You are currently viewing Arte – Teatro: Expressões faciais e a mímica

Arte – Teatro: Expressões faciais e a mímica

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ JÁ FOI AO TEATRO?

Édipo Rei, Festival de Lugo Grupo S.V. Producciones de Madrid
Autor: Luis Miguel Bugallo Sánchez

O TEATRO, UMA FORMA DE ARTE ANCESTRAL COM RAÍZES NA GRÉCIA ANTIGA, ABRANGE UM CONJUNTO DIVERSIFICADO DE PEÇAS DESTINADAS À APRESENTAÇÃO DIANTE DO PÚBLICO. 

DESDE OS SEUS PRIMÓRDIOS, O TEATRO TEM SIDO UM MEIO PODEROSO DE EXPRESSÃO CULTURAL E SOCIAL. NELE, AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA TRANSMISSÃO DAS EMOÇÕES E NA EFICÁCIA DA PERFORMANCE, PERMITINDO QUE O PÚBLICO SE ENVOLVA DE FORMA MAIS PROFUNDA COM A NARRATIVA E OS PERSONAGENS.

EXPLORAR AS EXPRESSÕES FACIAIS É UMA PARTE ESSENCIAL DA PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL BEM-SUCEDIDA. CADA GESTO, CADA OLHAR, CARREGA CONSIGO O PESO DOS SENTIMENTOS E DAS INTENÇÕES DO PERSONAGEM, DANDO VIDA À HISTÓRIA DE UMA FORMA ÚNICA E CATIVANTE. 

QUESTÃO 1

O TEATRO SURGIU

A) NO BRASIL A POUCO TEMPO
B) A MUITO SÉCULOS ATRÁS
C) A POUCO TEMPO
D) NENHUMA DAS ANTERIORES

QUESTÃO 2

AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS SÃO

A) IMPORTANTES PARA A MATEMÁTICA
B) IMPORTANTES PARA O TEATRO
C) IMPORTANTES PARA A GEOGRAFIA
D) NENHUMA DAS ANTERIORES

QUESTÃO 3

NO TEATRO AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE A PEÇA SEJA UM SUCESSO. 

POR ISSO, VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE AS EXPRESSÕES FACIAIS E OS SENTIMENTOS REPRESENTADOS POR ELAS.

Atividade construída no Canva Educacional

OBS.: SE POSSÍVEL IMPRIMA A FOLHA ABAIXO, SE NÃO FOR POSSÍVEL IDENTIFIQUE ORALMENTE.

QUESTÃO 4

AGORA USE SEU DESENHO PARA DAR VIDA ÀS EXPRESSÕES DAS CRIANÇAS.

OBS: SE NÃO FOR POSSÍVEL IMPRIMIR DESENHE NO CADERNO. 

QUESTÃO 5

VAMOS BRINCAR?

FAÇA EM DUPLA OU EM PEQUENO GRUPO A REPRESENTAÇÃO DAS FRASES A SEGUIR.

CADA CRIANÇA DEVERÁ ESCOLHER UM SENTIMENTO PARA REPRESENTAR POR VEZ. TODOS DEVEM PARTICIPAR.

QUANDO GANHO UM BRINQUEDO QUE QUERIA MUITO.FELIZ
QUANDO VOU AO DENTISTA.SÉRIO(A)
QUANDO ENCONTRO ALGUÉM QUE GOSTOSORRIDENTE
QUANDO ALGO MUITO ENGRAÇADO ACONTECE.GARGALHANDO
QUANDO UM BRINQUEDO QUE GOSTO MUITO ESTRAGA.TRISTE
QUANDO ME MACHUCO GRAVEMENTE.CHORANDO
QUANDO VEJO ALGO NOJENTONOJO
QUANDO ALGO QUE NÃO TENHO CONTROLE ACONTECE E EU NÃO GOSTO.NERVOSO(A)
QUANDO EU BRIGO COM ALGUÉM QUE GOSTO.BRAVO(A)

QUESTÃO 6

POR FIM, VAMOS VER UMA PEQUENA CENA DE TEATRO COM MÍMICA E IMPROVISO.

Ph Party Produções e Eventos – Mímica & Improvisos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y8gb5ZSCgRo>

SABER MAIS

Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/mimica/>

Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg>

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Processos de Criação: Improvisação teatral e processos narrativos /criativos em teatro

Contextos e Práticas: Histórias dramatizadas

Processos de Criação: Uso de objetos concretos e imaginários na composição cênica




(GO-EF01AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos/criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(GO-EF01AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao experiência histórias dramatizadas, cultivando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional.

(GO-EF01AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica individual e coletiva, estabelecendo diferentes relações, conexões, significações e ressignificações.

Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: <https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/>

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

Viver de Teatro – Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg>