You are currently viewing Arte – Teatro: Expressões faciais e a mímica

Arte – Teatro: Expressões faciais e a mímica

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ JÁ FOI AO TEATRO?

Opera “Serva Patroa”. Tirada em 23 de fev de 2012 – Domínio Público. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/portalpbh/6923958761>

O TEATRO É UMA ARTE MUITO ANTIGA E DE ORIGEM GREGA, REPRESENTA UM CONJUNTO DE PEÇAS PARA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO. A QUAL UM OU VÁRIOS ATORES QUE APRESENTAM UMA HISTÓRIA QUE DESPERTA NA PLATEIA SENTIMENTOS VARIADOS.

AS EXPRESSÕES FACIAIS DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO TEATRO, POIS AJUDAM A TRANSMITIR EMOÇÕES, PENSAMENTOS E CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS AOS ESPECTADORES. 

SENTIMENTOS, COMO ALEGRIA, TRISTEZA, RAIVA, MEDO E SURPRESA SÃO EXPRESSÕES PERTENCENTES A LINGUAGEM NÃO VERBAL, QUE COMPLEMENTA AS PALAVRAS E GESTOS DOS ATORES, CRIANDO CONEXÕES EMOCIONAIS ENTRE OS PERSONAGENS E O PÚBLICO, TORNANDO A EXPERIÊNCIA TEATRAL MAIS ENVOLVENTE E REALISTA. 

OS ATORES DEDICAM TEMPO E ESFORÇO PARA ESTUDAR E DESENVOLVER SUAS HABILIDADES EM EXPRESSÕES FACIAIS, TRABALHAM TAMBÉM O CONTROLE DOS MÚSCULOS FACIAIS E A CAPACIDADE DE TRANSMITIR EMOÇÕES DE FORMA CONVINCENTE AO PUBLICO. 

QUESTÃO 1

NO TEATRO AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE A PEÇA SEJA UM SUCESSO. 

POR ISSO, VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE AS EXPRESSÕES FACIAIS E OS SENTIMENTOS REPRESENTADOS POR ELAS.

Atividade construída no Canva Educacional

OBS.: SE POSSÍVEL IMPRIMA A FOLHA A CIMA, SE NÃO FOR POSSÍVEL IDENTIFIQUE ORALMENTE.

QUESTÃO 2

AGORA USE SEU DESENHO PARA DAR VIDA ÀS EXPRESSÕES DAS CRIANÇAS.

OBS: SE NÃO FOR POSSÍVEL IMPRIMIR, DESENHE NO CADERNO. 

QUESTÃO 3

VAMOS BRINCAR?

FAÇA EM DUPLA OU PEQUENO GRUPO PARA REPRESENTAR DAS FRASES A SEGUIR.

CADA CRIANÇA DEVERÁ ESCOLHER UM SENTIMENTO PARA REPRESENTAR POR VEZ. TODOS DEVEM PARTICIPAR.

QUANDO GANHO UM BRINQUEDO QUE QUERIA MUITO.FELIZ
QUANDO VOU AO DENTISTA.SÉRIO(A)
QUANDO ENCONTRO ALGUÉM QUE GOSTOSORRIDENTE
QUANDO ALGO MUITO ENGRAÇADO ACONTECE.GARGALHANDO
QUANDO UM BRINQUEDO QUE GOSTO MUITO ESTRAGA.TRISTE
QUANDO ME MACHUCO GRAVEMENTE.CHORANDO
QUANDO VEJO ALGO NOJENTONOJO
QUANDO ALGO QUE NÃO TENHO CONTROLE ACONTECE E EU NÃO GOSTO.NERVOSO(A)
QUANDO EU BRIGO COM ALGUÉM QUE GOSTO.BRAVO(A)

Canal Ph Party Produções e Eventos “Mímica & Improvisos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y8gb5ZSCgRo>. Acesso em: 23 Mai 2022.

QUESTÃO 4

OBSERVE A FIGURA E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) TRISTE

B) FELIZ

C) ZANGADO

D) ASSUSTADO

QUESTÃO 5

POR QUE AS EXPRESSÕES FACIAIS SÃO IMPORTANTES NO TEATRO?

A) PARA ASSUSTAR A PLATEIA

B) PARA MOSTRAR O FIGURINO

C) PARA DEMONSTRAR EMOÇÕES E SENTIMENTOS 

D) PARA CONTAR PIADAS

SABER MAIS

Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: https://www.infoescola.com/artes/mimica/>

Canal Ariadiny Candido “Teatro”. Disponível em: <https://youtu.be/LyUx1Y5ezqE>. Acesso em: 23 Mai 2022.

Canal Viver de Teatro “Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg>. Acesso em: 23 Mai 2022.

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos:
Processos de Criação:
Jogos tradicionais/populares, jogos dramáticos e jogos teatrais

Contextos e Práticas:
Histórias dramatizadas


Processos de Criação:
Uso de objetos concretos e imaginários na composição cênica
Habilidades:
(GO-EF02AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano e extracotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.


(GO-EF02AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir e contar histórias dramatizadas, cultivando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional.

(GO-EF02AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica, individual e coletivamente, buscando estabelecer diferentes relações, conexões, significações e ressignificações, bem como dialogar sobre as experiências vivenciadas.
Referência:Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018.