Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ JÁ FOI AO TEATRO?
O TEATRO, UMA FORMA DE ARTE ANCESTRAL COM RAÍZES NA GRÉCIA ANTIGA, ABRANGE UM CONJUNTO DIVERSIFICADO DE PEÇAS DESTINADAS À APRESENTAÇÃO DIANTE DO PÚBLICO.
DESDE OS SEUS PRIMÓRDIOS, O TEATRO TEM SIDO UM MEIO PODEROSO DE EXPRESSÃO CULTURAL E SOCIAL. NELE, AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA TRANSMISSÃO DAS EMOÇÕES E NA EFICÁCIA DA PERFORMANCE, PERMITINDO QUE O PÚBLICO SE ENVOLVA DE FORMA MAIS PROFUNDA COM A NARRATIVA E OS PERSONAGENS.
EXPLORAR AS EXPRESSÕES FACIAIS É UMA PARTE ESSENCIAL DA PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL BEM-SUCEDIDA. CADA GESTO, CADA OLHAR, CARREGA CONSIGO O PESO DOS SENTIMENTOS E DAS INTENÇÕES DO PERSONAGEM, DANDO VIDA À HISTÓRIA DE UMA FORMA ÚNICA E CATIVANTE.
QUESTÃO 1
O TEATRO SURGIU
A) NO BRASIL A POUCO TEMPO
B) A MUITO SÉCULOS ATRÁS
C) A POUCO TEMPO
D) NENHUMA DAS ANTERIORES
QUESTÃO 2
AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS SÃO
A) IMPORTANTES PARA A MATEMÁTICA
B) IMPORTANTES PARA O TEATRO
C) IMPORTANTES PARA A GEOGRAFIA
D) NENHUMA DAS ANTERIORES
QUESTÃO 3
NO TEATRO AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE A PEÇA SEJA UM SUCESSO.
POR ISSO, VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE AS EXPRESSÕES FACIAIS E OS SENTIMENTOS REPRESENTADOS POR ELAS.
OBS.: SE POSSÍVEL IMPRIMA A FOLHA ABAIXO, SE NÃO FOR POSSÍVEL IDENTIFIQUE ORALMENTE.
QUESTÃO 4
AGORA USE SEU DESENHO PARA DAR VIDA ÀS EXPRESSÕES DAS CRIANÇAS.
OBS: SE NÃO FOR POSSÍVEL IMPRIMIR DESENHE NO CADERNO.
QUESTÃO 5
VAMOS BRINCAR?
FAÇA EM DUPLA OU EM PEQUENO GRUPO A REPRESENTAÇÃO DAS FRASES A SEGUIR.
CADA CRIANÇA DEVERÁ ESCOLHER UM SENTIMENTO PARA REPRESENTAR POR VEZ. TODOS DEVEM PARTICIPAR.
QUANDO GANHO UM BRINQUEDO QUE QUERIA MUITO. | FELIZ |
QUANDO VOU AO DENTISTA. | SÉRIO(A) |
QUANDO ENCONTRO ALGUÉM QUE GOSTO | SORRIDENTE |
QUANDO ALGO MUITO ENGRAÇADO ACONTECE. | GARGALHANDO |
QUANDO UM BRINQUEDO QUE GOSTO MUITO ESTRAGA. | TRISTE |
QUANDO ME MACHUCO GRAVEMENTE. | CHORANDO |
QUANDO VEJO ALGO NOJENTO | NOJO |
QUANDO ALGO QUE NÃO TENHO CONTROLE ACONTECE E EU NÃO GOSTO. | NERVOSO(A) |
QUANDO EU BRIGO COM ALGUÉM QUE GOSTO. | BRAVO(A) |
QUESTÃO 6
POR FIM, VAMOS VER UMA PEQUENA CENA DE TEATRO COM MÍMICA E IMPROVISO.
SABER MAIS
Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/mimica/>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Processos de Criação: Improvisação teatral e processos narrativos /criativos em teatro Contextos e Práticas: Histórias dramatizadas Processos de Criação: Uso de objetos concretos e imaginários na composição cênica | (GO-EF01AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos/criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF01AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao experiência histórias dramatizadas, cultivando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional. (GO-EF01AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica individual e coletiva, estabelecendo diferentes relações, conexões, significações e ressignificações. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: <https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/> Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Viver de Teatro – Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg> |