You are currently viewing Arte – Arte e vida

Arte – Arte e vida

Olá! Hoje você vai perceber como as artes visuais estão presentes em nossa vida cotidiana, bem como a diversidade de áreas de atuação do artista visual na atualidade.

A situação de pandemia tem nos obrigado a ficar mais em casa, só sair para o absolutamente necessário. Não podendo sair, encontrar as pessoas, conviver com o mundo lá fora, nos resta buscar o contato remoto: telefone, televisão, internet, mídias sociais… Tudo isso envolve a construção de uma nova interação, estruturada por profissionais específicos, com formação em tecnologia e em arte. A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia. Para conhecer melhor as diversas profissões (além do artista plástico) que envolvem os conhecimentos de arte, vamos ler um texto escrito e ver um vídeo no Youtube sobre o assunto. Então, vamos procurar a presença dos conhecimentos de arte, dos diversos profissionais da arte, na nossa vida cotidiana e escrever um texto pessoal descrevendo essa percepção.

ATIVIDADE 1

Vamos ler o texto:

“Áreas de atuação para quem estuda Artes Visuais”

Quem passa pela graduação em Artes Visuais e exercita suas habilidades de criar beleza e despertar sentimentos por meio de seus trabalhos tem várias opções de carreira. Confira, a seguir, algumas áreas de atuação específicas para artistas.

Ilustração: trabalhando como ilustrador, o artista conta histórias de maneira visual, desenhando tanto em papel quanto em meios digitais. Este trabalho geralmente é realizado em parceria com algum escritor ou redator, em editoras, agências de publicidade, produtoras de conteúdo etc. 

Pintura: dominar desenho, ser observador e conhecer os diversos tipos de técnicas e materiais são fundamentais para quem escolhe essa área. Um pintor pode trabalhar com retratos, paisagens, pinturas abstratas e mais conceituais. O importante é comunicar de maneira autêntica e tocante. 

Escultura: atualmente, mais do que modelar em argila, artistas podem usar ferramentas de design super tecnológicas como impressoras 3D para desenvolver seus trabalhos. São necessários anos de estudos e prática para aprender a lidar com os mais diversos materiais, como bronze, mármore, madeira etc. 

Design de cena: planejar cenário para espetáculos de TV, teatro ou dança, pensando na história contada por meio dos planos de fundo, luz, montagem e desmontagem durante o espetáculo, também pode ser trabalho para um artista visual. Tem espaço em centros com vida cultural intensa, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Curadoria: o curador é quem cuida de todos os detalhes de uma exibição. Nesta função, além de selecionar trabalhos a serem expostos e de pensar em como a obra será mais valorizada, o artista precisa se colocar na posição de espectador. Assim, consegue elaborar a melhor forma de percurso expositivo e fruição para os visitantes.

Educação: o artista que se propõe a ensinar artes pode ensinar técnicas e lecionar sobre história da arte, movimentos artísticos em escolas, universidades, museus, empresas históricas etc.  

Games: na era da gamificação, o artista visual pode criar conteúdo para jogos de videogame, para aplicativos de museus, histórias, animação gráfica etc. Comunicação e marketing: nesse ramo, o profissional elabora estratégias de comunicação para todos os tipos de cliente.

Recorte do texto integral disponível em: link

Vamos voltar ao texto, observando palavras e termos desconhecidos, anotando-as e pesquisando seus significados em dicionários e/ou internet. Com o entendimento do texto, vamos passar para a atividade 2.

ATIVIDADE 2

Assista ao vídeo: 

GOSTO DE ARTES, MAS NÃO SEI QUAL CARREIRA SEGUIR, abaixo:

Canal vivieuvi – YouTube

ATIVIDADE 3  

Partindo da percepção da presença dos conhecimentos das artes visuais na vida cotidiana, vistos nos textos e vídeos estudados, volte-se agora para a sua vida cotidiana, para o seu dia a dia. Onde você percebe esses conhecimentos (objetos, moda, grafite de rua, filmes, televisão, etc.)? Construa um texto pessoal, descrevendo esse aspecto de sua vida, sua relação com a arte e a importância que você vê na arte. (Entre dez a quinze linhas)

Saiba Mais / Referências

Guia do Estudante: Artes Visuais. Disponível em:

https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-visuais/

O que são Artes Visuais?. Disponível em:

https://www.todamateria.com.br/o-que-sao-artes-visuais/

10 Profissões na Arte. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=TQHeAPenBgw.

Objeto de ConhecimentoAs categorias de artista. Contextos e Práticas: Estilos visuais.
Componentes Curriculares Arte
Habilidades(GO-EF08AR08-B) Identificar e diferenciar as categorias de artista: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, produtores culturais, curadores, estabelecendo relações entre os profissionais e os espaços do sistema das artes visuais. (GO-EF08AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo, no espaço e relacionar as características em comum com a contemporaneidade.
Proponentes/ Professores:Célia Mari Gondo
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Nadal Sfredo
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Corpo, Expressão e Movimento