You are currently viewing ARTE – TEATRO – A PEÇA DA VIDA

ARTE – TEATRO – A PEÇA DA VIDA

Olá, estudante! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 16/09/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA VIDEOAULA DE HOJE ESTUDAREMOS SOBRE UMA DAS MAIS ANTIGAS FORMAS DE ARTE: O TEATRO. DESDE O PERÍODO DA ANTIGUIDADE, OS GREGOS JÁ REALIZAVAM APRESENTAÇÕES EM ESPAÇOS CHAMADOS ANFITEATROS. A ARTE TEATRAL FOI SE ADAPTANDO E PREENCHENDO DIVERSOS ESPAÇOS, COMO A RUA POR EXEMPLO, ALÉM DE UTILIZAR MUITOS RECURSOS COMO OS BONECOS, AS MÃOS, A SOMBRA E AS MÁSCARAS. 

Criança, Menina, Loiro, Tranças, Soco, Jogar

https://pixabay.com/pt/photos/crian%c3%a7a-menina-loiro-tran%c3%a7as-soco-1381797/

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA: TEATRO: A PEÇA DA VIDA – MODALIDADES TEATRAIS

Arte | 4º Ano | Ens. Fundamental

Olá criança, tudo bem com você? O teatro é uma das formas mais antigas e ricas de expressão artística: ele existe desde a pré-história. Sabia que com recursos do dia a dia é possível realizar uma apresentação teatral? Com as nossas mãos conseguimos representar fantoches e com um simples jogo de luz e sombra é possível recriar a silhueta de figuras na parede. Nessa videoaula, veremos as diferentes modalidades teatrais e como os artistas usam a sua criatividade para nos levar a um mundo de fantasia.

ATIVIDADE 1

Veja a história em quadrinhos da turma da Mônica, recontada em vídeo:

TURMA DA MÔNICA EM:Mônica e cebolinha brincando de sombras

Agora você é o artista! Procure em sua casa um local em que seja possível ter uma parede escura. Usando uma lanterna, crie um feixe de luz direcionado para essa parede. Na frente da luz, use suas mãos para representar figuras de animais. Convide seus familiares e amigos para identificar quais são os animais que estão sendo formados no jogo de luz e sombra. Boa diversão.

ATIVIDADE 2

As máscaras são instrumentos capazes de demonstrar diferentes expressões humanas. O símbolo do teatro são duas máscaras, uma representando o drama e a outra, a comédia.

Drama, Comédia E Tragédia, Teatro, Desempenho

Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/drama-com%C3%A9dia-e-trag%C3%A9dia-teatro-312318/. Acesso em: 10/08/2021

Faça desenhos de máscaras que representam as seguintes expressões de sentimentos. Use a sua criatividade!

ALEGRIA

TRISTEZA

RAIVA

MEDO

ATIVIDADE 3

As peças teatrais podem ser representadas em diferentes espaços, como anfiteatros, praças e ruas.

Auditório, Teatro, Arquitetura, Interior, Cadeiras

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/audit%c3%b3rio-teatro-arquitetura-86197/. Acesso em: 10/08/2021

Você já assistiu ou participou de alguma peça? Como foi a sua experiência? Em que local? Caso você não tenha passado por essa experiência, como você imagina ser assistir ou participar de uma apresentação teatral? Com base nessas questões, faça um registro da experiência e não se esqueça de realizar uma bela ilustração.


Habilidade estruturante:
(GO-EF04AR25-C) Reconhecer, apreciar, explorar e comparar diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro musical, teatro de formas animadas – bonecos, sombras, objetos e máscaras, por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos, na diversidade de espaços cênicos: rua, palco, teatro, escola, feiras, circo, identificando suas particularidades.
Referências:https://www.youtube.com/watch?v=Why2vMsby8Y https://pixabay.com/pt/vectors/drama-com%C3%A9dia-e-trag%C3%A9dia-teatro-312318/ https://pixabay.com/pt/photos/audit%c3%b3rio-teatro-arquitetura-86197/. https://pixabay.com/pt/photos/carnaval-de-ryde-carnaval-mascarada-245049//.