivo e autoral/ improvisações teatrais e processos narrativos

Processos de Criação: Composição cênica 



(GO-EF03AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir e contar histórias dramatizadas e outras narrativas, exercitando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional.

(GO-EF03AR20) Investigar e experimentar as possibilidades do trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos /criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano e extra-cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(GO-EF03AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica, individual e coletivamente, buscando estabelecer diferentes relações, conexões, significações e ressignificações, bem como fazer sínteses e registros verbais e/ou não verbais sobre as experiências vivenciadas.
ReferênciasDocumento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: <https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/>

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018.