You are currently viewing Arte/Musica – Registros musicais convencionais e não convencionais

Arte/Musica – Registros musicais convencionais e não convencionais

Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental.

Você sabe o que é um registro musical?

O registro musical convencional é a representação escrita das notas musicais em um sistema específico de escrita musical. Geralmente, usa-se as letras do alfabeto e números para representar as notas musicais, bem como outros símbolos como acidentes, pausas, dinâmicas, entre outros. Esse tipo de registro é frequentemente utilizado em partituras e tablaturas. Isso inclui o uso de instrumentos musicais tradicionais, como guitarra, baixo, bateria, teclado, etc.

Ainda sobre os registros tradicionais, destaca-se a notação musical tradicional que refere-se ao sistema padronizado de escrita musical utilizado há muitos séculos. Esse sistema inclui diversas convenções, como a pauta musical, a clave, as figuras rítmicas, entre outros elementos. A notação permite a representação precisa e detalhada da música, facilitando a leitura e a interpretação correta da partitura.

De outra forma, podemos dizer que, o registro musical convencional é apenas uma forma de usar a notação musical tradicional para representar as notas musicais de uma determinada composição, enquanto a notação musical tradicional abrange um conjunto mais amplo de elementos e convenções utilizadas na escrita musical.

Já o registro musical não convencional refere-se a gravações que exploram novas formas de fazer música que desafiam as convenções tradicionais. Isso pode envolver o uso de instrumentos não convencionais, objetos do cotidiano, sons ambientes, ou até mesmo a ausência de instrumentos. O modo de registro em papel também é criativo podem usar figuras, expressões e onomatopeias.

A estrutura musical também pode ser menos previsível ou seguir uma abordagem mais experimental. Essas gravações muitas vezes procuram alcançar efeitos sonoros únicos e originais.

Ambos os tipos de registros musicais têm seu lugar na música e oferecem diferentes abordagens para a criação e apreciação. A escolha entre um registro convencional ou não convencional depende dos objetivos e preferências do artista ou produtor musical.

QUESTÃO 1

A imagem acima representa:

A) um registro musical formal

B) registro musical não tradicional

C) um registro musical não formal

D) nenhuma das alternativas anteriores

QUESTÃO 2

Leia o texto abaixo e depois avalie a alternativa correta.

“Registro musical pode ser uma gravação de áudio musical, um vídeo, uma composição por escrito, uma partitura, desenhos entre outros. Existem dois tipos principais de registros musicais: convencional e não convencional.”

A) O registro musical formal pode ser um desenho aleatório.

B) Registro musical tradicional pode ser uma partitura.

C) Um registro musical não formal são as notas musicais e partituras.

D) Nenhuma das anteriores

QUESTÃO 3

Vamos conhecer e acompanhar um registro não convencional?

Leia a legenda e com a professora, vamos fazer essa sequência de movimentos e sons?

QUESTÃO 4

Agora em pequenos grupos vamos produzir os sons da partitura abaixo e depois pensar em sons e possibilidades para montar outra sequência.

Não deixe de compartilhar os movimentos/sons criados com a turma.

Obs.: vocês podem trabalhar outros elementos da música como ritmo, altura e duração dos sons produzindo.

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE – Música
Habilidades:
Notação e Registro Musical: Formas de registro do som

Contextos e Práticas: Música como área de conhecimento
(GO-EF05AR16-A/C) Compreender a necessidade do registro musical, conhecendo e identificando os diferentes tipos de registros: convencional e não convencional.

(GO-EF05AR13-A) Entender a música como área de conhecimento, reconhecendo suas especificidades.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 >. Acesso em: 23/06/2023.

Blog Arte-Educação. Formas de registro musical.  Disponível em: <alicearteducacao.blogspot.com/2020/07/formas-de-registro-musical.html> Acesso em: 14/11/2023.

Blog Arte Sempre. Partitura convencional e não-convencional. Disponível em: <adriartessempre.blogspot.com/2017/08/partitura-convencional-e-nao.html> Acesso em: 14/11/2023