You are currently viewing Arte – Os principais elementos que compõem as artes visuais.

Arte – Os principais elementos que compõem as artes visuais.

Olá, estudante! Esta videoaula de ARTE – Artes Visuais, foi veiculada na TV no dia 18/03/2021 (Quinta-feira). aqui no Portal Conexão Escola ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Os vários elementos que compõem as artes visuais como o ponto, a cor, a linha e a forma. Analise de imagens e de como esses elementos podem ser usados.

Assista a videoaula abaixo com o tema: Os principais elementos que compõem as artes visuais.

Arte 4º Ano Turma D Ciclo da Infância

Os elementos visuais são os elementos básicos da linguagem visual, aquilo que vemos. Mas eles precisam estar dentro de um contexto para ganhar seu significado. Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura. Vamos ver alguns desses elementos principais?

O Ponto

O menor elemento das artes visuais não é o menos importante. Sozinho ele tem pouco significado, mas se eles se juntam produzem ideias de sombra, luz e tonalidade.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre “O ponto”:

Série Linguagem Visual – Ponto

A Linha

A linha também é outro elemento importante. Pode ser usada reta, curva ou de forma mais complexa, tracejada ou não. Vamos ver um pouco mais sobre a linha?

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre “A linha”:

Série Linguagem Visual – Linha

A Forma

As formas básicas como o quadrado, o círculo e o triângulo nós vimos e como delas podem surgir novas formas representando as formas reais ou imaginárias.

Para saber um pouco mais, assista ao vídeo a seguir: “A forma”:

Série Linguagem Visual – Forma

A Cor

A cor é um dos elementos mais importantes das artes visuais. As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. A partir da mistura dessas cores podemos criar outras cores, como as cores secundárias: laranja (mistura do amarelo com o vermelho), o verde (mistura do azul com o amarelo) e o roxo (mistura do vermelho com azul). Assim é possível colorir qualquer arte feita.

Assista ao vídeo a seguir e saiba um pouco mais sobre “A cor”:

Série Linguagem Visual – Cor

Atividade 1

Em um papel branco, use lápis de cor para misturar as cores primárias conforme abaixo para descobrir as cores secundárias e formar novas cores.

Amarelo e vermelhoAmarelo e azulVermelho e azul

Atividade 2

Use a criatividade, leia poema abaixo e crie seu desenho conforme for lendo utilizando os elementos básicos das artes visuais estudados. Não esqueça de colorir bem bonito.

O palhaço

O palhaço Manoel
Tinha a cabeça que parecia um pastel
Sua boca vermelha
Ia de orelha a orelha
Seus braços eram finos
Mas era capaz de levantar vários meninos
Tinha a calça quadrada feito o Bob esponja
Mas sua camisa colorida chamava a atenção
De quem na rua passava
Fosse menino ou menina
Não havia quem não lhe abraçava
Seus sapatos enormes eram cheios de bolinhas
Em dia de lua cheia
O palhaço Manoel gostava de olhar para o céu
E dançava alegremente até ao circo voltar
O circo? Ah, o circo era colorido e triangular!
Autor: Valdeir Cesário

Relembrando o que aprendemos hoje.

Elementos básicos da linguagem visual:

• O Ponto
  • A Linha
  • A Forma
  • A Cor

Habilidade estruturante:(GO-EF04AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, como componentes fundamentais para a composição e criação artística e contextos variados e significativos, utilizando diferentes suportes e ferramentas.
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. ANCHIETA, Magno. Artes Visuais. Apostila on line. 2010. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/elizandraraquelazeveovelho/artes-visuaisehistc3b3riadaarteensinomc3a9dio-2> Acesso em: 30 jan 2021.