You are currently viewing ARTE – MÚSICA – INSTRUMENTOS MUSICAIS DA CAPOEIRA

ARTE – MÚSICA – INSTRUMENTOS MUSICAIS DA CAPOEIRA

Olá, estudante! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 17/09/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

O ritmo da bateria de Capoeira contagia a todos. Numa composição mista dos instrumentos, palmas e canto a alegria contagia e os movimentos fluem com leveza e plasticidade.

Arquivo pessoal Profª Jussara Hosana de Freitas.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA: MÚSICA – INSTRUMENTOS MUSICAIS DA CAPOEIRA

Arte | 5º Ano | Ens. Fundamental

Olá pessoal, Como é que vocês estão? Beleza? Hoje vamos abordar um pouco sobre os instrumentos musicais da Capoeira. Iremos conhecer cada um deles, ouvir o som inconfundível que eles nos apresentam e conversar um pouco sobre a composição das baterias de capoeira. Iremos saber ainda a origem de cada um deles. Afinal, a Capoeira não é só jogo de pernas, a roda é composta de muita energia dos seus componentes cantando, tocando, jogando e batendo palmas na maioria das melodias. IÊ! para tudo e venha conosco junto e misturados nesta roda divertida e de muita história. Bora lá?

IMAGEM 2: BERIMBAU

“Mas o que é um berimbau? É um arame, uma cabaça e um pedaço de pau”. O berimbau é constituído de um pedaço de madeira, tensionado por um fio de arame de aço bem esticado, que lhe dá forma de um arco, uma cabaça que funciona como uma caixa de ressonância que “purifica” o som. É tocado com batidas de uma pequena baqueta na corda de arame que conforme o toque é presa pela pedra ou dobrão, acompanhada por um caxixi, uma espécie de chocalho feito de vime e cheio de sementes ou conchas do mar bem pequenas. O caxixi é preso por uma alça ao dedo do tocador e faz um acompanhamento para a cabaça. O berimbau é considerado um instrumento de corda e é encontrado em vários lugares pelo mundo, como Estados Unidos, Patagônia, África sem falar no Brasil, claro. O berimbau que conhecemos, é o chamado BERIMBAU DE BARRIGA, tem este nome porque encosta na barriga do tocador. Uma bateria, de capoeira Angola ou Contemporânea, tem 3 berimbaus em sua composição: Gunga – o rei da roda, a maior cabaça, o que manda, tem um som mais grave e faz a marcação dos toques. O médio –  é aquele que dá a base do toque, tem um som regulado entre o som grave do Gunga e o som agudo do viola, sua afinação mediana permite o solo da música executada e permite o tocador fazer umas viradas e alguns “repiques” com moderação para não abafar o viola e nem destoar o gunga. O berimbau da cabaça menorzinha é  o viola – aquele que repica e dá graça na roda, executa as viradas, dentro da melodia, enfeita a música da roda. Um bom capoeirista precisa conhecer, e tem que saber tocar os 3 tipos de berimbau. Precisa dominar os toques, canto e ritmo. A bateria de instrumentos musicais da capoeira é formada de acordo com o estilo. Capoeira regional,  um berimbau (médio) e 2 pandeiros. Capoeira Angola: 3 berimbaus (gunga, médio e viola), 2 pandeiros, 1 reco-reco, 1 agogô e 1 atabaque. Capoeira Contemporânea: 3 berimbaus ( gunga, médio e viola), 2 pandeiros, 1 reco-reco, 1 agogô e 1 atabaque.

IMAGEM 3: ATABAQUE

O atabaque é um tambor feito de madeira, couro, tarraxa ou corda. O atabaque acompanha o gunga na marcação da melodia. Ele tem um formato cilíndrico e cônico, parece um barril. O atabaque de corda possui cunhas de madeira que servem para esticar ou afrouxar o couro e assim, afiná-lo. O atabaque de tarraxa tem parafusos que fazem a mesma função das cunhas. O atabaque tem um som forte, tipo o coração que contagia a roda de capoeira.

IMAGEM 4: PANDEIRO

O Pandeiro, tem uma curiosidade, segundo documentos históricos, ele chegou aqui com os portugueses que usavam em procissões. Ele é um instrumento de percussão aguda, composto por um aro circular de madeira, onde tem um pedaço de couro esticado e que se bate no compasso da música com a mão, marcando assim o compasso.

IMAGEM 5: RECO-RECO

O RECO-RECO, produz o som pela fricção, isto é, por atrito, por esfregar um pedaço de madeira, ou metal em suas ondulações. É feito geralmente de madeira ou até de metal com molas. Ele faz um som de raspagem.

IMAGEM 6: AGOGÔ

O Agogô, pode ser feito com coco preso na madeira ou então por cones de metal em cada uma das pontas de tamanhos diferentes que produzem sons diferentes. O agogô de metal usado na capoeira possui 2 cones, mas tem agogô com mais cones também, usados nas rodas de samba por exemplo. 

