You are currently viewing Arte/Música – Composição e Improvisação Musical

Arte/Música – Composição e Improvisação Musical

Esta proposta de atividade de ARTE/MÚSICA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Composição e Improvisação Musical

A música, como forma de expressão humana, se manifesta através de diversas técnicas e abordagens, sendo a composição e a improvisação duas das mais proeminentes e fundamentais. Ambas desempenham papéis cruciais na criação e interpretação musical, embora apresentem características distintas.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:25%C2%BA_Pr%C3%AAmio_da_M%C3%BAsica_Brasileira_%2814214115415%29.jpg Acesso em 19, março de 2024.

A composição musical envolve um processo intencional e planejado de criação de obras musicais. Os compositores geralmente começam com uma ideia, um conceito ou uma inspiração e trabalham para desenvolvê-la em uma peça musical completa.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/henriqueiwao/4443902649/in/photostream/ Acesso em 19, março de 2024.

Isso pode incluir a manipulação de elementos musicais como harmonia, ritmo, melodia, forma e textura para transmitir uma mensagem ou evocar uma emoção específica. Os compositores frequentemente utilizam partituras e notações musicais para documentar suas composições, permitindo que outros músicos interpretem suas obras de maneira consistente.

Disponível em https://www.researchgate.net/figure/Figura-6-Estrutura-harmonica-e-melodica-vamp-compassos-59-ao-66_fig4_347862219 Acesso em 19, março de 2024.

Por outro lado, a improvisação musical é uma forma espontânea de criar música no momento. Os músicos improvisadores confiam em sua habilidade técnica, intuição musical e conhecimento teórico para criar melodias, harmonias e ritmos instantaneamente, muitas vezes sem preparação prévia. A improvisação pode ocorrer em uma ampla variedade de contextos musicais, desde jazz até performances de música clássica e até mesmo na música eletrônica.

É uma forma de expressão criativa, onde os músicos podem explorar livremente ideias, experimentar novas sonoridades e interagir em tempo real com outros músicos e o público.

Disponível em https://2022.bairroemfesta.pt/tag/musica/ Acesso em 19, março de 2024.

Apesar de suas diferenças, composição e improvisação frequentemente se entrelaçam. Muitos compositores incorporam elementos de improvisação em suas obras, permitindo que os músicos expressem sua criatividade dentro da estrutura predefinida da composição. Da mesma forma, músicos improvisadores muitas vezes baseiam suas improvisações em elementos compostos previamente, como progressões de acordes ou temas melódicos.

Disponível em https://2022.bairroemfesta.pt/2022/06/19/nao-es-tu-sou-eu/ Acesso em 19, março de 2024.

Ambas as formas de criação musical exigem um profundo entendimento da teoria musical e habilidades técnicas em seus respectivos instrumentos. Os músicos devem ser capazes de conectar intuitivamente os conceitos teóricos à prática musical, permitindo-lhes explorar novas ideias e expressar-se livremente através da música.

QUESTÃO 1

A composição musical envolve um processo intencional e planejado de criação de obras musicais. E a improvisação musical é uma forma espontânea de criar música no momento. Assim, é essencial para músicos que se dedicam à composição e improvisação

(A) apenas habilidade técnica.

(B) apenas intuição musical.

(C) entendimento da teoria musical e habilidades técnicas.

(D) apenas inspiração artística.

QUESTÃO 2

A música, como forma de expressão humana, se manifesta através de diversas técnicas e abordagens, sendo a composição e a improvisação duas das mais proeminentes e fundamentais. Ambas desempenham papéis cruciais na criação e interpretação musical, embora apresentem características distintas. Composição e improvisação se relacionam

(A) como abordagens completamente independentes uma da outra.

(B) seguindo regras rígidas e transmitindo uma mensagem específica. (C) com compositores incorporando elementos de improvisação em suas obras.

(D)  com improvisadores usando composições como base para suas improvisações.

QUESTÃO 3

Qual é a principal diferença entre composição e improvisação musical?

QUESTÃO 4

Qual é o objetivo comum entre composição e improvisação musical?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArte
Componente CurricularArte/Música
Habilidade(GO-EF06AR17-A/C) Desenvolver a criatividade, imaginação e expressividade musical, por meio de improvisações e composições individuais e coletivas, conhecendo e utilizando diferentes formas musicais.
ReferênciasFARIA, Nelson. A arte da Improvisação: para todos os instrumentos. 8.ed. Rio de Janeiro: Lumiar Ed, 2000.
JUNIOR, Ademir. Caminhos da Improvisação. 1.ed. Brasília: Abecer, 2017.
SILVA, Walênia M. Zoltán Kodály: alfabetização e habilidades musicais. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (orgs.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011.