You are currently viewing Arte/Música – Ritmo

Arte/Música – Ritmo

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.

O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UMA MÚSICA SEJA CRIADA, VOCÊ SABE?

QUAIS ELEMENTOS SÃO CONSTITUTIVOS DE UMA MÚSICA? VAMOS CONVERSAR?

O RITMO, JUNTO COM A HARMONIA E MELODIA É UM DOS COMPONENTES ESSENCIAIS DE UMA MÚSICA.

DOS VÁRIOS ELEMENTOS DA MÚSICA O RITMO REQUER ATENÇÃO. 

VAMOS COMPREENDER O QUE É O RITMO?

O RITMO PODE SER COMPREENDIDO COMO UM MOVIMENTO COORDENADO, UMA REPETIÇÃO DE SONS REGULARES OU IRREGULARES, FORTES OU FRACOS, LONGOS OU BREVES, PRESENTES NA COMPOSIÇÃO MUSICAL. OU SEJA, UM MOVIMENTO REGULAR, CONSTANTE, SIMÉTRICO.

QUESTÃO 1

VAMOS TENTAR ACOMPANHAR O PROFESSOR JOÃO SAN?

Canal: João San – Pão, chocolate, café… com ritmo (PARTE 1). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VCy5GHTmn_c

REPITA QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO!

QUESTÃO 2

AGORA, SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE ACOMPANHAR A SEQUÊNCIA DA IMAGEM ABAIXO?

USANDO UM COPO E AS PALMAS SIGA A LÓGICA E TENTE FORMAR UM RITMO:

Imagem criada a partir do Canva Educacional. www.canva.com 

REPITA QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO!

QUESTÃO 3

Imagem criada a partir do Canva Educacional. www.canva.com 

O RITMO É BASEADO EM UMA CONTAGEM DE TEMPO?

A) SEMPRE

B) NUNCA

C) ÀS VEZES

D) POUCAS VEZES

QUESTÃO 4

PODEMOS DIZER QUE O RITMO DAS MÚSICAS, É O MESMO QUE

A) SONS NÃO COORDENADOS

B) BARULHOS

C) REPETIÇÃO DE SONS

D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS


PARA SABER MAIS

Canal: Ariadiny Cândido – Musica – Ritmo e Duração. Disponível em: https://youtu.be/G2TL1pAGIBc

Acesse: O quê é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/. Acessado em: 30/08/2022

Acesse: O canal do YouTube do professor João San, Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCoBNbQOGtJIvC-1wbo_PDFQ/videos 


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos:
Materialidades: Os parâmetros sonoros.

Materialidades: Instrumentos convencionais e não convencionais
Habilidades:
(GO-EF01AR15-A/B) Discriminar e classificar as fontes sonoras, de acordo com os parâmetros do som como altura, duração, timbre e intensidade e os elementos constitutivos da música, a melodia e o ritmo.

(GO-EF01AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.
Referências: Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

SABRA no Conselho Municipal de Assistência Social de Betim – O que é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/ Acessado em: 30/08/2022

PONTES, Márcio Miranda. O que é o ritmo musical? Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/o-que-e-o-ritmo-musical/ Acessado em: 30/08/2022