Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.
O que é necessário para que uma música seja criada, você sabe?
Os três elementos básicos da música são: melodia, harmonia e ritmo.
Cada um desses elementos gera estímulos e sensações diferentes em quem está ouvindo, cantando ou tocando!
O ritmo é o responsável por definir o tempo musical e o estilo. Mas também por estimular o corpo, a interagir com a música, seja com palmas, batidas e danças coreografadas ou não. É uma repetição de sons organizados em uma uma ordem métrica ao longo da música, que tende a ser constante com periódica repetição.
Ao ouvir uma música observe que há uma marcação de tempos em tempos repetindo por toda a música. É mais fácil identificar o ritmo quando ele é marcado por instrumentos de percussão ou pela bateria.
Para identificar o ritmo de uma música, os instrumentos tocados e o estilo a que ela pertence, requer atenção. A interação desses elementos em uma música pode ser compreendido como um movimento coordenado, uma repetição de sons regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical.
A harmonia é como um plano de fundo para a melodia, ela é aquela que mais exige do cérebro no sentido da aplicação de uma sequência lógica e racional dos acordes, combina notas musicais simultâneas. A harmonia também preenche momentos de pausa da música quando há um cantor, com acordes por exemplo. Em geral não conseguimos cantar ou cantarolar uma harmonia.
Melodia, podemos dizer que é uma sequência de notas com diferentes intervalos. Temos melodia instrumental e a melodia cantada, que é onde o vocalista interpreta a letra em um determinado ritmo. É por meio dela que conseguimos reconhecer uma música, solfejar ou cantar.
Podemos dizer que a Melodia é uma sequência de notas com diferentes intervalos. Temos melodia instrumental e a melodia cantada, que é onde o vocalista interpreta a letra em um determinado ritmo. É por meio dela que conseguimos reconhecer uma música, solfejar ou cantar.
QUESTÃO 1
O ritmo é o responsável por definir o tempo musical e o estilo. Mas também por estimular o corpo, a interagir com a música, seja com palmas, batidas e danças coreografadas ou não.
A – Ouça, observe a música abaixo e tente identificar o ritmo. Dica, preste atenção na bateria.
B – Depois, tente diferenciar os instrumentos guitarra, bateria e baixo presentes nesta música. (Ouça a música prestando atenção em um instrumento, depois ouça novamente com atenção em outro instrumento…)
QUESTÃO 2
Vimos que a harmonia preenche momentos de pausa da música quando há um cantor, com acordes por exemplo. Em geral não conseguimos cantar ou cantarolar uma harmonia.
Também vimos que, temos a melodia instrumental e a melodia cantada, que é onde o vocalista interpreta a letra em um determinado ritmo. Aparte que cantarolamos ou cantamos.
- Vamos diferenciar harmonia e melodia?
A – Ao ouvir a música acima você consegue dizer que música é essa?
B – Quais são os instrumentos presentes nesta música?
C – Qual instrumento marca a Harmonia?
D – Qual instrumento marca a Melodia?
QUESTÃO 3
Qual elemento musical é responsável pela velocidade e a regularidade de uma música
(A) Melodia
(B) Harmonia
(C) Ritmo
(D) Tonalidade
QUESTÃO 4
A harmonia é fundamental para a música porque
(A) Cria um ritmo acelerado e contagiante.
(B) Define a altura das notas musicais.
(C) Cria um fundo harmonioso que completa a melodia.
(D) É responsável pela letra da música.
Desafio
Materiais: um copo de plástico duro, atenção e paciência!
Você conhece a música Escravos de Jó? Se não, pesquise rapidamente para conhecer.
Tente cantar e tocar ao mesmo tempo, assegurando o ritmo e a melodia.
Abaixo veja o exemplo da letra e da imagem que guia os movimentos. Não deixe de tentar e repetir quantas vezes for necessário.
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam cachangá
Tira, põe
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
- Sequência de movimentos com copos.
Saber mais
Acesse: O canal do YouTube do professor João San, Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCoBNbQOGtJIvC-1wbo_PDFQ/videos
Acesse o site Cifras Club: O que é melodia? Aprenda tudo sobre esse fundamento da música. 07 de Abril de 2022, às 10:58 – Por Carlos de Oliveira. Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/blog/o-que-e-melodia/
Acesse o site Blue note: Os Elementos Da Musica, por Leandro Matos. Disponível em: http://www.escolabluenote.com/os-elementos-da-musica/
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Obj. de aprendizagem e desenvolvimento: Materialidades: Os parâmetros sonoros. Elementos constitutivos da música Elementos da Linguagem: Elementos constitutivos da música | Habilidades (GO-EF04AR14-B/C) Perceber e identificar os elementos constitutivos da música, melodia, harmonia e ritmo e do som, altura, intensidade, timbre, duração, por meio de práticas musicais diversas. (GO-EF04AR15-A/B) Discriminar e classificar fontes sonoras de acordo com os parâmetros do som, altura, duração, timbre e intensidade, bem como os elementos constitutivos da música, melodia, harmonia e ritmo. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. SABRA no Conselho Municipal de Assistência Social de Betim – O que é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/ Acessado em: 30/08/2022 PONTES, Márcio Miranda. O que é o ritmo musical? Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/o-que-e-o-ritmo-musical/ Acessado em: 30/08/2022 OLIVEIRA, Carlos de. O que é melodia? Aprenda tudo sobre esse fundamento da música. 07 de Abril de 2022, às 10:58 – Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/blog/o-que-e-melodia/ |