You are currently viewing Arte – Obras e museus

Arte – Obras e museus

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.

Museus: muito mais que objetos antigos

Imagem de Acervo Pessoal da Professora Ana Cristina Diniz

Você já ouviu frases como: “museu é um lugar onde se guardam objetos antigos” ou “museu é sem graça”

Muitos museus abrigam coleções históricas, mas a realidade é bem mais rica e diversificada. Museus são verdadeiras riquezas, que nos permitem viajar para diferentes épocas, culturas e realidades.

Existem museus para todos os gostos: de arte a ciência, de história natural a culturas diversas. Cada um oferece uma experiência única, permitindo que exploremos diferentes épocas, culturas e conhecimentos.

Tipos de museus: um universo de possibilidades

Existem museus para todos os gostos e interesses. 

  • Museus de Arte: com pinturas, esculturas e instalações. 
  • Museus de História Natural: neles você encontra fósseis, animais empalhados e exposições sobre a evolução da vida na Terra.
  • Museus de Ciência e Tecnologia: voltados para a ciência são lugares divertidos e interativos, com experimentos, máquinas e simulações que exploram a física, química, biologia e muito mais.
  • Museus de Arqueologia: abriga informações e artefatos de civilizações antigas e os mistérios do passado como: Múmias, joias e objetos de outros tempos.
  • Museus Etnográficos: neles podemos conhecer diferentes culturas, costumes, tradições e artefatos de povos do mundo todo.
  • Museus Temáticos: são conhecidos pela criatividade, podem ser dedicados a tudo, desde o chocolate até o futebol, passando por instrumentos musicais e brinquedos antigos.

Os museus não são apenas lugares para visitar, mas também espaços de aprendizado, reflexão e interação. Muitas instituições oferecem atividades educativas, como oficinas, palestras e visitas guiadas, para todas as idades. Além disso, os museus estão cada vez mais conectados, utilizando tecnologias digitais para criar experiências imersivas e acessíveis a todos.

Lembre-se: a visita a um museu é uma experiência única e enriquecedora. Prepare-se para se maravilhar, aprender e se divertir!

E aí, pronto para embarcar nessa jornada?

A escolha é sua!

Questão 1

Dos tipos de museus que vimos no texto, qual ficou curioso(a) em conhecer?

Questão 2

Vamos ler mais um pouco e conhecer?

Em Goiânia temos dois Museus de Arte que se destacam pela beleza e fácil acesso, veja:

  1. Beco da Codorna Endereço: Av. Anhanguera, 5331 – St. Central, Goiânia – GO, Cep: 74040-010.
Fotografia de Acervo pessoal do Beco da Codorna, Goiânia – Ariadiny C Morais, 2019.

Inaugurado no ano de 2014, tornou-se reflexo da tendência do urbanismo, no ano de 2015 que o espaço caiu no gosto popular, representando uma verdadeira galeria a céu aberto prestigiando a cultura do grafite. O museu foi idealizado por alunos de Publicidade e Propaganda e os responsáveis por dar vida ao projeto foram artistas goianos, moradores e membros da Associação dos Grafiteiros de Goiânia.

O Beco passou por uma reforma recente em 2022 e novas obras em grafite foram criadas e estão expostas. A fotografia panorâmica abaixo é da exposição anterior. Como será que o Beco está atualmente?

2. Museu Aberto De Esculturas – Endereço: Praça Universitária, 295 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, Cep: 74605-220

Praça Universitária (Goiânia, Brasil) – Fotografia de Divino Jorge – O escultor – bronze. Dispinível em: https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Universit%C3%A1ria_%28Goi%C3%A2nia,_Brasil%29_-_Divino_jorge_-_O_escultor_-_bronze_02.jpg. Acessado em: 20/07/2022.

O local abriga 26 esculturas produzidas em diversas técnicas, entre elas: bronze, argila e concreto, além de várias intervenções urbanas como grafites. 

Na verdade se chama Praça Honestino Guimarães,  foi projetada na década de 1930 por Attilio Corrêa Lima, mas sua construção se deu tardiamente, apenas em 1969. Aos domingos, fim de tarde a praça conta também com uma feira popular, outro patrimônio cultural.

Questão 3

O que é um museu?

(A) Um lugar onde só se guardam coisas antigas e estragada. 

(B) Um lugar onde aprendemos sobre o mundo e a história. 

(C) Um lugar onde só vivem os cientistas e idosos. 

(D) Um lugar onde só se vende comida e temperos.

Questão 4

Por que os museus são importantes?

(A) Porque eles são lugares escuros e assustadores. 

(B) Porque neles compreendemos nosso passado e o presente. 

(C) Porque eles vendem os melhores brinquedos do mundo. 

(D) Porque eles são importantes apenas para os adultos.

Questão 5

Agora é sua vez, escolha um museu para visitar, mas antes de ir pesquise um pouco sobre o que irá encontrar nele, isso lhe ajudará a perceber e apreciar as obras/objetos que verá.

Por fim, com um celular e a ajuda de um responsável registe um momento, obra ou objeto que lhe chamou a atenção.

Depois socialize com os colegas, familiares ou nas redes sociais seu registro, convidando-os a visitá-lo também.


Saber Mais

Lista de Alguns Museus de Goiânia

Museu de Zoologia 

Endereço: Parque Zoológico de Goiânia – St. Oeste, Goiânia – GO, 74215-030

Museu Antropológico da UFG

Endereço: Av. Universitária, 1166 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-010

Museu de Arte Contemporânea de Goiás

Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, Qd. Gleba, n°4.490 – Setor Fazenda Gameleira, Goiânia – GO, 74884-801

Memorial do Cerrado da PUC Goiás

Endereço: PUC Goiás – Campus II – Av. Engler, s/n – Jardim Mariliza, Goiânia – GO, 74885-460

Centro Audiovisual / Museu do Índio

Endereço: Alameda Leopoldo de Bulhões, Rua L-1, 4 – s/n quadra 3 – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-060


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Sistemas (Espaços e Atuações)da Linguagem:Sistema das artes visuaisArtistas e artesãos
(GO-EF03AR07-A) Conhecer, valorizar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos, ampliar o sentido de pertencimento a uma cultura, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, ampliar o seu repertório imagético, estético, bem como o pensamento crítico e sensível.
(GO-EF03AR07-B) Conhecer e respeitar os artistas e artesãos locais e regionais, bem como estabelecer relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa e crítica.
Referências Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018.