You are currently viewing Arte – Ritmo, um dos elementos fundamentais da música

Arte – Ritmo, um dos elementos fundamentais da música

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.

Natália Francisca – Música – cc – Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:M%C3%BAsica.jpg>

O que é necessário para que uma música seja criada, você sabe?
Quais elementos são constitutivos de uma música? Vamos conversar?

Para fazer uma música, precisamos de várias coisas especiais. Primeiro, o ritmo é muito importante. O ritmo é como os sons se repetem, podem ser rápidos ou lentos, fortes ou suaves. É como se fosse o coração da música, batendo!

Ou seja, o ritmo requer atenção e pode ser compreendido como um movimento coordenado, uma repetição de sons regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical; um movimento regular, constante, simétrico.

Mas espere, há mais! Além do ritmo, temos a harmonia e a melodia. A harmonia é como diferentes sons combinam bem juntos, como amigos que se dão muito bem. Já a melodia é como a parte da música que você pode cantarolar. É a parte que fica na sua cabeça e você não consegue parar de cantar!

Então, para criar uma música, precisamos de ritmo, harmonia e melodia. O ritmo nos mantém dançando, a harmonia nos faz sentir bem e a melodia nos faz cantarolar o dia todo! E assim, com esses ingredientes mágicos, podemos fazer uma música super legal!

QUESTÃO 1

Qual é a função do ritmo em uma música?


A) Criar a letra da música.
B) Criar uma melodia cativante.
C) Coordenar os sons que se repetem.
D) Produzir harmonia.

QUESTÃO 2

Como o ritmo é descrito no texto?


A) Como a parte da música que fica na cabeça.
B) Como a maneira como diferentes sons se combinam.
C) Como se fosse o coração da música, batendo.
D) Como a parte da música que você pode cantarolar.

QUESTÃO 3

Você consegue criar um ritmo acompanhado as imagens abaixo?

Materiais: um copo de plástico, atenção, paciência e criatividade.

Lembre-se, você pode tentar quantas vezes for necessário, a repetição faz parte do processo.

Imagem criada a partir do Canva Educacional. www.canva.com 

QUESTÃO 4

Cantigas populares são bons exemplos para exercitarmos os elementos da música.

É possível acompanhar a imagem repetindo seus comandos no ritmo da cantiga Escravos de Jó?

Por isso, vamos ler a cantiga abaixo, depois ver a sequência de movimentos.

Escravos de Jó

Escravos de Jó
Jogavam cachangá
Tira, põe
Deixa ficar

Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za

Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za

  • Sequência de movimentos com copos.
Imagem criada a partir do Canva Educacional. www.canva.com 

Abaixo veja o exemplo das crianças com a música. Não deixe de tentar e repetir quantas vezes for necessário para conseguir acompanhar o ritmo.

Teocomunica. Escravos de jó na educação física. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=n6Rn8iHf1hI

SABER MAIS

Canal: Ariadiny Cândido – Música – Ritmo e Duração. Disponível em: https://youtu.be/G2TL1pAGIBc

Acesse: O quê é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/. Acessado em: 30/08/2022

Acesse: O canal do YouTube do professor João San, Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCoBNbQOGtJIvC-1wbo_PDFQ/videos 


Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Elementos da Linguagem:
Elementos constitutivos da música

Materialidades:
Instrumentos convencionais e
não convencionais



(GO-EF03AR14-B/C) Perceber e identificar os elementos constitutivos da música: a melodia, a harmonia e o ritmo e do som: a altura, a intensidade, o timbre e a duração, por meio de práticas
musicais diversas

(GO-EF03AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

SABRA no Conselho Municipal de Assistência Social de Betim – O que é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/ Acessado em: 30/08/2022

PONTES, Márcio Miranda. O que é o ritmo musical? Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/o-que-e-o-ritmo-musical/ Acessado em: 30/08/2022