You are currently viewing Arte – Luz e perspectiva

Arte – Luz e perspectiva

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Luz e perspectiva como elementos das Artes Visuais.

Luz e sombra são elementos importantes da Arte visual, pois conseguem aprimorar as obras (desenhos, pinturas…) conferindo a elas uma sensação mais realista, com volume e profundidade.

A técnica do sombreamento é usada por diversos artistas ao longo dos séculos, especialmente aqueles adeptos dos movimentos impressionistas e do movimento realista.

Para conferir a obra o aspecto de representação próxima do que nossos olhos captam na realidade há ainda a perspectiva, que conste em uma representação Tridimensional (3D) em uma superfície plana como o papel, tela ou parede.

Observe a obra ao lado e tente perceber os elementos abordados.

Agora é a sua vez!

Questão 1

Marque a alternativa correta. A expressão 3d, significa:

(a) 3 dimensões
(b) 3 dias
(c) 3 direções
(d) 3 designs

Questão 2

Observe as imagens abaixo e marque a alternativa correta.

(a) é possível afirmar que ambas são obras em duas dimensões
(b) é possível afirmar que ambas utilizam a técnica de sombreamento
(c) não é possível afirmar que as imagens acima são obras de arte
(d) é possível afirmar que apenas uma das obras está em duas dimensões

Questão 3

Observe as imagens abaixo.

Qual das imagens aproxima-se mais de uma bola que vemos ao vivo? Quais elementos foram usados? 

Questão 4

Após todo o conhecimento que adquirimos, pegue um lápis de escrever, uma borracha e uma folha branca para exercitarmos.

Você já desenhou usando o sombreamento e as três dimensões (altura, largura e comprimento)? Vamos tentar?

Vamos começar com desenhos simples como, bola, cubo, casa, garrafa… 

Primeiro defina de que direção virá a luz para depois desenhar e por fim sombrear onde a luz não atinge. qualquer dúvida observe na realidade como os objetos se comportam sob a luz…

Ao fim, que tal expor seus desenhos!

Saiba Mais

Luz e Sombra – Volume. Professora Letícia de Arte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgR0G9Csk0o. Acesso em: 18/04/2023.


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE
Habilidades:(GO-EF05AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, como componentes fundamentais para a composição e a criação artística em contextos variados e significativos, utilizando diferentes suportes e ferramentas.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em:<sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt. Acesso em 03/04/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 03/04/2023.

 Enciclopédia ItaúCultural. Perspectiva. (2001 – 2023) Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3636/perspectiva#:~:text=T%C3%A9cnica%20de%20representa%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o,de%20representa%C3%A7%C3%A3o%20da%20profundidade%20espacial> Acesso em: 19/04/2023.

PARADELLA, Flavia Simonini. TEORIA DA FORMA – PONTO / LINHA / PLANO. (UNESA). Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/_uploads/documentos-pessoais/documento-pessoal_314.pdf> Acesso em: 19/04/2023