You are currently viewing ARTE – Museu Memorial do Cerrado: Vamos falar de Arte e Educação Ambiental (aula 1)

ARTE – Museu Memorial do Cerrado: Vamos falar de Arte e Educação Ambiental (aula 1)

Olá, estudante!
Esta videoaula de Artes foi veiculada na TV no dia 15/09/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Você sabe o que é Educação Ambiental? Sabe como a arte pode nos auxiliar a sermos sujeitos mais conscientes dos conflitos ambientais e buscarmos soluções para esses mesmos conflitos? Vamos juntos através dessa visita ao Museu Memorial do Cerrado descobrir a importância de valorizarmos esse bioma tão rico!! 

Disponível em: <https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado/>. 

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Vamos ao Museu?


ARTE | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Museu Memorial do Cerrado: Arte e Educação Ambiental 

Você sabe o que é Educação Ambiental? Educação Ambiental é a vontade de sensibilizar e a ação de informar os sujeitos acerca dos conflitos ambientais que atravessamos. Podemos ainda dizer que a Educação Ambiental[1] se propõe a construir valores sociais voltados para a conservação do meio ambiente, visando qualidade de vida e sustentabilidade. Intenta “provocar mudanças no interior das pessoas através da sutileza da sensibilização e mostrar que somos seres humanos dotados de valores imprescindíveis ao serviço da vida” (Silva, 2007, p.1).

O fato é que fazer Educação Ambiental é muito difícil! Porque exige mudanças de comportamento, novos hábitos, como por exemplo: não jogar mais lixo no chão, fazer a coleta seletiva do lixo, ser menos consumista, ou seja, consumir menos roupas, brinquedos, celulares, tablets e etc…

Significa tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira enquanto se escova os dentes, preocupar-se com a preservação de rios, animais e biomas, como o nosso bioma Cerrado, que se encontra tão devastado!

Como encontrar caminhos para uma problemática tão grande? A arte pode ser um, dos vários caminhos, para repensarmos a nossa relação com o meio ambiente. Porque a arte se preocupa com a vida! A arte não está só nas quatro paredes de um museu, mas ela abarca todo o nosso cotidiano.

 E que ótimo lugar para conversarmos sobre tudo isso: “O Memorial do Cerrado” eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia. O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.

 O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. Entre eles, o Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa, um auditório ao ar livre que conta com 150 lugares. Sendo ainda um local que conta com oficinas educativas, piqueniques e recreação. (Disponível em: https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado/).


Disponível em: <https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado/>.

Assim que os visitantes entram no complexo “Memorial do Cerrado” eles podem observar uma grande quantidade de espécies animais típicas do Bioma Cerrado, como tartarugas (Trachemys dorbignyi), cágados (Mauremys leprosa), ouriço cacheiro (Coendou prehensilis), garça branca (Casmerodius albus), mico estrela (Callithrix penicillata), entre outros. E assim os visitantes se sensibilizam com essa rica fauna existente no local e passam a ter uma nova concepção sobre preservação do Meio Ambiente.  (Disponível em: http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/VII-018.pdf.).

[1] A expressão Enviromental Education (Educação Ambiental) foi utilizada pela primeira vez na Conferência de Educação da Universidade de Keele Grã-Bretanha em 1965. Brito Melo, P. de O. (2008). A importância das Artes Visuais como sensibilizadora da prática da Educação Ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.


 Atividades

      Vamos criar pássaros com materiais reutilizáveis? 


Disponivel em: <https://www.instagram.com/blog.estefi.machado/>.

  1. Conhecer nosso bioma nos possibilita valorizá-lo e ter ações para cuidar bem dele. Cite três frutos do cerrado que você ama! 
  2. Cite duas árvores do Cerrado que você acha que são lindas!!
  3. Vamos criar pássaros a partir de materiais reutilizáveis? Separe embalagens de papel que você iria descartar: embalagens de remédio, de lápis de cor, de caixas de presente… folhas secas, cola, tesoura, canetinhas…  Você pode se inspirar no trabalho da artista plástica Estefi Machado. 
  4. Use sua criatividade sem moderação!!  

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. 

(GO-EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


Referências: https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado e https://especiais.opopular.com.br/museu-e-seu/memorial-do-cerrado