You are currently viewing Arte / Música: Instrumentos musicais e o homem

Arte / Música: Instrumentos musicais e o homem

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.

Os instrumentos musicais desempenham um papel fundamental na vida do ser humano. Eles são uma forma de expressão artística, permitindo a criação e a transmissão de emoções, histórias e ideias através da música. Além disso, os instrumentos também têm um impacto religioso, social, cultural e terapêutico.

A origem dos instrumentos musicais remonta à pré-história, onde os primeiros humanos começaram a criar sons utilizando objetos naturais, como ossos, pedras e troncos ocos. Com o advento da agricultura e domesticação de animais, surgiu a possibilidade de utilizar materiais como pele, madeira e metal na produção dos instrumentos.

Ao longo da história, as civilizações antigas foram desenvolvendo uma grande variedade de instrumentos. A música se tornou uma parte importante de rituais religiosos, cerimônias e eventos sociais. Por exemplo, na Grécia Antiga, a música era considerada uma forma de terapia, utilizada para aliviar o estresse e promover o bem-estar emocional.

Com o passar do tempo, os instrumentos musicais foram se sofisticando e se diversificando, de acordo com as influências culturais, avanços tecnológicos e descobertas científicas. Hoje, temos uma ampla gama de instrumentos musicais de diferentes tipos, como cordas (como violão e piano), sopros (como flautas e trompetes) e percussão (como bateria e tambores).

Os instrumentos musicais não apenas nos fornecem a capacidade de criar e apreciar música, mas também desempenham um papel fundamental na preservação e transmissão de culturas, histórias e tradições. Além disso, eles são uma forma valiosa de entretenimento, comunicação e conexão entre pessoas de diferentes origens e culturas.

Questão 1

Music Class with Children. Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAA8uUcg6-A/. Acesso em 14/07/2023

Qual é a importância dos instrumentos musicais para o homem?

(A) Promovem o desenvolvimento cognitivo e emocional

(B) Possibilitam a expressão individual e coletiva por meio da música