You are currently viewing Arte – Refletindo sobre obras e espaços Artísticos

Arte – Refletindo sobre obras e espaços Artísticos

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.

O museu é um lugar fechado onde se guardam vários objetos antigos. Certo?

Nem sempre!

Sabia que existem vários tipos de museus?

Imagem de acervo pessoal, cedida pela Professora Ana Cristina Diniz – Museu Antropológico UFG

Vamos conhecer alguns tipos de museus que temos no Brasil?

  • Museu Histórico: Em que prevalece a relevância histórica do seu acervo.
  • Museu de Arte: Onde o seu acervo é constituído exclusivamente de obras de arte.
  • Museus de Ciência: Onde o propósito é ensino da ciência e de suas formas de raciocínio.
  • Museus Biográficos:  Onde todo o acervo pertenceu ou foi produzido por uma só pessoa.
  • Museus Comunitários/Ecomuseus: pretende preservar a região em que se encontra, (cultural, social e espacial) mais voltado para a comunidade do que para visitantes de fora.
  • Museus Temáticos:  Trabalha somente um tema, se utilizando de qualquer suporte de acervo para isso. 
  • Museu Militar:  é depositário e expositor do espólio de interesse histórico-militar, com exposição e divulgação de objetivos militares ligados à ciência, educação e ludicidade, incluindo o acesso regular ao público.
  • Museu de cera: um museu no qual existe a exposição de peças feitas de cera, usualmente retratando animais extintos ou celebridades.

Dos tipos de museus que acabou de ler, qual ficou curioso(a) em conhecer?

Será que não tem um pertinho de você?

Questão 1

Em Goiânia temos alguns Museus de Arte dois deles se destacam por serem a céu abertos e também por suas belezas, veja:

  1. Beco da Codorna Endereço: Av. Anhanguera, 5331 – St. Central, Goiânia – GO, Cep: 74040-010.

Inaugurado no ano de 2014, tornou-se reflexo da tendência do urbanismo, no ano de 2015 que o espaço caiu no gosto popular, representando uma verdadeira galeria a céu aberto prestigiando a cultura do grafite. O museu foi idealizado por alunos de Publicidade e Propaganda e os responsáveis por dar vida ao projeto foram artistas goianos, moradores e membros da Associação dos Grafiteiros de Goiânia.

O Beco passou por uma reforma recente em 2022 e novas obras em grafite foram criadas e estão expostas. A fotografia panorâmica abaixo é da exposição anterior. Como será que o Beco está atualmente?

Fotografia de Acervo pessoal do Beco da Codorna, Goiânia – Ariadiny C Morais, 2019.
  1. Museu Aberto De Esculturas – Endereço: Praça Universitária, 295 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, Cep: 74605-220

O local abriga 26 esculturas produzidas em diversas técnicas, entre elas: bronze, argila e concreto, além de várias intervenções urbanas como grafites. 

Na verdade se chama Praça Honestino Guimarães,  foi projetada na década de 1930 por Attilio Corrêa Lima, mas sua construção se deu tardiamente, apenas em 1969. Aos domingos, fim de tarde a praça conta também com uma feira popular, outro patrimônio cultural.

Praça Universitária (Goiânia, Brasil) – Fotografia de Divino Jorge – O escultor – bronze. Dispinível em: https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Universit%C3%A1ria_%28Goi%C3%A2nia,_Brasil%29_-_Divino_jorge_-_O_escultor_-_bronze_02.jpg. Acessado em: 20/07/2022.

Questão 2

Agora é sua vez, escolha um museu para visitar, mas antes de ir pesquise um pouco sobre o que irá encontrar nele, isso lhe ajudará a perceber e apreciar as obras/objetos que verá.

Por fim, com um celular e a ajuda de um responsável, registre  uma obra ou objeto que lhe chamou a atenção.

Depois socialize esta foto com os colegas, familiares ou nas redes sociais, não deixe de escrever uma pequena legenda com suas impressões e convidando-os a visitar o espaço também. 

Questão 3

Quais reflexões e observações são possíveis de fazer após a ida ao museu? Vamos refletir e registrar por escrito em seu material:

a – Foi possível estabelecer relações e/ou comparações entre as obras de Arte que você viu e sua realidade?

b – Quais ou qual obra lhe proporcionaram mais sentimentos, do espaço aberto ou fechado?

c – Quais sentimentos foram esses (espanto, admiração, tristeza, alegria, angústia…)

d – Quais técnicas e elementos lhe chamou mais a atenção? Você se lembra do nome do artista?


Professor (a), você pode acessar o material desta aula em documentos de texto e PowerPoint na aba Proposta Didática ou pelo link a seguir: https://drive.google.com/drive/folders/1rtKTQgEITQ3qJAkk0QxbVJU3YRUmMTOz?usp=sharing


Saber mais

Lista de alguns espaços culturais de Goiânia

Museu de Arte de Goiânia (MAG)

Endereço: Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, S. Oeste.

Centro de Fotografia Contemporânea

Endereço: Rua 77 37 85 Quadra Centro, Goiânia, Goiás 74055-090 Brasil

 Museu de Arte Contemporânea de Goiás

Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, Qd. Gleba, n°4.490 – Setor Fazenda Gameleira, Goiânia – GO, 74884-801

Centro Audiovisual / Museu do Índio

Endereço: Alameda Leopoldo de Bulhões, Rua L-1, 4 – s/n quadra 3 – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-060

Museu de Zoologia

Endereço: Parque Zoológico de Goiânia – St. Oeste, Goiânia – GO, 74215-030

Museu Antropológico da UFG

Endereço: Av. Universitária, 1166 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-010

Memorial do Cerrado da PUC Goiás

Endereço: PUC Goiás – Campus II – Av. Engler, s/n – Jardim Mariliza, Goiânia – GO, 74885-460


Canal da Ariadiny Candido. “Vila Cultural Cora coralina”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rwXEJwugpAY – acesso em 10, ago. 2022

Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(GO-EF04AR07-A) Reconhecer, explorar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos, bem como aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais ampliar o seu repertório imagético, estético e o pensamento crítico e sensível. 
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

Arte: conceitos, modalidades, estéticas, funções e estados, Material de Apoio. 2021 Disponível em: https://app.planejativo.com/ver-aula/478/material-de-apoio/resumo/artes-e-ed-fisica/arte-conceitos-modalidades-esteticas-funcoes-e-estados#:~:text=Fun%C3%A7%C3%B5es%20da%20arte&text=A%20arte%20estimula%20a%20percep%C3%A7%C3%A3o,os%20horizontes%20de%20cidad%C3%A3os%20marginalizados. Acessado em 09/08/2022