You are currently viewing Arte/Música – Instrumentos de Sopro

Arte/Música – Instrumentos de Sopro

Esta proposta de atividade de Arte/Música é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em https://www.canva.com/design/DAFmc8EME8E/GZ5T98rzfu3fxFYXn-ofLg/edit Acesso em 21, jun. 2023.

O que é um instrumento de sopro?

Disponível em https://www.pxfuel.com/pt/free-photo-jjpgy Acesso em 16, jun. 2023.

Um instrumento de sopro é um tipo de instrumento musical que produz som quando o músico sopra ar em uma abertura ou embocadura específica. O ar vibrante dentro do instrumento cria ondas sonoras que geram o som. Os instrumentos de sopro podem ser feitos de uma variedade de materiais, como metal, madeira ou plástico, e vêm em diferentes tamanhos e formas.

Quais são os tipos de instrumentos de sopro?

Os instrumentos de sopro abrangem uma ampla variedade de opções, tanto de metal quanto de madeira, cada um com suas características únicas. Abaixo estão alguns dos principais nomes de instrumentos de sopro e algumas de suas características distintivas:

Instrumentos de Sopro de Metal:

Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/tubo-cornetim-2878665/ Acesso em 16, jun. 2023.

Trompete: Um instrumento de som brilhante e penetrante, com válvulas para controlar as notas.

Trombone: Possui um tubo deslizante que permite a mudança de altura das notas, emitindo um som rico e encorpado.

Trompa: Produz um som suave e melodioso, geralmente utilizado em música orquestral e de câmara.

Tuba: O maior instrumento da família de metais, capaz de produzir um som grave e poderoso.

Eufônio: Semelhante à tuba, mas de tamanho menor, oferece um som mais suave e melódico.

Corneta: Um instrumento compacto com som brilhante e ágil, frequentemente usado em bandas e música popular.

Fliscorne: semelhante à corneta, porém com um timbre mais suave e aveludado.

Bombardino: Conhecido como “barítono” em algumas regiões, possui um som rico e equilibrado.

Flugelhorn: Instrumento com um som suave e doce, frequentemente usado em jazz e música popular.

Sousafone: A maior e mais grave das tubas, produzindo um som profundo e poderoso.

Instrumentos de Sopro de Madeira:

Disponível em https://www.pexels.com/photo/close-up-boy-playing-the-flute-8471843/ Acesso em 16, jun. 2023.

Flauta transversal: Um instrumento delicado e diferenciado, conhecido por seu timbre brilhante e expressivo.

Clarinete: Com uma ampla faixa tonal, é usado em diversos estilos musicais e possui um som rico e suave.

Saxofone (soprano, alto, tenor, barítono): Uma família de instrumentos com um timbre único e expressivo, amplamente utilizado no jazz e na música popular.

Oboé: Produz um som rico e cheio de personalidade, sendo um dos principais instrumentos nas orquestras.

Fagote: Conhecido por seu timbre profundo e encorpado, é muito utilizado na música clássica e orquestral.

Flauta doce: Um instrumento de fácil aprendizado, possui um som doce e suave.

Piccolo: É a versão mais aguda da flauta transversal, emitindo um som brilhante e penetrante.

Corne inglês: Um instrumento de som melancólico e expressivo, geralmente utilizado nas orquestras.

Clarinete baixo: Um instrumento de tamanho maior e som grave, adicionando uma base sólida às seções de clarinetes.

Fagote: Com um som rico e encorpado, o fagote baixo é fundamental nas orquestras e grupos de câmara.

Os instrumentos de sopro desempenham papéis importantes em diversos gêneros musicais, como música clássica, jazz, música popular e bandas marciais. Eles oferecem uma ampla variedade de tons e características sonoras, permitindo aos músicos expressar emoções e criar belas melodias.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/751409 Acesso em 19, jun. 2023

QUESTÃO 1

Um instrumento de sopro é um tipo de instrumento musical que produz som quando o músico sopra ar em uma abertura ou embocadura específica. Qual é a função dos instrumentos de sopro na música?

(A) Produzir sons graves e poderosos.

(B) Adicionar uma base sólida às seções de clarinetes.

(C) Expressar emoções e criar belas melodias.

(D) Controlar as notas com válvulas ou botões deslizantes.

QUESTÃO 2

Qual instrumento de sopro é conhecido por seu timbre melancólico e expressivo?

(A) Flauta transversal

(B) Oboé