You are currently viewing Arte – Possibilidades na Dança

Arte – Possibilidades na Dança

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.

Vamos apreciar, refletir, dialogar sobre a Dança, uma arte tão rica!

Canva.com – Educacional

No começo, a dança era uma forma de oferenda ou de demonstrar respeito ou aos deuses. Havia também a possibilidade de representar diferentes situações importantes, como guerras, nascimentos e passagens da vida.

Ao longo do tempo, a Dança cresceu e se transformou em vários estilos. Alguns exemplos são o balé clássico, o breakdance, a dança contemporânea, a dança do ventre, o forró, o funk e muitos outros. Cada um desses estilos tem suas próprias características, figurinos, trilhas sonoras, cenários e coreografias, que podem ser adaptados e incluir: homens, mulheres, jovens, idosos, pessoas de diferentes origens e com condições de saúde variadas.

Ou seja, dançar é para todos!

Não importa se você é menino ou menina, criança ou adulto, se tem uma deficiência ou não. Cada um pode encontrar a sua forma de se expressar através da dança, seja fazendo movimentos lentos e graciosos ou saltando e girando pelo palco.

A dança é uma forma de expressão corporal que transcende as barreiras da comunicação verbal. Há séculos, a dança tem sido utilizada como uma forma de conexão entre as pessoas, seja para comemorar, celebrar ou simplesmente para se expressar. O mundo da dança é diverso e acolhedor para todas as pessoas.

A inclusão de pessoas com deficiência na dança é outra forma de demonstrar o quanto ela é diversa e acolhedora. É uma forma de arte que pode ser adaptada para atender às necessidades de pessoas com deficiência, incluindo danças em cadeira de rodas ou danças adaptadas para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Essas adaptações permitem que todas as pessoas possam aproveitar e se expressar através do movimento do corpo.

Em resumo, a arte da dança é uma forma de expressão corporal inclusiva e acolhedora para pessoas de todas as idades, gêneros e condições físicas. A dança é uma forma poderosa de se conectar com os outros e expressar emoções e pensamentos de maneira não verbal. A diversidade na dança torna a arte ainda mais rica e interessante, oferecendo oportunidades para que todos possam participar e apreciar essa bela arte.

Agora é com vocês!

Questão 1

Para iniciar veja esta obra abaixo observando a trilha sonora, o cenário, a coreografia e a perspectiva da filmagem.

Lorenzo Koppenaal | Contemporary floor work class – Lorrysan. Disponível em:  https://youtu.be/E69uSIsTvFc

a – Quais os aspectos lhe chamaram mais a atenção na obra que vimos?

b – A partir de suas reflexões quais os desafios podem ter sido enfrentados até chegar no fim da obra (produção do vídeo)?

c – Entre figurino, trilha sonora, coreografia e cenografia qual mais lhe agradou?

d – Se você fosse recriar essa obra, o que faria de diferente? 

Atenção: Poderá surgir preferências e gostos diferentes dos seus, portanto respeite (sem preconceito), as experiências e preferências pessoais diferentes das suas

Questão 2

Agora, vamos refletir sobre coreografias inclusivas a partir de elementos diversos. 

a – Em sua opinião a dança pode ser adaptada para pessoas com deficiência, inclusive para produções profissionais? 

Depois de refletir veja o vídeo a seguir: 

UMA COREOGRAFIA ORIGINAL DE SADECK WAFF. Paris 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XCdsIkQqAmE

b – Após este vídeo algo em sua percepção acerca da dança e da inclusão mudou?

Questão 3

Você conhece a patinação artística e a patinação no gelo? 

Existem uma infinidade de possibilidades ligadas a Dança, uma delas é um esporte olímpico. Veja o vídeo e observe, figurino, trilha sonora, coreografias… 

바네사 제임스 & 모건 시프레 Vanessa JAMES & Morgan CIPRES @ 2019 All That Skate Day2 Act2 #04 – [MainCAM] Icescape – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O-AChjVMpz0

Questão 4

Qual a principal função da dança? 

A) Apenas para comemoração. 

B) Para expressão corporal aos Deuses. 

C) Para expressão corporal e conexão entre as pessoas. 

D) Para comunicação verbal.

Questão 5

Quem pode praticar a dança? 

A) Apenas mulheres. 

B) Apenas crianças. 

C) Todas as pessoas de todas as idades. 

D) todas as pessoas com deficiência.

Questão 6

Dançar é para todos, de todos os gêneros, idades, condições físicas, mentais e psicológicas, de todas as raças e etnias.

Após as reflexões feitas nesta atividade, em trios ou grupos, criem uma obra para ser apresentada ao coletivo escolar. Vocês serão os roteiristas, diretores, coreógrafos e cenógrafos da obra, mas também os bailarinos. Vocês poderão criar a partir de músicas, livros, histórias e vivências da preferência do trio ou grupo.

Espera-se que haja diversidades de criações e perspectivas, ampliando as percepções dos estudantes.

Atenção: uma dupla ou grupo, pode ficar responsável pelo registro do processo e da apresentação final. Os registros podem ser feitos a partir de fotos, vídeos e entrevistas que devem ser organizados e divulgados nas redes sociais ou compilados em um vídeo para registro (Case de sucesso) que servirá para o próprio grupo de alunos perceberem todo o trabalho e processo e fazer sua avaliação final.

Para saber mais

A Sagração da Primavera de Pina Bausch + terreno comum por Germaine Acogny e Malou Airaudo. Festival do Castelo de Ludwigsburg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cf9oo0OQb_s

Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em:https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a

Diversidade na Dança – Ariadiny Cândido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wVxQrxA6V-8>

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente CurricularArte
Objetivos:
Processos de Criação:
Processos de criação e de composição em dança.
Materiais, recursos e espaços convencionais, alternativos e/ou digitais

Contextos e Práticas:
Gesto e movimento

GO – Materialidade:
Tecnologias e recursos digitais
Habilidades:
(GO-EF05AR12-B) Desenvolver processos de criação e de composição em dança, com base em temas ou interesses artísticos, fazendo uso de materiais recursos e espaços convencionais, alternativos e/ou digitais.
(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.



(GO-EF05AR44) Expressar por meio de gestos e movimento em dança, ideias, sentimentos, emoções e pensamentos de forma autônoma e singular.

(GO-EF05AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, como animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, nos processos de criação artística.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

VIANA, Bruna.  O corpo perfeito pra dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022.