You are currently viewing Arte – LINHA – ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS

Arte – LINHA – ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

LINHA

Imagens: canva.com

A LINHA É UM DOS ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS, E COM ELA PODEMOS CRIAR VÁRIAS COISAS. O PONTO É O ELEMENTO MAIS BÁSICO E AO COLOCAR VÁRIOS PONTOS UM AO LADO DO OUTRO (PEQUENOS PONTOS LADO A LADO) CONSEGUIMOS UMA RETA.

VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS DE LINHAS:

Imagens: canva.com

AGORA É A SUA VEZ!

QUESTÃO 1

QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO REPRESENTA A LINHA HORIZONTAL?

QUESTÃO 2

QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO REPRESENTA A LINHA PONTILHADA?

QUESTÃO 3

SERÁ QUE É POSSÍVEL FAZER UM DESENHO SÓ COM LINHAS?

VEJA MAIS EXEMPLOS DE LINHAS:

Imagens: canva.com

EM UMA FOLHA EM BRANCO COM O LÁPIS DE ESCREVER OU DE COR, TENTE FAZER DESENHOS USANDO APENAS LINHAS.

QUESTÃO 4

TODA OBRA TEM A ASSINATURA DO ARTISTA, VOCÊ ASSINOU SEU DESENHO? 

ESCREVA SEU NOME ABAIXO DO DESENHO, NO CANTO DIREITO DA FOLHA.

Saiba Mais

A linha. Aula de arte, professor Douglas. 2011. Disponível em: < http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html> Acesso em: 10/04/2023

LINHA. Evolução. Disponível em: https://grupoevolucao.com.br/livro/Old/linha.html#:~:text=As%20linhas%20simples%20podem%20ser,de%20forma%20constante%20e%20suave. Acesso em: 10/04/2023.

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE
Habilidades:(GO-EF02AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição, expressão e poética artística.

(GO-EF02AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e a criação autoral.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em: 03/04/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 03/04/2023.