You are currently viewing Arte – Teatro de sombras e suas possibilidades

Arte – Teatro de sombras e suas possibilidades

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.

Você já brincou de fazer sombra com as mãos na parede ou em um lençol branco?

Sabia que existe uma arte baseada nas sombras?

A plateia vê apenas com a silhueta projetada, seja com fantoches, pessoas de corpo inteiro ou somente as mão.

Questão 1

Vamos pesquisar e ler um pouco sobre a lenda do surgimento do teatro de sombra?

Imagem remixada. Disponível em:canva.com

Gostou da lenda? Por quê?

Questão 2

Vamos construir nosso espetáculo? 

Vocês podem escolher entre as duas possibilidades

A – Construir um teatro de sombra para os fantoches

B – Construir uma estrutura para o espetáculo em que serão usados o corpo ou a mão.

Veja abaixo as dicas de construção de acordo com sua escolha A ou B:

Possibilidade A

Fantoche de sombra animal Vetor grátis – Licença Gratuita Disponível em: https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/121516-fantoche-de-sombra-animal
  • Escolha a história que irá ser contada de contos clássicos, fábulas ou que tenha sido criada por vocês anteriormente.
  • Defina os personagens de acordo com a história a ser roteirizada. Há um arquivo de possibilidades de fantoches no link a seguir:

https://docs.google.com/document/d/1hiqB10kgo3tK-sv7tw4EzOWP8H9zMkHPviPC0zTQ0eQ/edit?usp=sharing

  • Finalmente, iniciei a construção dos fantoches e depois do teatro. providencie os Materiais: uma caixa de papelão, uma folha branca fina, uma folha para fazer os personagens, uma fita adesiva, uma tesoura e um palito de picolé ou churrasco. Se quiser, uma tinta para pintar a caixa por fora.

Siga as etapas de acordo com as figuras abaixo:

Agora vamos construir nosso pequeno teatro. Siga as etapas da figura abaixo:

1
2

Atenção: um dos colegas deve ficar responsável por gravar (filmar com um celular ou câmera) a encenação para divulgar nas redes sociais ou em outros veículos de comunicação.

Possibilidade B 

  • Escolha a história que irá ser contada de contos clássicos, fábulas ou que tenha sido criada por vocês anteriormente.
  • Defina os personagens de acordo com a história a ser roteirizada.
  • Treine as formas e movimentos caso seja utilizada a sombra das mãos, veja a imagem abaixo como referência para copiar ou criar:
  • Por fim, monte a estrutura de acordo com sua criatividade, mas não esqueça de deixar o ambiente o mais escuro possível e projetar a lanterna em diagonal para que não fique na frente das sobras e atrapalhe a plateia.
Imagem remixada do Canva Educacional: Disponível em: Canva.com

Atenção:

um dos colegas deve ficar responsável por gravar (filmar com um celular ou câmera) a encenação para divulgar nas redes sociais ou em outros veículos de comunicação.


Professor (a), você pode acessar o material desta atividade em documentos editáveis de texto e PowerPoint. Entre na aba Propostas Didáticas ou pelo Link: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-4a-serie/>

Para saber mais

Ariadiny Candido – A lenda do teatro de sombras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8XzgRhPvSCM

Teatro – O teatro de sombras – A história de Dom Quixote Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4Q6d8JPcwhM

SESC REGISTRO – Teatro de sombras | #EspaçoDeBrincar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5cPU8EGH3pY


Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(GO-EF04AR25-C) Reconhecer, apreciar, explorar e comparar diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro musical, teatro de formas animadas – bonecos, sombras, objetos e máscaras, por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos, na diversidade de espaços cênicos: rua, palco, teatro, escola, feiras, circo, identificando suas particularidades.

(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras 

Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em:  https://conceito.de/teatro-de-sombras