Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental.
UM REGISTRO MUSICAL PODE SER UMA GRAVAÇÃO DE ÁUDIO, VÍDEO DE PERFORMANCE MUSICAL, REESCRITO OU UMA PARTITURA.

EXISTEM DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE REGISTROS MUSICAIS: CONVENCIONAL E NÃO CONVENCIONAL.
- O REGISTRO MUSICAL CONVENCIONAL SEGUE AS CONVENÇÕES DE PRODUÇÃO MUSICAL COMO AS PARTITURAS E AS NOTAS MUSICAIS QUE POSSUEM SÍMBOLOS PADRÕES. ISSO INCLUI OS INSTRUMENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS, (VIOLÃO, GUITARRA, PIANO, BATERIA, TECLADO, ETC). ALÉM DISSO, A GRAVAÇÃO CONVENCIONAL GERALMENTE SEGUE UMA ESTRUTURA MUSICAL RECONHECÍVEL, COMO UMA INTRODUÇÃO, VERSOS, REFRÃO E UM FINAL.

- JÁ O REGISTRO MUSICAL NÃO CONVENCIONAL EXPLORA NOVAS FORMAS DE FAZER MÚSICA E DESAFIAM AS CONVENÇÕES TRADICIONAIS. ISSO PODE ENVOLVER O USO DE INSTRUMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS OU ATÉ MESMO A AUSÊNCIA DELES, POSSUI UMA ABORDAGEM CRIATIVA E MAIS EXPERIMENTAL.
AMBOS OS TIPOS DE REGISTROS SÃO IMPORTANTES NA MÚSICA E OFERECEM DIFERENTES POSSIBILIDADES.
QUESTÃO 1

A IMAGEM ACIMA REPRESENTA:
A) UM REGISTRO FORMAL
B) REGISTRO NÃO TRADICIONAL
C) UM REGISTRO NÃO FORMAL
D) NENHUMA DAS ANTERIORES
QUESTÃO 2

A IMAGEM ACIMA REPRESENTA:
A) UM REGISTRO FORMAL
B) REGISTRO TRADICIONAL
C) UM REGISTRO NÃO FORMAL
D) NENHUMA DAS ANTERIORES
QUESTÃO 3
VAMOS CONHECER MAIS UM REGISTRO NÃO CONVENCIONAL?

LEIA A LEGENDA E COM A PROFESSORA, VAMOS FAZER ESSA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS E SONS?
QUESTÃO 4
AGORA É COM VOCÊS, EM PEQUENOS GRUPOS VAMOS PENSAR EM SONS E POSSIBILIDADES PARA MONTAR NOSSA SUA PRÓPRIA PARTITURA.

PARA COMPARTILHAR COM A SALA NÃO DEIXE DE FAZER A LEGENDA COM OS MOVIMENTOS/SONS.
OBS.: VOCÊS PODEM TRABALHAR OUTROS ELEMENTOS DA MÚSICA COMO RITMO, ALTURA E DURAÇÃO DOS SONS PRODUZINDO SEQUÊNCIAS DIFERENTE E ATÉ MÚSICAS.
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE – Música |
Habilidades: Notação e Registro Musical: Formas de registro do som. | (GO-EF03AR16-A/C) Compreender a necessidade do registro musical, conhecendo e identificando os diferentes tipos de registros: convencional e não convencional. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 >. Acesso em: 23/06/2023. Blog Arte-Educação. Formas de registro musical. Disponível em: <alicearteducacao.blogspot.com/2020/07/formas-de-registro-musical.html> Acesso em: 14/11/2023. Blog Arte Sempre. Partitura convencional e não-convencional. Disponível em: <adriartessempre.blogspot.com/2017/08/partitura-convencional-e-nao.html> Acesso em: 14/11/2023 |