IMAGEM 7: TOQUES

Os toques numa roda de capoeira obedecem a sua especificidade, por exemplo, o toque de Iúna, que é um toque apenas para jogo de Mestres, onde sem palmas, demonstram a plasticidade de movimentos complexos como cintura desprezada ou balões cinturados. A cavalaria é outro toque interessante, reza a história que os capoeiristas antigamente usavam este toque como aviso de  que a polícia estava chegando e assim eles se dispersavam, pois, na época a capoeira era proibida por lei. Foi inspirado no trote dos cavalos. Assim como os toques, as músicas, os cantos da capoeira passam mensagem, mandam recados para os capoeiristas na roda e na vida. 

“Eu não tô nem ai, Se você espalhar, Que eu estou ficando velho Pra capoeira jogar, eu não tô… Tamo junto, misturado, quando o Berimbau tocar, me  diga quem é você, Vamos vadiar… Mulher na roda não é pra enfeitar, mulher na roda é pra ensinar…”

A capoeira é um patrimônio cultural do Brasil que promove a socialização e a inclusão de seus participantes. Da criança ao idoso, todos podem e devem praticá-la. Trabalha toda musculatura do corpo, mexe com autoestima e promove a alegria de todos. É uma prática de hierarquia, respeito e muita disciplina no aprendizado. São anos de prática para se chegar à Mestre.

MESTRES

O meu, nosso Mestre Osmar bem diz: “É para ser Mestre de capoeira precisa além de compreender sobre ela, entender o ser humano.” A Maestria traz com ela também o desafio de instigar alunos, coordenar trabalhos, supervisionar seus pupilos, seus alunos com carinho, respeito e visão da capacidade e vontade de cada um. “Ser capoeirista não é só saltar, dar pernadas, tem dons diferenciados para o canto, toque, composição e o Mestre direciona tudo isso em cada um de nós. Eu tenho muito orgulho da minha caminhada na capoeira, pois já conheci muitos capoeiristas de renome que me incentivam e inspiram a aprender mesmo chegando iniciando na capoeira com quase 50 anos de idade. Tarântula, Musa, Sereia, Arisca, Coruja, C. M. Tatiana, Márcia e Mestras Valéria e Jararaca são mulheres que entram na roda pra jogar, com competência tocam instrumentos, cantam, batem palmas e escrevem a história feminina na capoeira, à elas e todas meninas que defendem a cultura afro-brasileira minha gratidão.

MULHERES NA CAPOEIRA

Preciso pontuar aqui com muito respeito Mestres Senzala, Osmar, Guerreiro, Marinheiro, Pena Negra, Vermelho, Caçador, Onça Negra, Luizinho, Professores Crocodilo, Flexa  e Instrutor Faíska, que tanto tem sabedoria em bem conduzir e me colocar nas rodas da vida. É claro que nelas a gente às vezes toma umas rasteiras, e no compasso do Gunga do destino a gente aprende a responder e perguntar sem medo de encarar olho no olho do seu parceiro de jogo, de vida.

A todos capoeiristas que levam nossa cultura pelos 4 cantos do mundo, meu respeito e o carinho de uma aluna Guerreira que sou apaixonada pela capoeira, sua história, mistérios, socialização e inclusão, afinal Capoeira é pra homem, menino, menina, mulher e quem quiser.

LADAINHA GILVAN

Nosso Instituto Ladainha tem como Mestre fundador o Mestre Gilvan, quem também é o criador da CAPOTERAPIA, uma terapia para a 3ª idade advinda da capoeira, com sabedoria e cantigas de roda no toque do berimbau, que em breve vocês irão conhecer aqui nas vídeo-aulas da Professora Jussarinha.

ATIVIDADE

Vocês perceberam que os instrumentos da capoeira tem uma quantidade diferenciada conforme a linhagem que o grupo e cada Mestre seguem? Vou deixar aqui um desafio para vocês. Afinal, em outros momentos a Professora Jussarinha já falou aqui sobre os “estilos” da capoeira. Então, reveja a aula de hoje e responda: Qual a diferença entre as baterias de uma roda de Capoeira Regional, Capoeira Angola e Capoeira Contemporânea? Depois faça um desenho bem caprichado da bateria que mais lhe chamou a atenção.

Relembrando a aula:

Hoje abordamos os Instrumentos musicais da Capoeira, onde cada um tem sua função, som e especificidade, assim como os toques e cantos. Além da curiosidade de alguns ritmos tradicionais e de grande historicidade da nossa capoeira. Falamos sobre a importância do Mestre e sua competência na vida de seu alunado, conhecendo assim um pouquinho do nosso Mestre de Capoeira Osmar. Deixei vocês na vontade de conhecer a capoterapia que logo iremos tratar aqui e, mais uma vez faço o convite para que vocês participem do Projeto Iniciar Capoeira que acontece na Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro no Jardim Novo mundo. Bora capoeirar conosco.


Habilidade estruturante:(GO-EF05AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.
Referências:LUSSAC, Ricardo M. P. Estudo da Metodologia do Ensino da Capoeira – Sprint Magazine – RJ: nº 84 – maio/junho – 1996. Arquivo pessoal Profª Jussara Hosana