Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Luz e perspectiva como elementos das Artes Visuais.
Luz e sombra são elementos importantes da Arte visual, pois conseguem aprimorar as obras (desenhos, pinturas…) conferindo a elas uma sensação mais realista, com volume e profundidade.
A técnica do sombreamento é usada por diversos artistas ao longo dos séculos, especialmente aqueles adeptos dos movimentos impressionistas e do movimento realista.
Para conferir a obra o aspecto de representação próxima do que nossos olhos captam na realidade há ainda a perspectiva, que conste em uma representação Tridimensional (3D) em uma superfície plana como o papel, tela ou parede.
Observe a obra ao lado e tente perceber os elementos abordados.
Agora é a sua vez!
Questão 1
Marque a alternativa correta. A expressão 3d, significa:
(a) 3 dimensões
(b) 3 dias
(c) 3 direções
(d) 3 designs
Questão 2
Observe as imagens abaixo e marque a alternativa correta.
(a) é possível afirmar que ambas são obras em duas dimensões
(b) é possível afirmar que ambas utilizam a técnica de sombreamento
(c) não é possível afirmar que as imagens acima são obras de arte
(d) é possível afirmar que apenas uma das obras está em duas dimensões
Questão 3
Observe as imagens abaixo.
Qual das imagens aproxima-se mais de uma bola que vemos ao vivo? Quais elementos foram usados?
Questão 4
Após todo o conhecimento que adquirimos, pegue um lápis de escrever, uma borracha e uma folha branca para exercitarmos.
Você já desenhou usando o sombreamento e as três dimensões (altura, largura e comprimento)? Vamos tentar?
Vamos começar com desenhos simples como, bola, cubo, casa, garrafa…
Primeiro defina de que direção virá a luz para depois desenhar e por fim sombrear onde a luz não atinge. qualquer dúvida observe na realidade como os objetos se comportam sob a luz…
Ao fim, que tal expor seus desenhos!
Saiba Mais
Luz e Sombra – Volume. Professora Letícia de Arte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgR0G9Csk0o. Acesso em: 18/04/2023.
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE |
Habilidades: | (GO-EF05AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, como componentes fundamentais para a composição e a criação artística em contextos variados e significativos, utilizando diferentes suportes e ferramentas. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em:<sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 03/04/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 03/04/2023. Enciclopédia ItaúCultural. Perspectiva. (2001 – 2023) Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3636/perspectiva#:~:text=T%C3%A9cnica%20de%20representa%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o,de%20representa%C3%A7%C3%A3o%20da%20profundidade%20espacial> Acesso em: 19/04/2023. PARADELLA, Flavia Simonini. TEORIA DA FORMA – PONTO / LINHA / PLANO. (UNESA). Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/_uploads/documentos-pessoais/documento-pessoal_314.pdf> Acesso em: 19/04/2023 |