Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental.
UM REGISTRO MUSICAL PODE SER UMA GRAVAÇÃO DE ÁUDIO, VÍDEO DE PERFORMANCE MUSICAL, REESCRITO OU UMA PARTITURA.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/11/cai-cai-1024x415.png)
EXISTEM DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE REGISTROS MUSICAIS: CONVENCIONAL E NÃO CONVENCIONAL.
- O REGISTRO MUSICAL CONVENCIONAL SEGUE AS CONVENÇÕES DE PRODUÇÃO MUSICAL COMO AS PARTITURAS E AS NOTAS MUSICAIS QUE POSSUEM SÍMBOLOS PADRÕES. ISSO INCLUI OS INSTRUMENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS, (VIOLÃO, GUITARRA, PIANO, BATERIA, TECLADO, ETC). ALÉM DISSO, A GRAVAÇÃO CONVENCIONAL GERALMENTE SEGUE UMA ESTRUTURA MUSICAL RECONHECÍVEL, COMO UMA INTRODUÇÃO, VERSOS, REFRÃO E UM FINAL.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/11/partitura-20.png)
- JÁ O REGISTRO MUSICAL NÃO CONVENCIONAL EXPLORA NOVAS FORMAS DE FAZER MÚSICA E DESAFIAM AS CONVENÇÕES TRADICIONAIS. ISSO PODE ENVOLVER O USO DE INSTRUMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS OU ATÉ MESMO A AUSÊNCIA DELES, POSSUI UMA ABORDAGEM CRIATIVA E MAIS EXPERIMENTAL.
AMBOS OS TIPOS DE REGISTROS SÃO IMPORTANTES NA MÚSICA E OFERECEM DIFERENTES POSSIBILIDADES.
QUESTÃO 1
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/11/P21-1024x367.png)
A IMAGEM ACIMA REPRESENTA:
A) UM REGISTRO FORMAL
B) REGISTRO NÃO TRADICIONAL
C) UM REGISTRO NÃO FORMAL
D) NENHUMA DAS ANTERIORES
QUESTÃO 2
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/11/partitura-20-edited.png)
A IMAGEM ACIMA REPRESENTA:
A) UM REGISTRO FORMAL
B) REGISTRO TRADICIONAL
C) UM REGISTRO NÃO FORMAL
D) NENHUMA DAS ANTERIORES
QUESTÃO 3
VAMOS CONHECER MAIS UM REGISTRO NÃO CONVENCIONAL?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/11/partitura-n1.png)
LEIA A LEGENDA E COM A PROFESSORA, VAMOS FAZER ESSA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS E SONS?
QUESTÃO 4
AGORA É COM VOCÊS, EM PEQUENOS GRUPOS VAMOS PENSAR EM SONS E POSSIBILIDADES PARA MONTAR NOSSA SUA PRÓPRIA PARTITURA.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/11/partitura-1-1024x440.png)
PARA COMPARTILHAR COM A SALA NÃO DEIXE DE FAZER A LEGENDA COM OS MOVIMENTOS/SONS.
OBS.: VOCÊS PODEM TRABALHAR OUTROS ELEMENTOS DA MÚSICA COMO RITMO, ALTURA E DURAÇÃO DOS SONS PRODUZINDO SEQUÊNCIAS DIFERENTE E ATÉ MÚSICAS.
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE – Música |
Habilidades: Notação e Registro Musical: Formas de registro do som. | (GO-EF03AR16-A/C) Compreender a necessidade do registro musical, conhecendo e identificando os diferentes tipos de registros: convencional e não convencional. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 >. Acesso em: 23/06/2023. Blog Arte-Educação. Formas de registro musical. Disponível em: <alicearteducacao.blogspot.com/2020/07/formas-de-registro-musical.html> Acesso em: 14/11/2023. Blog Arte Sempre. Partitura convencional e não-convencional. Disponível em: <adriartessempre.blogspot.com/2017/08/partitura-convencional-e-nao.html> Acesso em: 14/11/2023 |