You are currently viewing Arte – Música: Ritmo, harmonia e melodia

Arte – Música: Ritmo, harmonia e melodia

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.

O que é necessário para que uma música seja criada, você sabe?
Os três elementos básicos da música são: melodia, harmonia e ritmo.

Disponível em: <https://cdn.pixabay.com/photo/2013/10/10/05/39/music-193496_960_720.jpg> Acessado em 15/09/20

Cada um desses elementos gera estímulos e sensações diferentes em quem está ouvindo, cantando ou tocando!

QUESTÃO 1

O ritmo é o responsável por definir o tempo musical e o estilo. Mas também por estimular o corpo, a interagir com a música, seja com palmas, batidas e danças coreografadas ou não.

Você consegue identificar o ritmo de uma música, os instrumentos tocados e o estilo a que ela pertence?

O ritmo requer atenção e pode ser compreendido como um movimento coordenado, uma repetição de sons regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical.

a – Ouça e observe a música abaixo e tente identificar o ritmo. Dica, preste atenção na bateria.

b – Depois, tente diferenciar os instrumentos guitarra, bateria e baixo presentes nesta música. (Ouça a música prestando atenção em um instrumento, depois ouça novamente com atenção em outro instrumento…)


CASA BATISTA – Hills – Riot – ROCK CLASSIC – Royalties / Copyright FREE – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5LuCGdPBD5o> Acessado em 16/09/2022

QUESTÃO 2

A harmonia é como um plano de fundo para a melodia, ela é aquela que mais exige do cérebro no sentido da aplicação de uma sequência lógica e racional dos acordes, combina notas musicais simultâneas. A harmonia também preenche momentos de pausa da música quando há um cantor, com acordes por exemplo. Em geral não conseguimos cantar ou cantarolar uma harmonia.

Melodia, podemos dizer que é uma sequência de notas com diferentes intervalos. Temos melodia instrumental e a melodia cantada, que é onde o vocalista interpreta a letra em um determinado ritmo. É por meio dela que conseguimos reconhecer uma música, solfejar ou cantar.

  • Vamos diferenciar harmonia e melodia?

Warley Quirino PIANO – Alecrim Dourado – Instrumental. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d_S6eOGFCOQ

a – Ao ouvir a música acima você consegue dizer que música é essa?

b – Quais são os instrumentos presentes nesta música?

C – Qual instrumento marca a Harmonia?

d – Qual instrumento marca a Melodia?

Desafio

Materiais: um copo de plástico duro, atenção e paciência!

Você conhece a música Escravos de Jó? Se não, pesquise rapidamente para conhecer.

Tente cantar e tocar ao mesmo tempo, assegurando o ritmo e a melodia.

Abaixo veja o exemplo da letra e da imagem que guia os movimentos. Não deixe de tentar e repetir quantas vezes for necessário.

Escravos de Jó

Escravos de Jó
Jogavam cachangá
Tira, põe
Deixa ficar

Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za

Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za

  • Sequência de movimentos com copos.
Imagem criada a partir do Canva Educacional. www.canva.com 

Professor (a), você pode acessar e fazer o download deste material em documentos editáveis de texto e o PowerPoint. Entre na aba Propostas Didáticas ou acesse o link a seguir: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-4a-serie/>


Saber mais

Acesse: O canal do YouTube do professor João San, Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCoBNbQOGtJIvC-1wbo_PDFQ/videos 

Acesse o site Cifras Club: O que é melodia? Aprenda tudo sobre esse fundamento da música. 07 de Abril de 2022, às 10:58 – Por Carlos de Oliveira. Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/blog/o-que-e-melodia/

Acesse o site Blue note: Os Elementos Da Musica, por Leandro Matos. Disponível em: http://www.escolabluenote.com/os-elementos-da-musica/


Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoGO-EF04AR14-B/C) Perceber e identificar os elementos constitutivos da música, melodia, harmonia e ritmo e do som, altura, intensidade, timbre, duração, por meio de práticas musicais diversas.

(GO-EF04AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

SABRA no Conselho Municipal de Assistência Social de Betim – O que é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/ Acessado em: 30/08/2022

PONTES, Márcio Miranda. O que é o ritmo musical? Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/o-que-e-o-ritmo-musical/ Acessado em: 30/08/2022

OLIVEIRA, Carlos de. O que é melodia? Aprenda tudo sobre esse fundamento da música. 07 de Abril de 2022, às 10:58 – Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/blog/o-que-e-melodia/