Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ JÁ FOI AO TEATRO?
O TEATRO É UMA ARTE MUITO ANTIGA E DE ORIGEM GREGA, REPRESENTA UM CONJUNTO DE PEÇAS PARA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO. A QUAL UM OU VÁRIOS ATORES QUE APRESENTAM UMA HISTÓRIA QUE DESPERTA NA PLATEIA SENTIMENTOS VARIADOS.
AS EXPRESSÕES FACIAIS DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO TEATRO, POIS AJUDAM A TRANSMITIR EMOÇÕES, PENSAMENTOS E CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS AOS ESPECTADORES.
SENTIMENTOS, COMO ALEGRIA, TRISTEZA, RAIVA, MEDO E SURPRESA SÃO EXPRESSÕES PERTENCENTES A LINGUAGEM NÃO VERBAL, QUE COMPLEMENTA AS PALAVRAS E GESTOS DOS ATORES, CRIANDO CONEXÕES EMOCIONAIS ENTRE OS PERSONAGENS E O PÚBLICO, TORNANDO A EXPERIÊNCIA TEATRAL MAIS ENVOLVENTE E REALISTA.
OS ATORES DEDICAM TEMPO E ESFORÇO PARA ESTUDAR E DESENVOLVER SUAS HABILIDADES EM EXPRESSÕES FACIAIS, TRABALHAM TAMBÉM O CONTROLE DOS MÚSCULOS FACIAIS E A CAPACIDADE DE TRANSMITIR EMOÇÕES DE FORMA CONVINCENTE AO PUBLICO.
QUESTÃO 1
NO TEATRO AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE A PEÇA SEJA UM SUCESSO.
POR ISSO, VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE AS EXPRESSÕES FACIAIS E OS SENTIMENTOS REPRESENTADOS POR ELAS.
OBS.: SE POSSÍVEL IMPRIMA A FOLHA A CIMA, SE NÃO FOR POSSÍVEL IDENTIFIQUE ORALMENTE.
QUESTÃO 2
AGORA USE SEU DESENHO PARA DAR VIDA ÀS EXPRESSÕES DAS CRIANÇAS.
OBS: SE NÃO FOR POSSÍVEL IMPRIMIR, DESENHE NO CADERNO.
QUESTÃO 3
VAMOS BRINCAR?
FAÇA EM DUPLA OU PEQUENO GRUPO PARA REPRESENTAR DAS FRASES A SEGUIR.
CADA CRIANÇA DEVERÁ ESCOLHER UM SENTIMENTO PARA REPRESENTAR POR VEZ. TODOS DEVEM PARTICIPAR.
QUANDO GANHO UM BRINQUEDO QUE QUERIA MUITO. | FELIZ |
QUANDO VOU AO DENTISTA. | SÉRIO(A) |
QUANDO ENCONTRO ALGUÉM QUE GOSTO | SORRIDENTE |
QUANDO ALGO MUITO ENGRAÇADO ACONTECE. | GARGALHANDO |
QUANDO UM BRINQUEDO QUE GOSTO MUITO ESTRAGA. | TRISTE |
QUANDO ME MACHUCO GRAVEMENTE. | CHORANDO |
QUANDO VEJO ALGO NOJENTO | NOJO |
QUANDO ALGO QUE NÃO TENHO CONTROLE ACONTECE E EU NÃO GOSTO. | NERVOSO(A) |
QUANDO EU BRIGO COM ALGUÉM QUE GOSTO. | BRAVO(A) |
QUESTÃO 4
OBSERVE A FIGURA E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) TRISTE
B) FELIZ
C) ZANGADO
D) ASSUSTADO
QUESTÃO 5
POR QUE AS EXPRESSÕES FACIAIS SÃO IMPORTANTES NO TEATRO?
A) PARA ASSUSTAR A PLATEIA
B) PARA MOSTRAR O FIGURINO
C) PARA DEMONSTRAR EMOÇÕES E SENTIMENTOS
D) PARA CONTAR PIADAS
SABER MAIS
Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: https://www.infoescola.com/artes/mimica/>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetivos: Processos de Criação: Jogos tradicionais/populares, jogos dramáticos e jogos teatrais Contextos e Práticas: Histórias dramatizadas Processos de Criação: Uso de objetos concretos e imaginários na composição cênica | Habilidades: (GO-EF02AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano e extracotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF02AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir e contar histórias dramatizadas, cultivando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional. (GO-EF02AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica, individual e coletivamente, buscando estabelecer diferentes relações, conexões, significações e ressignificações, bem como dialogar sobre as experiências vivenciadas. |
Referência: | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. |