Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.
Você já foi ao teatro?
Sabe de onde ele surgiu?
O teatro, tem suas raízes na Grécia antiga, é mais do que um simples palco; é um local onde a arte ganha vida. A palavra “teatro” não representa só um espaço físico, mas também a arte que nele se desenrola. Essa forma de expressão artística compreende um conjunto de peças teatrais destinadas à apresentação a um público, onde atores, por meio de suas habilidades, dão vida a personagens e histórias que despertam diversos sentimentos na plateia.
No teatro, as expressões faciais e corporais são ferramentas fundamentais para o sucesso de uma peça. É através dessas expressões que os atores conseguem transmitir emoções, conectar-se com o público e contar uma história de forma convincente. As expressões faciais, por exemplo, são capazes de revelar alegria, tristeza, surpresa, medo e uma variedade de outros sentimentos.
É incrível como a mímica é usada no teatro, uma forma de expressão que utiliza gestos e movimentos corporais para comunicar ideias e sentimentos sem o uso de palavras. As mímicas são um exemplo importante de como a linguagem corporal é poderosa, criando uma comunicação rica e cativante.
Questão 1
O que o texto destaca como uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma peça de teatro?
A) Uso intensivo de efeitos especiais.
B) A escolha do local de apresentação.
C) Expressões faciais e corporais dos atores.
D) Número de atores envolvidos na peça.
Questão 2
Qual é o objetivo das expressões faciais e corporais no teatro, de acordo com o texto?
A) Apenas decorar o roteiro da peça.
B) Transmitir emoções, conectar-se com o público e tornar a história convincente.
C) Agradar apenas os jornalistas e críticos de teatro.
D) Apenas reduzir a quantidade de conversas na peça.
Questão 3
No Teatro as expressões faciais e corporais são fundamentais para que a peça seja um sucesso.
Por isso, vamos aprender um pouco sobre as expressões faciais e os sentimentos representados por elas.
Obs.: Se possível imprima a folha abaixo, se não for possível identifique e registre no caderno.
Questão 4
Agora use seu desenho para dar vida às expressões das crianças.
Obs.: Se não for possível imprimir desenhe no caderno.
Questão 5
Vamos brincar?
Antes de iniciarmos a brincadeira é importante relembrar que esta é uma atividade importante referente a uma Arte milenar.
Faça em dupla ou em pequeno grupo a representação dos sentimentos/ação a seguir.
Cada criança deverá escolher um sentimento para representar por vez. Todos devem participar.
Questão 6
Por fim, dialogue sobre a atividade já pensando em como seria contar uma história usando essas expressões faciais e qual história gostaria de encenar.
Saber Mais
Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/mimica/>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Contextos e Práticas: Histórias dramatizadas e outras narrativas – repertório real e ficcional Processos de Criação: Trabalho colaborativo, coletivo e autoral/ improvisações teatrais e processos narrativos Processos de Criação: Composição cênica | (GO-EF03AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir e contar histórias dramatizadas e outras narrativas, exercitando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional. (GO-EF03AR20) Investigar e experimentar as possibilidades do trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos /criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano e extra-cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF03AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica, individual e coletivamente, buscando estabelecer diferentes relações, conexões, significações e ressignificações, bem como fazer sínteses e registros verbais e/ou não verbais sobre as experiências vivenciadas. |
Referências | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: <https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/> Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. |