You are currently viewing ARTE/MÚSICA – CANTIGA DE RODA

ARTE/MÚSICA – CANTIGA DE RODA

Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º Ano do Ensino Fundamental.

NO BRASIL, AS CANTIGAS DE RODA FORAM TRAZIDAS PELOS COLONIZADORES PORTUGUESES DURANTE O PERÍODO DA COLONIZAÇÃO. ELAS ERAM UTILIZADAS TANTO PARA DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO, COMO TAMBÉM PARA TRANSMITIR VALORES, ENSINAMENTOS E TRADIÇÕES CULTURAIS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA.

AS CANTIGAS DE RODA TÊM UMA IMPORTÂNCIA CULTURAL E SOCIAL SIGNIFICATIVA, POIS PERMITEM A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E TRADIÇÕES DA CULTURA POPULAR. ALÉM DISSO, ELAS ESTIMULAM A INTERAÇÃO SOCIAL E A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS. AS CANTIGAS DE RODA TAMBÉM SÃO CONSIDERADAS UMA FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, TRANSMITINDO EMOÇÕES, SENTIMENTOS E CONTANDO HISTÓRIAS POR MEIO DE SUAS LETRAS E MELODIAS.

ATUALMENTE, AS CANTIGAS DE RODA CONTINUAM SENDO CANTADAS E DANÇADAS POR CRIANÇAS E ADULTOS EM ESCOLAS, FESTAS TRADICIONAIS E EVENTOS CULTURAIS, PROPORCIONANDO MOMENTOS DE DIVERSÃO, APRENDIZADO E INTEGRAÇÃO.

DE OUTRO MODO, AS CANTIGAS DE RODA SÃO IMPORTANTES PORQUE:

  • ESTIMULAM A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS.
  • PROMOVEM A SOCIALIZAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS.
  • ENSINAM VALORES E COSTUMES DA CULTURA LOCAL.
  • DESENVOLVEM A LINGUAGEM DAS CRIANÇAS.

EXEMPLOS DE CANTIGAS DE RODA BRASILEIRAS:

  • ATIREI O PAU NO GATO
  • CIRANDA, CIRANDINHA
  • MARCHA SOLDADO
  • O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
  • O SAPO NÃO LAVA O PÉ

QUESTÃO 1

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

AS CANTIGAS DE RODA TÊM UMA IMPORTÂNCIA CULTURAL E SOCIAL SIGNIFICATIVA,

A) POIS PERMITEM A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E TRADIÇÕES

B) POIS PERMITEM ACABAR COM A HISTÓRIA E TRADIÇÕES

C) POIS NÃO PERMITE BRINCAR E CANTAR

D) POIS NÃO SOCIALIZAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS.

QUESTÃO 2

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

ATIREI O PAU NO GATO, CIRANDA, CIRANDINHA, MARCHA SOLDADO E O CRAVO BRIGOU COM A ROSA SÃO EXEMPLOS DE:

A) JOGOS

B) CANTIGAS 

C) DESENHOS ANIMADOS 

D) FILMES

QUESTÃO 3

VOCÊ GOSTA DE CANTIGAS? 

E DE BRINCAR COM OS COLEGAS E AMIGOS?

VAMOS CONHECER ALGUMAS CANTIGA?

 

QUESTÃO 4

ANALISE E DISCUTA A AFIRMAÇÃO A SEGUIR COM A SUA TURMA.

“AS CANTIGAS DE RODA TÊM UMA IMPORTÂNCIA CULTURAL E SOCIAL SIGNIFICATIVA, POIS PERMITEM A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E TRADIÇÕES DA CULTURA POPULAR. ALÉM DISSO, ELAS ESTIMULAM A INTERAÇÃO SOCIAL E A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS.”

APÓS A DISCUSSÃO, VOCÊS CONCORDAM COM A AFIRMAÇÃO ACIMA E PORQUE?

QUESTÃO 5

COM A ATIVIDADE DE HOJE, VIMOS QUE AS CANTIGAS SÃO POSSIBILIDADES DIVERSAS DE BRINCAR, CANTAR, DANÇAR E CONHECER.

É A SUA VEZ DE CRIAR!


ESCOLHA UMA CANTIGA DE SEU GOSTO, COM OS COLEGAS E A PROFESSORA OU PROFESSOR, CRIEM FORMAS DIFERENTES DE DANÇA OU BRINCAR COM A CANTIGA QUE ESCOLHEU.
É MUITO DIVERTIDO CRIAR UM COREOGRAFIA PARA AS CANTIGAS. PARA SE INSPIRAR VEJA O VÍDEO RODA AFRICANA.

EXEMPLO:

RODA AFRICANA – DVD AS MELHORES BRINCADEIRAS DA PALAVRA CANTADA – PALAVRA CANTADA. LINK: https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI

CLIQUE NO BOTÃO E VEJA 43 CANTIGAS DIFERENTES


PARA AMPLIAR

Veja a Reportagem a seguir:
Cantigas de Roda – Programa Diversidade. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=A-16waL9Q94>

Playlist: Cantigas de Roda – Palavra Cantada Oficial, com 10 vídeos. Disponível em: <www.youtube.com/playlist?list=PLJP_tVi1LVdhdC0U8pc590Tj_WQ-hzbhM>

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE/Artes visuais 
Habilidades: Materialidades: Instrumentos convencionais e não convencionais.
Contextos e Práticas: A música nas manifestações culturais de Goiás
Materialidades: A voz infantil
(GO-EF03AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.

(GO-EF03AR13-B/C) Conhecer e vivenciar manifestações culturais do estado de Goiás, entendendo seu contexto histórico e social, identificando como a música se apresenta nesses eventos.

(GO-EF03AR36) Experimentar possibilidades vocais para a expressão musical.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em: 23/06/2023.

Toda Matéria. As 43 Cantigas de Roda mais Populares do Brasil. Daniela Diana – Disponível em: www.todamateria.com.br/cantigas-de-roda. Acesso em: 08/08/2023.